SóProvas


ID
2304616
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário são alguns dos padrões estabelecidos pelo Manual de Redação da Presidência da República visando à padronização e à uniformidade das comunicações oficiais. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

I. As regras de uso dos dois fechos para comunicações oficiais, quais sejam – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente –, não se aplicam às comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

II. Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:

                           (espaço para assinatura)

                                       NOME

                       Ministro de Estado da Defesa

III. Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está ocupado”, “Vossa Senhoria deve estar perplexo”; se for mulher, “Vossa Excelência está ocupada”, “Vossa Senhoria deve estar perplexa”. 

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual da Presidencia da República:

    2.2. Fechos para Comunicações

    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

                                   Respeitosamente,

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

                                   Atenciosamente,

                    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

  •  Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.​

     

    Não entendi. O memorando também não é uma comunicação oficial ?

  • Gabriel Graça, quando se fala que o no memorando deve ser mencionado o cargo que ocupa, isto é na indentificação do destinatário, Porém, na assinatura do documento deve-se colocar o nome e cargo para melhor identificação de quem expede.

    Espero ter ajudado...

  • Gabarito Letra E

  • Confundi o "ponto e vígula" com "dois pontos"

     

    I. As regras de uso dos dois fechos para comunicações oficiais, quais sejam – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente –, não se aplicam às comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

     

    Quando o texto diz "respeitosamente;..."

     

    Eu entendi que fosse "dois pontos" e a frase seguinte estava explicando... kkk!! Falta de atenção grande!!

  • -, :, ;, deixou meio confuso mesmo. Dois pontos é o fim de uma frase.

  • Gabarito considerado pela banca resp E

  • GAB: E (CÓPIA DO MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL)

     

    I ) Fechos para Comunicações: 

     Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:  Respeitosamente;

     Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente.

     

    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redaçãodo Ministério das Relações Exteriores.

     

     

     

    II) Identificação do Signatário

            Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte: 

     

                                                                                                       (espaço para assinatura)
                                                                                                                      Nome
                                                                                 Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

     

    Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

     

     

    III) Concordância com os Pronomes de Tratamento

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

     

     

     

    fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Putz!!! 

    Essa me pegou;:

  • Ótima questão para treinar. :)

  • Esta questão exige do candidato conhecimento a respeito do emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário.

    I. O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República. Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios. Com base na determinação do manual, constatamos que esta afirmativa está correta.
    II. Conforme a regra presente no manual de redação, excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem informar o signatário segundo o padrão: nome da autoridade que as expede, grafado em letras maiúsculas, sem negrito; cargo da autoridade que expede o documento, redigido apenas com as iniciais maiúsculas. As preposições que liguem as palavras do cargo devem ser grafadas em minúsculas; e a identificação do signatário deve ser centralizada na página. De acordo com o que estabelece o manual, verificamos que esta afirmativa está correta.
    III. No que tange à concordância com os pronomes de tratamento, o manual explica que "quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Se o interlocutor for homem, o correto é: Vossa Excelência está atarefado. Se o interlocutor for mulher: Vossa Excelência está atarefada. Nesse sentido, constatamos que esta afirmativa está correta.

    A partir da análise acima, verificamos que todas as afirmativas estão corretas e, assim, a alternativa que responde este item é a letra E.


    Gabarito: Letra E