-
Gabarito C.
13.2.2. Ciclo Deming ou PDCA
O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.
É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem.
De acordo com Junior et al,16 o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo.
Esse método foi desenvolvido por Shewart a partir da análise de que a maioria dos problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, é causada pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo.
Ou seja, que deveria existir uma melhoria contínua dos processos para que estes conseguissem “entregar” exatamente o produto ou serviço necessário ao cliente. Assim sendo, seus passos principais são vistos na figura a seguir.
Figura 13.2 – Ciclo PDCA
As etapas do PDCA são as seguintes:
Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.
-
Letra (c)
Segundo Ferreira (2008), o ciclo PDCA é composto por quatro etapas básicas:
- Planejar: refere-se à definição de metas e métodos para alcançá-las, sendo composta pelas fases de identificação do problema, observação, análise e plano de ação.
- Executar: refere-se às tarefas previstas na etapa de planejamento, sendo constituída pela fase de ação.
- Verificar: busca comparar os resultados obtidos com o planejado, observando se o problema está resolvido.
- Agir: consiste em atuar em uma das fases anteriores, a fim de corrigir ações ou intervir nos desvios sob o planejado.
-
Diante do que foi exposto, até mesmo nos comentários, porque o item "a" está errado, visto que analisar é sinônimo de verificar?
-
Consertar se refere, principalmente, ao ato de corrigir, reparar, soluciona: consertar a máquina de lavar, consertar a televisão, consertar o erro,...
Concertar se refere, principalmente, ao ato de concordar, acordar e harmonizar, bem como ao ato de soar instrumentos ou vozes: concertar ideias, concertar decisões, concertar vozes, concertar instrumentos,...
-
CICLO PDCA ( MELHORIA CONTÍNUA)
PLAN --> É O PLANEJAMENTO, VAI ESTABELECER OS OBJETIVOS E AS METAS
DO ---> EXECUTAR O PLANO E COLETAR OS DADOS PARA A PRÓXIMA FASE.
CHECK --> OBSERVA OS RESULATADOS
ACTION --> ESTUDA OS RESULTADOS SE FOREM BONS = PADRONIZA / SE FOREM RUINS = CORREÇÃO
-
-
PUTZ, a letra (D) = (...) CONCERTAR (...) !!!???? Até o examinador surtou !!!!