SóProvas


ID
2305687
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Ortiz (2010) realiza uma análise do desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil. De acordo com a autora, o grande motivador à profissionalização do Serviço Social no Brasil foi a necessária administração das expressões da questão social. Conforme a autora nos diz, para a administração das expressões da questão social e para sua profissionalização foi necessário também que o Serviço Social:

Alternativas
Comentários
  • " Os assistentes sociais foram e continuam sendo conratados para oprar políticas sociais a paritir deste mesmo conjunto de prerrogativas políticas e ideológicas. Foi exatamentea forma particular de tratamento das expressões da 'questão social' na era dos monoólios, que gerou a possibilidade de construção de um determinado espaço socio-ocupacional, e, por assim dizer, institucional, capaz de incorporar um tipo específico de profissional - o assistnte social". 

    ORTIZ, F. G. O Serviço Social no Brasil: os fundamentos de sua imagem e da autoimagem de seus agentes. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

  •  e)

    Tivesse a constituição de um espaço sócio-ocupacional e institucional

  • "Em Netto (2007) a gênese profissional é explicada pelo surgimento e estruturação de um espaço ocupacional capaz de acolher profissionais como os do serviço social – as políticas públicas e sociais –, momento que obviamente coincide e só pode ser explicado com a emersão do capitalismo monopolista. Nas políticas sociais, aduza-se, os assistentes sociais estão alocados naquilo que se tem chamado de espaços de tipo terminal, vinculados à execução direta dos serviços públicos. Tais profissionais são executores de atividades estatais ligadas à regulação e à reprodução social, auferindo, via de regra, um contato imediato e sistemático com os sujeitos (mais vulnerabilizados) da classe trabalhadora, mediante operações prático-empíricas e simbólicas diferenciadas. " - Teoria das profissões e a análise dos fundamentos do serviço social Ludson Rocha Martins