SóProvas


ID
2305714
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O desenvolvimento histórico do Serviço Social como profissão no Brasil foi a referência para a análise de Iamamoto no livro: “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos”, publicado em 1995 pela Editora Cortez. Nessa obra, a autora analisa o surgimento e também a forma de atuação dos primeiros Assistentes Sociais no Brasil. Com base na obra da autora, analise as afirmativas abaixo:
I. O Serviço Social, em seu surgimento como profissão no Brasil, tem sua ação voltada para o soerguimento moral da família operária.
II. A atuação do Serviço Social, em sua constituição profissional no Brasil, esteve orientada ao fortalecimento das reivindicações do Movimento Operário.
III. A partir do momento em que o Serviço Social se institucionaliza como profissão no Brasil, temos o rompimento da profissão com as bases confessionais da Igreja Católica até então influentes na prática dos agentes.
IV. As primeiras ações do Assistente Social, quando de sua constituição enquanto profissão no Brasil, estava, especialmente, orientada para mulheres e crianças.
V. O Serviço Social, nos primórdios de sua constituição profissional, buscava estabelecer um contraponto às influências anarcossindicalistas no proletariado urbano.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Esse trecho responde todos os itens. "O Serviço Social surge da iniciativa de grupos e frações de classes dominantes, que se expressam através da igreja, como um dos desdobramentos do movimento apostolado leigo. Aparece como uma das frentes mobilizadas para a formação doutrinária e para um aprofundamento sobre os "problemas sociais" de militantes, especialmente femininas, do movimento católico, a partir de um contato direto com o ambinete operário. Está voltado para uma ação de soerguimento moral da família operária, atuando preferencialmente com mulheres e crianças. Através de uma ação individualizadora entre as "massas atomizadas social e moralmente", busca estabelecer um contraponto às influências anarcosindicalistas no proletariado urbano. 

    Iamamato, Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. pg.19

  • Gabarito: C.

    De acordo com Iamamoto (1997, p.19) “o Serviço Social surge da iniciativa de grupos e frações das classes dominantes, que se expressam através da Igreja, como um dos desdobramentos do movimento ao apostolado leigo. Aparece como uma das frentes mobilizadas para a formação doutrinária e para um aprofundamento sobre os ‘problemas sociais’ de militantes, especialmente femininas, do movimento católico, a partir de um contato direto com o ambiente operário. Está voltado para uma ação de soerguimento moral da família operária. Atuando preferencialmente com mulheres e crianças. Através de uma ação individualizadora entre as ‘massas atomizadas social e moralmente’, busca estabelecer um contraponto às influências anarco-sindicalistas no proletariado urbano”.