-
Errado
A EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.
Fonte :guia pmbok 5 edição página 125
5.4 criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
-
A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma ferramenta que auxilia no detalhamento do escopo do projeto. Trata-se de uma estrutura hierárquica que demonstra todos os trabalhos a serem realizados no projeto, ou seja, representa o escopo do projeto.
De acordo com o Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide, a construção da EAP envolve cinco estágios.O conhecimento das principais entregas, sejam elas intermediárias ou final, e do que é necessário para realizá-las é o primeiro passo. A partir disso, deve-se fazer a organização do trabalho e identificar a estrutura da EAP: ela pode ser representada na forma gráfica ou em lista. No terceiro estágio, é realizada a decomposição dos níveis em componentes inferiores. O primeiro nível representa as fases do projeto ou as principais entregas. Cada uma poderá ser decomposta em níveis descendentes, cada qual representando entregas mais simples. O último nível de detalhamento é chamado de “pacote de trabalho”. A soma de todos os pacotes compõe 100% do projeto.O estágio subseqüente é o da identificação por código ou número de cada elemento da EAP, permitindo reconhecer a estrutura hierárquica dos elementos do projeto. Por fim, realiza-se a verificação e avaliação da decomposição. A entrega ou produto que não apareça na EAP, não é escopo do projeto.
-
EAP - Gerenciamento de ESCOPO - Processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
-
Não existem atividades na EAP. Atividades encontram-se no cronograma
-
O erro da questão esta no fato de afirmar que existem niveis para baixo e para cima.
No caso os níveis são descendentes com o objetivo de detalhar o escopo.
-
Gerenciamento de Escopo →→→ definição do trabalho necessário para contemplar as entregas
Gerenciamento de Tempo →→→ definição, sequenciamento, estimativa dos recursos, estimativa da duração das atividades
Gerenciamento de Escopo →
Planejar Gerenciamento do escopo
Coletar os requisitos
Definir o escopo
Criar a EAP
Validar escopo
Controlar escopo
Gerenciamento do Tempo →
Planejar o gerenciamento do tempo
Definir as atividades
Sequenciar as atividades
Estimar os recursos das atividades
Estimar a duração das atividades
Desenvolver o cronograma
Controlar o cronograma (monitora e controla a linha de base do cronograma)
-
2016
O nível mais elevado da estrutura analítica do projeto é denominado de pacote de trabalho.
errada
E acho que o erro não está relacionado à palavra atividade. Vide questão
2013
Na definição do escopo, todas as atividades a serem desenvolvidas no projeto devem estar representadas na estrutura analítica do projeto.
Certa
-
Aparentemente, ninguem sabe a resposta.
-
EAP - Estrutura Analítica do Projeto
Corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto;
Uma subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe.
Fonte: Beth - CERS
-
TETH ADAM, PENSO QUE A RESPOSTA SEJA ESTA:
5.4 Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.
A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada.
O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita.
A PARTIR DA PÁG. 125 DO PMBOK
-
A EAP- Estrutura Analítica do Projeto corresponde a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto: consiste numa subdivisão das entregas e do trabalho a ser executado pela equipe. A EAP identifica as entregas em seu nível mais baixo: os “pacotes de trabalho” que são compostos por atividades que podem ser executadas e gerenciadas de forma independente. (Augustinh Paludo)
GAB ERRADO
-
A estrutura analítica do projeto (EAP) representa hierarquicamente — para baixo e para cima — as áreas de processo da gestão do projeto, bem como atividades, escopo e demais elementos do projeto.
Acho que o erro é dizer que a EAP representa hierarquicamente as áreas de processo da gestão do projeto, bem como atividades, escopo e demais elementos do projeto. (acho que está errada por dizer que representa as áreas da gestão do projeto - sendo qiue ela é a decomposição hierárquica total do trabalho a ser executado pela equipe de projeto).
Quando o comceito de EAP é a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do
projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.
-
PMBOK: "A EAP é um gráfico que representa a subdivisão das entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis... no nível de pacotes de trabalho. O nível de pacote de trabalho é o mais baixo na EAP, é o ponto nde o custo e a duração das atividades para o trabalho podem ser estimados e gerenciados com confiança.
A estrutura da EAP pode ser criada de várias maneiras:
- Usando fases do ciclo de vida do projeto como primeiro nível de decomposição, com o produto e entregas inseridos no segundo nível
- Usando entregas principais como o primeiro nível de decomposição
- Usando subprojetos que podem ser desenvolvidos por organizações externas à equipe do projeto, tal como um trabalho contratado"
Portanto, em relação à hierarquia na elaboração da EAP, deve-se entender que os primeiros níveis a decompor, até o nível de pacotes de trabalho, podem ser: o ciclo de vida do projeto, ou entregas principais, ou subprojetos, logo, o erro da questão está em dizer que essa decomposição pode ser a partir das áreas de processo de gestão de projetos
E mais: mesmo forçando muito a barra, a meu ver, não dá para equiparar áreas de processos com grupos de processos de gestão de projetos - áreas de processos nem existem
-
A EAP está relacionada tão somente ao ESCOPO, e não aos outros elementos do projeto como a questão afirma.
PMBOK 5ª ed. p. 125 e 126.
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada.
-
GABARITO: ERRADO
A estrutura analítica do projeto (EAP) é a decomposição do trabalho planejado em partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias.
Fonte: Administração Geral e Pública, Giovanna Carranza.
-
Errado.
A Estrutura Analítica do Projeto ou Work Breakdown Structure (WBS) é a decomposição do trabalho planejado em partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender aos objetivos do projeto e criar as entregas (deliverables) necessárias. É um diagrama com níveis hierárquicos, formado pelos pacotes de trabalho que compõem um projeto. O foco é evidenciar os itens mais importantes de um projeto.
Giovanna Carranza
-
Em resumo qual o erro da questão pfvr?
Geral colocou textos ENORMES, que não explicaram o erro da questão. (pelo menos n entendi)
-
Dri, um erro está em falar que o EAP define as atividades. Não sei se há mais erros...
-
Que hierarquia é essa de baixo para cima? Errado
-
(Estrutura analítica do projeto)
A EAP é uma decomposição do escopo total do projeto em partes hierarquizadas, para que a
execução posterior possa alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas.
Segundo o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos - Guia PMBOK®, a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um dos processos de Gerenciamento do Escopo do Projeto
Gerenciamento de Projetos é o processo de subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
A pessoa faz um Escopo q é um doc que contém td o q pode ter ou n no projeto,como o projeto do Cristo Redentor,por exemplo, q seria um escopo muito grande(várias páginas).
A EAP facilita o projeto e transforma de maneira gráfica, ela é uma representação gráfica do escopo do projeto
-
EAP - Entregas
-
GABARITO: E
EAP relacionada às áreas de processo? Só pode ser brincadeira.
Na definição do ESCOPO é que ocorre o processo de divisão das entregas do projeto em “partes” ou componentes menores, de modo a facilitar o gerenciamento. Essa divisão gera o que chamamos de Estrutura Analítica do Projeto – EAP,ou seja, o EAP está relacionado a area do conhecimento de ESCOPO,não tem nada a ver com as outras áreas,como mencionou a questão.
Abraços.
-
Difícil essa disciplina viu.
Gab:Errado
-
É de cima para baixo.
-
A EAP é exatamente o contrário do que afirma a sentença. Segundo o PMBOK, 5ª Edição, p.132, "a EAP é a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto".
Portanto, questão ERRADA.
-
A estrutura analítica do projeto (EAP) representa hierarquicamente — para baixo e para cima — as áreas de processo da gestão do projeto, bem como atividades, escopo e demais elementos do projeto. Resposta: Errado.
A EAP representa as áreas de conhecimento. As áreas de processos não são representadas pela EAP.
-
Não existem áreas de processo no PMBOK, o que existe são grupos de processos e áreas de conhecimento. A EAP lida com as entregas e o trabalho do projeto, não com escopo
-
kd os professores para comentarem as questões de gestão de projetos?!!
-
A questão
cobra conhecimento sobre a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) no
Gerenciamento de Projetos.
O processo "Criar a EAP" faz parte do grupo de processos de planejamento e da área de
conhecimento de escopo. Vejamos a definição do PMBOK para a EAP:
“é uma decomposição
hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado
pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as
entregas requeridas. Essa decomposição é
uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas
entregas em partes menores e mais fáceis de gerenciar. Nesse contexto,
temos o pacote de trabalho que é o trabalho definido no nível mais baixo da EAP
para o qual o custo e a duração podem ser estimados e gerenciados" [1].
Diante disso,
a EAP não representa hierarquicamente
as áreas de processo da gestão do projeto ou atividades. Existem outras
estruturas analíticas para representar demais elementos do projeto, tais como:
- Estrutura
analítica dos recursos: “representação
hierárquica dos recursos, por categoria e tipo" [1];
- Estrutura
analítica dos riscos: “representação
hierárquica de potenciais fontes de risco" [1];
- Estrutura
analítica organizacional: “representação
hierárquica da organização do projeto que ilustra o relacionamento
entre as atividades do projeto e as unidades organizacionais
que executarão tais atividades" [1].
Assim, cada
estrutura analítica tem a sua finalidade. A finalidade da EAP é a decomposição hierárquica do
escopo total em pacotes de trabalho.
Gabarito
da professora: ERRADO.
Referência:
[1] Guia PMBOK
6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos
(PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).
-
As atividades não são integrantes da EAP, o grupo de menor detalhe explícito na EAP são os pacotes de trabalho, dentro destes temos as atividades.
Caminhando com fé!
-
ERRADO
O processo "Criar a EAP" faz parte do grupo de processos de planejamento e da área de conhecimento de escopo. Vejamos a definição do PMBOK para a EAP:
“é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. Essa decomposição é uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de gerenciar. Nesse contexto, temos o pacote de trabalho que é o trabalho definido no nível mais baixo da EAP para o qual o custo e a duração podem ser estimados e gerenciados".
Diante disso, a EAP não representa hierarquicamente as áreas de processo da gestão do projeto ou atividades. Existem outras estruturas analíticas para representar demais elementos do projeto, tais como:
- Estrutura analítica dos recursos: “representação hierárquica dos recursos, por categoria e tipo" ;
- Estrutura analítica dos riscos: “representação hierárquica de potenciais fontes de risco" ;
- Estrutura analítica organizacional: “representação hierárquica da organização do projeto que ilustra o relacionamento entre as atividades do projeto e as unidades organizacionais que executarão tais atividades" .
Assim, cada estrutura analítica tem a sua finalidade. A finalidade da EAP é a decomposição hierárquica do escopo total em pacotes de trabalho.
Fonte: Prof. QC