Questão:
Os aspectos estratégicos da gestão de processos se referem a elementos que sustentam a competitividade organizacional, tais como qualidade total, marketing, operações e logística, bem como formulação de estratégias.
Comentário:
Não sei se tem relação, mas me lembrou da cadeia de valor de Porter, apesar de ela não mencionar qualidade total e formulação de estratégias, que fazem parte da questão. Contudo, sabe-se que gestão da qualidade está intimamente ligada à gestão de processos, na medida que esse tipo de gestão usa ferramentas como kaizen, diagrama de Pareto, just-in-time, histograma, folha de verificação, carta controle etc.
A única parte que não sei como conectar é a formulação de estratégias.
Sobre a Cadeia de Valor de Michael Porter:
"A Cadeia de Valor de Michael Porter é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas através das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Ou seja, é um conjunto de atividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes. A maneira como as atividades dessa cadeia são realizadas determina os custos e afeta os lucros.
Elementos na Cadeia de Valor de Porter
Este modelo foca-se nos sistemas e na maneira como os inputs são mudados para outputs comprados pelos consumidores. A partir deste ponto de vista, Porter definiu uma cadeia de atividades, comum a todos os negócios, e dividiu-as em atividades primárias e de suporte, conforme se mostra no esquema abaixo.
[imagem disponível em: https://www.gestaoporprocessos.com.br/o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter/]
As atividades primárias relacionam-se diretamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas atividades genéricas primárias são as seguintes:
* Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controlo de inventário, marcação de transporte. Neste ponto, as relações que tem com os fornecedores são um fator decisiva para a criação de valor.
* Operações: inclui maquinaria, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e outras atividades de criação de valor que transformam inputs no produto final, para ser vendido aos clientes.
* Logística de saída: as atividades associadas com a entrega do seu produto ou serviço ao cliente, incluindo sistemas de recolha, armazenamento e distribuição e podem ser internos ou externos à organização.
* Marketing e Vendas: São os processos que a empresa utiliza para convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou serviços. As fontes de criação de valor aqui são os benefícios que oferece e o modo como os transmite.
* Serviço: (...)
As atividades de apoio ajudam as atividades primárias. Aqui podemos encontrar:
* Infra-estrutura: (...)
* Gestão de Recursos Humanos: (...)
* Desenvolvimento Tecnológico: (...)
* Aquisição/Compra: (...)."