SóProvas


ID
2306107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo.

Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

     

    Dupla cadeia de comando / dupla subordinação são características da Departamentalização Matricial.

    ______________________________________________________________________________________________________

    Outra que ajuda a responder:

     

    (CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO - DF e TO - Analista Judiciário)

    Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.

     

    GABARITO: CERTA.

  • Matricial*

  • " Enquanto a departamentalização funcional concentra especialistas em um grupo sob uma só chefia, a departamentalização por produtos dispersa-os em subgrupos orientados para diferentes produtos. Isso provoca duplicação de recursos e de órgãos, com evidente aumento de custos operacionais; não é indicada para circunstâncias externas estáveis (estabilidade ambiental), para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer elevado custo operacional nessas situações; enfatiza a coordenação em detrimento da especialização. "

    TGA VOLUME 1, CHIAVENATO

  • Na abordagem funcional não existe unidade de comando!

  • Gabarito: Errado.

     

    Galera, na departamentalização funcional existe uma Unidade de Comando, e não uma Dualidade no Comando. Por exemplo, um trabalhador que situa-se no departamento de finanças, responde apenas ao seu gerente. Já na estrutura Matricial, ele responde ao gerente do projeto (Exemplo: Gerente responsável por construir um navio) e o gerente funcional (Exemplo: Gerente responsável pelas finanças da empresa).

     

    Conforme literatura:

     

    A ideia da estrutura matricial é combinar o desenho funcional com o desenho divisional e com isso ganhar flexibilidade, por isso é chamado de modelo hibrido, ou misto. Na estrutura, os funcionários são agrupados por funções, porém são alocados em projetos ou divisões específicas, sendo assim, cada funcionário se reporta a uma dupla autoridade – chamada de autoridade dual (a específica do projeto e a funcional). Pense de forma prática, imagine que você é o engenheiro de determinada empresa, você compõe o quadro de funcionários da produção, porém conforme surjam projetos você é deslocado para determinada atividade, exemplo “equipe responsável por construir um navio” -  você terá como chefia tanto o chefe da produção, quanto o chefe responsável pelo projeto de criação do navio. O reflexo dessa dualidade de chefia é a vedação ao princípio da unidade de comando.

     

    Chiavenato diz que a “estrutura matricial é uma espécie de remendo na velha estrutura funcional para torná-la mais ágil e flexível às mudanças. Uma espécie de turbo em um motor velho e exaurido para fazê-lo funcionar com mais velocidade”. [i]

     

    Como desvantagens, a estrutura em grade - como também é chamada – apresenta em alguns momentos conflitos quanto à dupla supervisão, além de promover em algumas situações certa confusão de atribuições.

     

    [i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 530.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes"

  • GABARITO: ERRADO

     

    > A estrutura matricial geralmente combina a departamentalização funcional com a departamentalização por projetos. Além dessa possibilidade, toda estrutura que combinar dois tipos de departamentalização em um só poderá ser chamada de matricial. É uma excelente alternativa de estruturação para as organizações que desenvolvem projetos, pois as equipes passam a se compor por especialistas de cada função em cada um dos projetos. 

     

    > As principais desvantagens desse tipo de estrutura incluem a dificuldade que surge devido à dupla subordinação dos membros da equipe de trabalho e do baixo nível de autoridade sentido pelo líder do projeto/produto.

     

    Bons estudos a todos!

  • CADEIA DUPLA DE COMANDO É UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL, EM QUE O STAFF TAMBÉM EXERCE AUTORIDADE DE COMANDO. DUPLA SUBORDINAÇÃO. QUEBRA DA UNIDADE DE COMANDO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A questão misturou conceitos de "departamentalização" e "estrutura organizacional". Estrutura é a base de funcionamento da organização, sendo a matricial formada por dupla linha de autoridade. Departamentalização é agrupamento.

  • QUESTÃO ERRADA. 

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL NÃO TEM APLICACAÇÃO SIMULTÂNEA DE DUAS CADEIAS DE COMANDO.

    ·       funcional: atividades continuadas e rotineiras com alto grau de especialização em áreas específicas (tarefas desempenhadas de forma segura, mas prejudica a inovação e criatividade); indicada para organização com pouca variedade de produtos (pior cumprimento de prazos e orçamentos); relacionamento harmônico entre os servidores;

    ·       Centralização na execução da perícia da organização.

  • PC Cuckeira explicou muito bem.

  • QUESTÃO ERRADA. Quando há duas cadeias de comando, referimo-nos a uma departamentalização Matricial - onde há dois chefes e participação do Staff junto à linha. Lembrando que não há o Princípio da Unidade de Comando na departamentalização Matricial.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO PELA ESTRUTURA MATRICIAL!!!

    LEMBRANDO QUE A ESTRUTURA MATRICIAL É A FUSÃO DE DUAS OUTRAS ESTRUTURAS: A ESTRUTURA FUNCIONAL E A ESTRUTURA DIVISIONAL, POR ISSO TEM DUAS CADEIAS DE COMANDO!!

  • ERRADO.

     

    A banca citou uma característica da departamentalizaçao MATRICIAL (duas cadeias de comando), no entanto, ela nos disse que tal característica pertence à departamentalizaçao FUNCIONAL, vejam:

     

    Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical.

     

    A departamentalizaçao MATRICIAL possui várias características, mas com certeza a dualidade de comando é a característica mais cobrada nas provas. 

  • Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:

    funcional + por projetos;

    funcional + por processos;

    funcional + geográfica.

     

    Ou seja plicação simultânea de duas cadeias de comando

  • Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical.

     

    CORREÇÃO: abordagem com duas cadeias de comando é a matricial. Por ser constituída de dois tipos de departamentalização, cria-se duplicidade de comando onde os funcionários passam a subordinar-se a dois chefes.

  • GABARITO ERRADO

    A Abordagem Funcional Vertical utiliza-se de 03 fatores principais: a hieraquia administrativa, a amplitude de controle e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização.

    1 - Hieraquia administrativa (Divisão de Trabalho/Cadeia de Comando/Autoridade, Responsabilidade e Delegação/Atribuição/Staff)

    2- Amplitude Administrativa (Organizações Altas e Organizações Achatadas)

    3- Centralização e Descentralização

    Complementando:

    A Departamentalização possue 05 abordagens: funcional, divisional, matricial, de equipes e de redes.

     

     

  • Departamentalização Matricial

     

    Tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos). Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos. Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito. A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto. Por exemplo, quando o projeto passar pelo setor de contabilidade, o chefe funcional lidará com os assuntos contábeis, enquanto o chefe do projeto fará com que a contabilidade seja feita de acordo com os objetivos do projeto.

     

     Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:

     

    -funcional + por projetos;

    -funcional + por processos;

    -funcional + geográfica.

     

    Você consegue identificar que as departamentalizações por processos e geográfica precisam de algumas áreas funcionais? Acredito que sim, né? Massa. Vamos ver as vantagens e desvantagens, então.

     

    Vantagens da departamentalização matricial

    - pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

    - maior capacidade de resposta a mudanças;

    - é menos estática;

    -maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);

    -permite maior inovação.

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

    -problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

    -duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito).

     

    fonte: http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

  • Na departamentalização funcional existe uma Unidade de Comando. Dualidade no Comando é na matricial!

  • A questão se refere à departamentalização matricial.

  • Departamentalização Matricial= Composta por dois tipos de departamentalização

    Departamentalização Funcional= Composta por um tipo de  Departamentalização

  • ERRADO

     

    Estrutura matricial = Composta por duas departamentalizações:  funcional +  projetos, produtos ou processos.

     

    Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois ou mais chefes (dupla cadeia de comando): verticalmente, tem as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente, as ordens do coordenador ou gerentes do projeto.

     

    Giovanna Carranza, ed.2016.

  • Estrutura matricial


    É a de estágio mais desenvolvido dentre as estruturas contemporâneas, pois combina as estruturas funcional e por produtos. A matriz apresenta duas dimensões: i) gerentes funcionais e ii) gerentes de produtos ou projetos.

    A proposta da estrutura matricial é de satisfazer as necessidades organizacionais de especialização e de coordenação. Dessa forma, a coordenação lateral é melhorada, enquanto a cadeia de comando e a coordenação vertical é enfraquecida.

    O princípio da unidade de comando deixa de existir, uma vez que cada departamento passa a possuir dupla subordinação. Neste sentido, a matriz enfatiza a interdependência entre os departamentos e exige uma necessidade de lidar com um ambiente complexo.

  • Departamentalização mista: acontece quando a organização
    utiliza mais de um critério para compor diferentes partes de sua
    estrutura, sendo bastante comum.

                           

    RESUMO TIPOS DE DEPARTAMENLIZAÇÃO

    Estruturas organizacionais - critério de departamentalização

    ·  Matricial – Agrupamento de dois tipos de estruturas, geralmente: funcional e de projetos. Aumenta a comunicação da organização, porem gera dupla subordinação e problemas de liderança

    ·  Funcional – Agrupamento de acordo com a função/área. Fica centralizado dificultando a comunicação porem cria especialistas nas áreas.

    ·  Projetos – Estrutura com foco nos projetos, demanda temporária. Todo projeto tem data para começar e data para terminar.

    ·  Clientes ou Clientela – Foco na necessidade dos clientes, busca o atender a demanda de mercado. Aumenta a flexibilidade e permite um melhor atendimento à demanda. Ex.: C&A

    ·  Produtos/serviços – Foco na demanda de produtos/serviços, atendendo todos os clientes no mesmo departamento. Ex.: Guanabara.

    ·  Processos – Realiza o agrupamento de profissionais de áreas diferentes que exerçam funções complementares. Baixo custo operacional. Ex.: RH + Vendas + logística

    ·  Em rede – Flexibilidade, competividade global, estrutura enxuta.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Gab: ERRADO

    A Estrutura Matricial, uma espécie de quebra-galhos para reconfigurar e reavivar a velha e tradicional organização funcional, foi a resposta típica das organizações para configurar a departamentalização funcional com um esquema lateral de estrutura por produtos/serviços a fim de proporcionar flexibilidade, tentar implantar a inovação e o dinamismo e alcançar maior competitividade.

    Ademais, Chiavenato cita alguns exemplos dessa departamentalização

    . Mista, matricial, com ênfase na departamentalização por produto ou serviço ou unidade estratégica de negócios e horizontalizada.

    Gestão de Pessoas, O novo papel. 4° Ed. pág 33.

  • Estrutura matricial
  • Gabarito: E

    O item refere-se à departamentalização matricial que é aquela que combina dois tipos de departamentalização, geralmente uma funcional somada a uma de projetos, processos, ou produtos.

  • estratégia concusos, pdf para tce sc: " A organização funcional é baseada no princípio da especialização das funções. É um tipo de estrutura pautado nas ideias da Taylor.

    Nesse tipo de estrutura predomina a subordinação múltipla (ou seja, não vigora a unidade de comando). Cada empregado recebe ordens de vários chefes. Isto porque cada chefe é especialista em sua área, de forma que o subordinado deve consultar (e receber ordens) específicas de cada chefe, de acordo com a atividade que ele estiver executando."

    O prof. do direção sustenta a mesma coisa: a estrutura funcional TB TEM DUPLA UNIDADE DE COMANDO. A questão, no meu pt de vista, dá margem para dupla interp, devendo ser, portanto, anulada.