SóProvas


ID
2306119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos princípios de organização, julgue o item subsecutivo.

Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum, programa ou região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial.

Alternativas
Comentários
  •  O enunciado da questão trata da departamentalização por abordagem divisional

  • ERRADO!

     

    A questão fez um mistureba.

    "Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum (departamentalização por produtos) programa ou região geográfica (...)"(departamentalização territorial / geográfica)

     

    ________________________________________________________________________________________

     

    Departamentalização por Produtos:    

     

    Vantagens:

    Algumas das vantagens da Departamentalização de produtos são:

    Pode-se dirigir atenção para linhas especificas de produtos ou serviços.

    A coordenação de funções ao nível da divisão de produto torna-se melhor.

    Pode-se atribuir melhor a responsabilidade quanto ao lucro.

    Facilita a coordenação de resultados.

    Propicia a alocação de capital especializado para cada grupo de produto.

    Propicia condições favoráveis para a inovação e criatividade. 

     

    Desvantagens:

    Exige mais pessoal e recursos de material, podendo daí resultar duplicação  desnecessária de recursos e equipamento.

    Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividade nos vários grupos de produtos.

    Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa

     

    ________________________________________________________________________________________

     

     Departamentalização Geográfica ou Territorial

     

    A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. 

     

    Vantagens:

    Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais e regionais;
    Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional;
    Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território;
    Indicada para firmas de varejo;
    O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.

     

    Desvantagens:
    O enfoque territorial pode deixar sem segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões;
    A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção e quase não requer especialização.

     

    PS: DESCULPEM-ME PELO COMENTÁRIO GRANDE!

  • ERRADO

     

    A questão realmente trata da departamentalização divisional. 

     

    Notem que a departamentalização divisional é constituída por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. 

    A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

     

    Já a estrutura matricial adota duas estruturas. A departamental e a por projetos, por exemplo.

     

     

     

    Fonte: http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/

     

     

     

     

    Muita fé e Bons estudos!!! 

  • Mto bom comentário PC
  • Gabarito: Errado.

     

    Na verdade existe um guerra de conceitos entre "estrutura" e "departamentalização", eu entendo que a questão fala da ESTRUTURA DIVISIONAL, e que pode ser departamentalizado por "Processos", "Geografia", "Clientes", "Produtos", Etc.

     

    Conforme em minha literatura:

     

     Estrutura Divisional

     

    Neste modelo, a ênfase passa a estar em outros critérios, como clientes, produtos, regiões ou processos, ao invés do foco tradicional em funções. Este tipo de estrutura funciona melhor quando o foco está nos resultados, isto significa dizer que todo recurso necessário para produzir um produto ou agradar um cliente se encontra em cada divisão. Neste tipo de estrutura, áreas como gestão de pessoas e gestão financeira são responsáveis por servir as divisões, além de elaborar a estratégia institucional da organização. Esta forma de se organizar é recomendada para empresas maduras, que trabalhem ou com mercados muito diferentes, ou com produtos com tecnologias muito específicas, ou quando a organização situa-se espalhada em áreas geográficas diferentes.

     

    Explicando de uma maneira mais simples, a ideia é a seguinte: Existem divisões específicas e elas possuem os recursos necessários, como área de marketing, logística e produção para tomarem as decisões sobre quase tudo, principalmente da área operacional. A cúpula da empresa fica responsável por questões mais estratégicas.

     

    Ficou mais fácil de entender, certo? Com a imagem ilustrativa abaixo clareará por completo, mas antes vamos falar das vantagens. O que este modelo traz de vantajoso é a facilidade de se avaliar o desempenho de cada divisão; ter uma maior proximidade com o cliente; e distribuir melhor os riscos da organização, já que cada administrador é responsável por um único produto, cenário ou cliente. Já as desvantagens estão ligadas ao clima de competição entre as divisões. Imaginem se uma empresa é dividida pelos produtos “Bebidas” e “Comidas”, e a divisão de “comidas” esteja vendendo muito mais que a de “bebidas”, naturalmente instigará um clima de competição, o que pode dar resultados benéficos ou maléficos. Outra desvantagem está associada às divisões ganharem tanta vida, que comecem a ter interesses próprios que não se coadunam com o da organização. Duplicidade de recursos também é uma desvantagem que é possível.

     

    (CEPSE – 2013 – FUB – Assistente em administração) As estruturas divisionais são elaboradas de acordo com a centralização dos recursos similares a cada função, otimizando os resultados das unidades.

     

                Galera, esta questão tenta confundir o candidato misturando a estrutura divisional com a definição da estrutura funcional. Como já aprendemos, é a estrutura funcional que reflete a departamentalização por funções, centralizando as tarefas comuns em cada departamento. Gabarito errado.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

  • gabarito E.

    A descrição é da DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA OU COMBINADA. Tipo mais frequente, no qual cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte à realidade, adotando DEPARTAMENTOS voltados para PROJETOS, FUNCIONAIS, TERRITORIAIS E OUTROS, ...

    Fonte: livro Elisabete de Abreu e Lima Moreira, pg. 337. edição 2016, editora Juspodium.

  • Divisões independentes + divisões separadas + produto comum = abordagem divisional

  • SE NÃO TIVER A ESPECIALIZAÇÃO (por função) NO MEIO, ENTÃO NÃO SERÁ MATRICIAL.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes"

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o_matricial 

  • O CESPE adora questões sobre departamentalização.

  • QUADRIX AMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

  • QUESTÃO ERRADA.

    DEPARTAMETALIZAÇÃO : geográfica: onde os mercados estão dispersos, a eficiência será melhorada se as atividades forem agrupadas em uma área geográfica específica (enfraquece a especialização de funções); indicada para firmas de varejo, desde que funções como compras ou finanças sejam centralizadas.

  • QUESTÃO ERRADA. Misturou conceitos, a questão está errada. Ainda por cima deu uma consequência a teorias distintas.

  • Para ser matricial seria a combinação de departamentalização funcional + vendas ou funional + projetos. Trata-se de uma departamentalização divisional!

  • Concordo com a explicação da Alexandra. A departamentalização é mista.

  • ABORDAGEM DIVISIONAL

    É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

    A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.

    Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:

    Produtos ou serviços;

    Localização Geográfica;

    Clientes;

    Fases dos Processos;

    Projetos.

     

    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • Trata-se da abordagem divisional. Outra questão ajuda na resposta. Vejamos:

    (CESPE/TJ-ES/ANALISTA/2011) Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum. (Certo)

  • GAB. ERRADO

     

    Apenas para corroborar com o Thiago Luca, segue conceito de estrutura divisional de acordo com Lacombe:

     

    ESTRUTRA DIVISIONAIS =>  Estruturas departamentalizadas no primeiro nível por ÁREA GEOGRÁFICA ou PRODUTO, e, em casos especiais, por clientela. Os órgãos do primeiro nível são administrados com muita autonomia.

  • Esse tipo de estrutura possui uma estrutura multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso, combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal.

  • Departamentalização Mista - Multidivisional: reunião de diversos tipos de departamentalização (abordagem multidivisional) em todos os níveis hierárquicos.

  • A banca fez uma tremenda bagunça de conceitos nessa questão. Pessoas agrupadas em departamentos com base em um produto comum seria o caso da departamentalização por produtos. Já o caso de agrupamento com base em região geográfica seria a departamentalização geográfica mesmo.

    Já a estrutura matricial não tem relação com nada disso.

    Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

    Prof. Rodrigo Rennó

  • Trata-se da abordagem divisional.
  • Pelo português, a questão traz uma apenas departamentalização, se trata da MIIIIISTA -> combinação de várias delas.

    Agora MATRICIAL = FUNCIONAL + PROJETO (ou produto, ou processo), ou seja, 
    é sempre a funcional + alguma.

    GAB ERRADO

  • Ta certo isso Arnaldo, misturar Departamentalização com Estruturas Organizacionais????
    A regra é clara... 
    -Departamentalização pode ser Funcional, por cliente,projeto(sempre temporário), por processo, geográfico ou produto.

    -Estruturas organ. : Linear, funcional, matricial, divisional, rede.

     

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    A questão está relacionada com a DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA, que é a mais frequente. Há um mix de modalidades dentros da mesma estrutura. Cada parte da organização irá encontrar a solução mais adequeada.

  • Existem cinco abordagens de departamentalização: funcional, divisional, matricial, de equipes e de redes. A abordagem funcional é a mais utilizada e constitui o agrupamento de atividades baseado nas habilidades, conhecimentos e recursos similares. A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica em clientela ou em processos. A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato, pág. 366.

  • Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum é exemplo de departamentalização por abordagem matricial.

    Pessoas agrupadas em departamentos com base em programa é exemplo de departamentalização por abordagem matricial.

    Pessoas agrupadas em departamentos com base região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial.

    Errado

  • GAB. ERRADO! O QUE TEMOS É UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA, POIS AGREGA MAIS DE UM CRITÉRIO PARA COMPOR A SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

    Departamentalização por programas, produtos ou serviços: é quando a organização se organiza internamente de acordo com aquilo que ela fornece para a sociedade. Por exemplo: seção de calças, seção de roupas intimas, seção de camisas (em uma loja de departamento).
    Departamentalização geográfica: acontece quando os departamentos de uma organização são organizados em função de critérios geográficos ou territoriais.
     

  • Está ligada a abordagem Divisional


    Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:


    Produtos ou serviços; Localização Geográfica; Clientes; Fases dos Processos; Projetos.


  • Gab. ERRADO


    Seria Divisional que se baseia em:


    -Produtos/serviços;

    -Localização geográfica;

    -Clientela;

    -Processos.

  • Gabarito: ERRADO

    Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum, programa ou região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial.

    -É A DIVISIONAL (CLIENTE, PRODUTO, REGIÃO E PROGRAMA)

  • Gabarito: E

    O item misturou tipos de departamentalização por produto comum e programa (departamentalização por programas/produtos/serviços) e departamentalização geográfica (ou territorial), que não se confunde com matricial que é aquela que combina dois tipos de departamentalização, geralmente a funcional com projetos, processos ou produtos.

  • Errado.

    Trata-se da estrutura Divisional.