SóProvas


ID
2306125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à gestão de pessoas nas organizações.

No setor público, as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Pensei assim de acordo com enunciado:

    No setor público,as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.

    Parte 1:

    Recrutamento interno => Por esse meio, a empresa procura prover a vaga através do remanejamento de seus empregados, ou seja, os candidatos são pessoas que já trabalham na organização.

    Parte 1.1:

    Promoção: Como ele falou em setor público e frisou CARGO, então o instituto da promoção é forma hibrida de provimento e vacância para cargos escalonados em carreira, até aí blz!

    Parte 2:

    Postos de trabalho: Dando continuidade ao pensamento, servidor está lotado em uma fronteira e é deslocado( a pedido ou interesse público) para outro Estado, não gera provimento nem vacância.

    Logo, concluo que se não fosse pelos detalhes grifados acima, ou seja, a exemplo um setor privado, em que o indivíduo pode se movimentar com PROMOÇÃO(vertical), TRANSFERÊNCIA(horizontal) E TRANSFARÊNCIA COM PROMOÇÃO(diagonal), a assertiva estaria correta.

     

    Tomei por base as fontes: Lei 8.112/1990 e   DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos

     

    ResumindoSúmula 685 "É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

     

    Mas o cometário foi OPINATIVO (erro(s) avise-me, por favor)

     

    [Gab. ERRADO]

     

    bons estudos

  • Eu apenas desconsiderei o fato de mudança de carreira, por ser em setor público não ocorreria isso. Mas foi apenas por dedução.

  • Recrutamento Interno

    O norte do recrutamento interno é o aproveitamento do capital humano já existente na empresa, serve como um grande fator de retenção e motivação. Quando o processo seletivo é aberto internamente é necessário checar se a empresa tem algum colaborador em potencial para oportunidade, pois o que deveria ser uma oportunidade pode tornar-se uma série de episódios de frustração com aquele que participa do processo.

    Vamos avaliar o que pode ser positivo e/ou negativo neste processo, lembrando que isto sempre vai depender da situação e estratégia que a empresa vive.

    Positivo

    O colaborador está mais integrado na empresa

    Menos tempo aplicado no processo de seleção

    Motiva e encoraja o colaborador em seu desenvolvimento profissional

    Não requer socialização organizacional de novos membros

    Conhece mais da cultura da empresa

    Negativo

    A expectativa gerada no colaborador

    Gestores recentidos pela perda de um bom funcionário

    Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade

    Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade

    Aumenta o conservadorismo

     

    http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-interno-x-recrutamento-externo/

  • Gab. ERRADO

     

    RECRUTAMENTO INTERNO: O preenchimento das vagas e oportunidades é feito pelos próprios funcionários atuais.

     

    Errado por que justamente faz parte de uma das desvantagens do recrutamento interno. 

    DESVANTAGENS: (Bloqueia a "oxigenação" da empresa) - ou seja os mesmo funcioários internos. 

                                 (Aumenta o conservadorismo e favoresse a rotina)

                                 (Não altera o patrimônio humano da organização) 

                                 (Conserva a cultura organizacional existente)

                                 (Diminui a reciclagem do quadro de funcionário) 

    Andréia Ribas

    #DeusnoComando 

  • Vamos a questão que diz o seguinte: 

    QUESTÃO: (No setor público, as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.)

    Ora, o recrutamento interno seleciona apenas as pessoas de uma carreira específica, ou seja apenas daquela organização, se for aberto para pessoas de outras carreiras seria recrutamento externo.

    Me corrijam se estiver errado.

  • RECRUTAMENTO INTERNO

     

    Chiavenato (2004) diz que o recrutamento interno é aquele feito na própria empresa. Ele privilegia os próprios recursos humanos da empresa se torna interessante por trazer vantagens, como a valorização dos funcionários e por ser um processo relativamente econômico, porém poderá causar alguns transtornos ao recusar um candidato após a seleção ou por criar insatisfações ao retirar uma pessoa de uma seção para outra, quando o funcionário é querido e reconhecido pelos colegas de trabalho. O recrutamento dentro da empresa (interno), não deve ser confundido com o recrutamento através dos funcionários (no qual estes indicam pessoas conhecidas para participar do processo de recrutamento e seleção).

    Em resumo, recrutamento interno é um processamento (ou transformação) de recursos humanos.

    Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção. Isto é, a divulgação das necessidades (vagas em aberto) é informada por meio de comunicação, memorandos ou cartazes em todos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando àqueles interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se à posição oferecida ou enviem seus dados para análise.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/praticas-de-recrutamento-e-selecao/46587/

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Minha linha de pensamento foi a seguinte:

    No setor público não existe movimentações entre carreiras. Imagine só um analista sendo "promovido" a auditor.. Inadmissível.

     

  • Pensei o seguinte:

    No setor público pode ocorrer recrutamento interno para prover, por exemplo, cargo comissionado ou função de confiança, porém não há que se falar em "movimentações de pessoas entre carreiras", pois NÃO HÁ, no setor público, PROMOÇÃO/MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS ENTRE CARREIRAS.  Uma colega deu um exemplo nos comentários acima: um analista NÃO PODE ser "promovido" para o cargo de auditor.

     

     

     

  • Na verdade, acredito que o erro esteja na expressão: "entre carreiras", pois não pode haver uma mudança de "técnico" para "analista", por exemplo.

    Você pode até trocar de posto de trabalho para uma promoção, por exemplo, mas será na mesma carreira.

     

  • Essa movimentação não explicitou se é em sentido vertical ou horizontal. Sabemos que a modalidade de provimento ascensão foi revogada, o que poderia caracterizar o comando da questão. 

  • Pessoal, 

     O erro dá questão está em ter afirmado que "incluem as movimentações de pessoas entre carreiras". Visto que no setor público as promoções se dão dentro da mesma carreira. Por exemplo, vc é um administrador público. Caso seja promovido, vc continuará adm púb. Ou seja, vc não pode se tornar um advogado, por exemplo. 

  • Creio que está errado porque a questão se refere ao TREINAMENTO no trabalho ("on the job") e não em relação ao recrutamento interno.

    No treinamento NO TRABALHO há rodízio de cargos e orientação em relação as atividades.. E por rodízio de cargos entende-se as transferências laterais que capacitam os funcionarios.

  • Pessoal, 

     

    Como ví alguns comentários que divergem entre sí, vejam o que diz o autor Chiavenatto (Adm. Pública - 4° edição, Pág. 172): 

    "O recrutamento interno funciona pela oferta de promoções (cargos mais elevados e, portanto, mais complexos, mas dentro da mesma área de atividade da pessoa) e de transferências (cargos do mesmo nível, mas que envolvam outras habilidades e conhecimentos da pessoa e situados em outra área de atividade da organização)." 

     

    Nesse contexto a questão está errada ao afirmar que: incluem as movimentações de pessoas entre carreirasDevemos ter em mente que no setor público, diferentemente do setor privado, não ocorre a movimentação entre carreiras e sim dentro da mesma carreira como consequência de promoção

     

    Apenas para exemplificar: Se considerassemos o exposto como certo, poderiamos afirmar que ao ingressar como técnico judiciário em um tribunal de contas e por meio de um recrutamento interno, ser promovido para a carreira de auditor fiscal

     

    Espero ter contribuído, grande abraço!

  • Rogèrio AATST, excelente exemplo.

  • A MOVIMENTAÇÃO OCORRE DETRO DA CARREIRA, E NÃO ENTRE CARREIRAS. EM OUTRAS PALAVRAS, O SERVIDOR SOBE O DEGRAU DE UMA MESMA ESCADA, E NÃO DE OUTRA ESCADA.

     

     

    RECRUTAMENTO INTERNO: PROMOÇÃO.

    RECRUTAMENTO EXTERNO: NOMEAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Falou em " provimento de cargos " pensei logo em concurso, no serviço público caso o indivíduo queira ocupar um cargo maior, deve fazer concurso igual a quem está fora. É técnico, vai aposentar técnico, caso queira mudar, deve prestar concurso.

  • No setor público não há movimentação entre carreiras.

  • No setor público, após a CF88,não há mais a TRANSPOSIÇÃO DE CARGOS 

    Ou seja,um Agente da PF assumir as atribuições de um Delegado da PF

     Portanto,não se pode fazer movimentações entre carreiras ,necessitando realizar um novo concurso público para tal 

    ERRADO

  • Diferentemente do setor privado em que ocorre a realocação de pessoas para fins de consecução dos objetivos das organizações de modo a aproveitar ao máximo as competências individuais dos colaboradores segundo as respectivas necessidades dos cargos e posições, no setor público não existe essa flexibilidade em decorrência do atendimento às normas legais que regulam o seu funcionamento. 

     

    Resposta: Errado. 

  • Não há movimentação de cargos ou carreiras no setor público.

  • Confundi com remoção :(

  • Seria top se isso fosse verdade, imaginemos, passar para técnico e ir parar no analista.

    Não, no serviço público não temos essa movimentação entre carreiras, temos as chamadas promoções, DAS, FCs etc.

    O recrutamento interno acarreta três tipos de movimentação:
    - promoção: movimentação vertical;
    - transferências: movimentação horizontal;
    - transferência com promoção: movimentação diagonal.

    Andréia Ribas.

    GAB ERRADO

  • Não há movimentação entre CARREIRAS.

  • A professora me deixou com mais dúvidas

     

  • Gabarito E. 

    Questão: No setor público, as estratégias de recrutamento interno para PROVIMENTO de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.

    Apenas complementando... Conforme explicitado, o erro encontra-se na afirmação de que há movimentações entre carreiras no setor público. 

    "Ação direta de inconstitucionalidade. Ascensão ou acesso, transferência e aproveitamento no tocante a cargos ou empregos públicos.

    Estão, pois, banidas das formas de investidura admitidas pela Constituição e ascensão e a transferência, que são formas de ingresso em carreira diversa daquela para a qual o servidor público ingressou por concurso, e que não são, por isso mesmo, ínsitas ao sistema de provimento em carreira, ao contrário do que sucede com a promoção, sem a qual obviamente não haverá carreira, mas, sim, uma sucessão ascendente de cargos isolados." 

  • Não li "setor público". Mas se tivesse lido, erraria do mesmo jeito. Rs

     

    Não me lembrei que não há movimentação entre carreiras.

     

    Bastava lembrar da 8112 em que são vedados os provimentos por transferência e ascensão.

  • Quando fala em "ENTRE CARREIRAS",  infere que um tecnico pode passar para analista, isso deixa a questão ERRADA

  • No setor público, as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho. Resposta: Errado.

     

    Comentário: movimentações entre carreiras (agente adm. x analista adm.) não são consideradas formas de recrutamento interno, visto que são cargos criados por lei e exigem determinadas qualificações (diploma) para serem preenchidos.

  • Afinal, no setor público pode haver recrutamento interno, ha não ser para os cargo ja previsto como os de carreira?

  • Ao meu ver, movimentações de pessoas entre carreiras e postos, no setor público, refere-se à ASCENSÃO e TRANSFERÊNCIA, que foram extintas, de acordo com o RJU - Lei 8.112/90. Ou seja, não existe isso!

  • É plenamente possível a movimentação de pessoas entre postos de trabalho, como por exemplo, na remoção. Porém, a movimentação entre carreiras não é permitida. Caso servidor da carreira de analista tributário da RFB, por exemplo, queira se tornar servidor da carreira de auditor fiscal, somente será possível por meio de concurso público, e concurso público não é recrutamento interno.

     

    Gabarito: errado

  • Movimentação entre carreiras não é permitida. Por isso, há concurso Público para cada área específica.

     

    GAB: ERRADO

  • Segundo CHIAVENATO, o recrutamento interno é utilizado para realizar a promoção ou a transferência de candidatos recrutados no âmbito da própria organização.

     

    PROMOÇÃO > levar o candidato a postos de trabalhos mais elevados, dentro da mesma atividade exercida;

     

    TRANSFERÊNCIA > levar o candidato a outra atividade, permitindo-lhe ocupar cargo de mesmo nível.

     

    No serviço público, não há que se falar em transferência de uma carreira para outra, sem que se utilize a via do concurso público (recrutamento externo), para tal.

     

    GABARITO: ERRADO

  • Classificação de processos de RH:

    movimentação, desenvolvimento e valorização /  moviementação: capacitação, carreira e desempenho.

     

    concurso para area especializada - setor publico.

  • No setor público, as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.

    O  recrutamento interno acarreta três tipos de movimentação: 

    Promoção: movimentação vertical; 

    Transferências: movimentação horizontal; 

    Transferência com promoção: movimentação diagonal. 

     

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Ribas. 

  • No setor público, as estratégias de recrutamento interno para provimento de cargos incluem as movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho.

     

    Mudança de carreira no setor público, provimento de cargos, se faz por meio de recrutamento externo, ou seja, por concurso.

    Internamente o indivíduo cresce na carreira conforme a lei determina, e pode passar a exercer função de confiança, algo temporário, que o mantém na mesma carreira. Continua ocupando o mesmo cargo.

     

    Ex. Jõao é tecnico administrativo e é nomeado para função de confiança de tal setor. João continuará sendo técnico.


     

  • Aquele momentinho da vida que vc se surpreende e humildemente estuda com mais afinco. Guerreiros, quem levou uma fumanda nessa questão dê um joinha.

  • Posto de trabalho = cargo

     

  • ERRADA

     

    Entendo que: QUESTÃO (FAZ UMA PARÁFRASE) PARA  FALAR SOBRE MODELOS (JÁ CONSIDERADOS INCONSTITUCIONAIS)

     

    Cita: Setor Público, Movimentação de pessoas

    Transferência: era a passagem de um Servidor de um quadro para outro dentro de um mesmo poder, também era uma forma de vacância e de provimento.  Implicava em uma mudança de um quadro para outro (POSTOS DE TRABALHO), ferindo uma norma constitucional. 

    Ascensão: significava a passagem de uma carreira para outra.

     

    Logo, ao citar Setor público e exemplificar esses modelos = alternativa fica incorreta.

  • A questão exige conhecimento multidisciplinar! mole, mole, pra quem estuda, é claro.

  • Se você estuda constitucional, então não teve problemas


    "movimentações de pessoas entre carreiras e postos "



    SV 43

    É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

  • Movimentações entre carreiras só com concurso público.

  • ENTRE CLASSE, PROMOÇÃO...

  • Se uma pessoa faz concurso e já concursada é recrutamento interno, ademais forças militares.

  • No meu ver questão correta pode haver movimentações de pessoas entre carreiras e postos de trabalho em cargos comissionados no setor público!

  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Recrutamento e Seleção:

    • Recrutamento = Convidativo. Quer atrair o camarada. Pode ser interno (mais rápido, barato e simples. Mantém a motivação dos indivíduos TOP), externo (lento, caro e complexo. Contrata pessoas de fora da empresa como o próprio nome fala. Renova a cultura organizacional e traz novas ideias para resolução dos problemas) e o misto. Não existe o melhor, e sim aquele que adequa a cada situação.
    • Seleção = Após o recrutamento irei selecionar os mais adequados ao cargo. Podem ser utilizados entrevistas (subjetivas) e provas como seleção. Os modelos de seleção estão palpados: colocação (1 vaga + 1 candidato), seleção (1 vaga + vários candidatos) e classificação (várias vagas e candidatos).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • PedroMatos, sempre amei seus comentários, porém não acredito que recrutamento externo no setor público seja nomeação, creio que o recrutamento externo seria o CONCURSO, e as técnicas empregadas seriam PROVAS ou PROVAS/TÍTULOS, além de outras técnicas aplicadas em fases subsequentes , a nomeação em caráter de comparação com o setor Privado, seria o ato de assinar a carteira ou um contrato.