SóProvas


ID
2306251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue o item a seguir.

O entendimento de que qualidade é algo dinâmico, ou seja, fundamentado em referenciais que mudam ao longo do tempo, é bem aceito entre os teóricos contemporâneos.

Alternativas
Comentários
  • Hoje, qualidade ou sistemas da qualidade são termos que passaram a fazer parte do jargão das organizações. O tema da qualidade é dinâmico, muito embora a palavra induza um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação que requeira um julgamento de valor de um produto, um serviço, uma competência, uma obra intelectual ou uma vivência. De fato, as definições clássicas de qualidade vão desde o foco no produto ao foco no usuário até a percepção de valor.

     

    Hoje, qualidade ou sistemas da qualidade são termos que passaram a fazer parte do jargão das organizações, não por modismo, mas porque sem ela não é possível viver em um ambiente competitivo de uma economia globalizada.

     

    FONTE: FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

    http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/as-novas-perspectivas-da-gestao

     

    GAB: CERTO

  • Gabarito: Correto.

     

    Além das perspectivas da FNC, alguns autores como Maximiano e Paladini as expicam de outras formes. Conforme em minha literatura:

     

    Maximiano explica que a ideia da qualidade passou por vários momentos e definições ao longo da história, sendo discutida desde os filósofos gregos até aos chineses, assim como desde os artesões renascentistas até aos engenheiros do período da revolução industrial. Hoje, conforme elucida o autor, a ideia da qualidade pode ser associada há alguns conceitos[i], conforme segue.

     

    Excelência: Significa o melhor que se consegue fazer, ou o nível mais alto de desempenho que se consegue alcançar. Fazer bem-feito desde a primeira vez é a fundamentação para a qualidade orientada para padrões superiores de desempenho.

     

    Valor: Em geral está associado aos produtos com maiores atributos ou funções, ou à sua raridade, como por exemplo diamantes. Acontece que, alguns produtos tidos como luxuosos em um país, podem não ser considerados como tal em outros países, o que torna da qualidade baseada em valor algo subjetivo, além do mais, neste ponto deve ser considerada a percepção do cliente, algumas pessoas por exemplo dão valor a produtos mais práticos, e não caros e cheios de atributos.

     

    Conformidade: Ideia de qualidade planejada e conforme. Se um produto deve ter tantos parafusos, não pode faltar nenhum. Se um professor tem que dar 40min de aula, ele não pode liberar o aluno mais cedo. Esta é a ideia da qualidade baseada na conformidade das especificações. Quando existem falhas ou desvios, falamos que o produto está em não conformidade.

     

    Regularidade: Qualidade como sinônimo de produto que não se deteriore rapidamente quando em uso ou no decorrer do tempo.

     

    [i] MAXIMIANO. Teoria Geral da Administração, edição compacta. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 122.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Gabarito: Correto

     

    Sem sombra de dúvida a qualidade dentro das organizações é vista como algo dinâmico e flexível, pois os princicpais teóricos da qualidade expressão isso por meio de suas teorias.

     

    Walter Shewat: Ciclo PDCA ( Deming)  e Gráfico de Controle ( Carta de Controle);

    Deming: 14 princípio

    Juran:  Trilogia da Qualidade ( Planejamento, Controle de Qualidade e aperfeiçoamento)

    Feigenbaum : Custo da Qualidade ( Custo da prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas) 

    Crosby: Defeito zero

    Ishikawa: CQC ( Circulos de Controle de Qualidade) e Diagrama de Causa e efeito. 

     

     

     

  • Quem dita a qualidade são os clientes. Com o passar do tempo, eles se tornaram mais exigentes e, por consequência, o conceito de qualidade vem mudando para se adequar as necessidades deles. O que era qualidade há 20 anos, hoje não é mais.

  • Walter Shewat: Ciclo PDCA ( Deming)  e Gráfico de Controle ( Carta de Controle);

    Deming: 14 princípio

    Juran:  Trilogia da Qualidade ( Planejamento, Controle de Qualidade e aperfeiçoamento)

    Feigenbaum : Custo da Qualidade ( Custo da prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas) 

    Crosby: Defeito zero

    Ishikawa: CQC ( Circulos de Controle de Qualidade) e Diagrama de Causa e efeito. 

     

  • Está aí, pelo menos, um ponto em que todos são uníssonos!

  • Essa é a chamada questão intuitiva. Ao longo do tempo as coisas mudam, inovam-se...

  • O conceito de qualidade por ser DINÂMICO sofre MUTAÇÕES ao longo do tempo, de modo que o que era tido como um produto ou um serviço de qualidade nos anos 70, nos dias atuais, pode ser tido como um produto sem qualidade que não atende as necessidades dos clientes como atendia naquela época.

     

     

     

    GABARITO: CERTO 

  • Item Certo. 

    Gestão da Qualidade Total surgiu com a finalidade de desenvolver e consolidar suas práticas voltadas a melhoria contínua, fazendo parte de um processo dinâmico, visto que suas preferências mudam constantemente. Portanto, envolve aprimoramento contínuo e a maioria dos problemas relacionados à qualidade é de responsabilidade gerencial. 

    As contribuições teóricas dos chamados gurus (Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa) da qualidade quanto as teorias administrativas do século XX e seus antecedentes históricos deixaram um legado muito importante para o movimento da qualidade total.

  • Exatamente! Percebemos que ao longo das “eras da qualidades” o conceito foi se modificando. Em uma visão inicial qualidade consistia em uniformidade dos produtos. Hoje, relaciona-se à satisfação das necessidades do mercado e dos clientes.

    Gabarito: CORRETO

  • CERTO

  • Gab: CERTO

    A percepção da qualidade deve ser dinâmica e não estática.

  • Certo

    Para Deming, o cliente deve sempre ser o fogo da gestão de qualidade. Como os desejos e necessidades dos clientes não ficam estáveis, os parâmetros de qualidade devem evoluir.

    Rodrigo Rennó.