SóProvas


ID
2306263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao ciclo PDCA, às ferramentas de gestão da qualidade e aos modelos de excelência gerencial, julgue o item seguinte.

O diagrama de Pareto sugere atenção aos elementos críticos do processo, pressupondo que poucas causas são responsáveis pela maior parte dos problemas.

Alternativas
Comentários
  • 20% das causas são responsáveis por 80% dos problemas. Correta

  • 4. Princípio de Pareto


    É também uma técnica de priorização, assim como a matriz GUT, mas o Princípio de Pareto propõe descobrir as prioridades dentre os problemas existentes.
    Pareto propõe que a maior parte dos efeitos ou consequências de problemas são causados pelo menor número de causas.
    Na política do 20/80, Pareto afirma que 80% dos efeitos são causados por 20% dos problemas.
    • Para Pareto há MUITOS problemas TRIVIAIS e poucos
    problemas ESSENCIAIS!
    • As categorias com maior número de reclamações devem ser
    priorizadas para solução.
    • FIXANDO A IDÉIA!!!
    • O Diagrama de Pareto (ou 80-20 ou 70-30) permite agrupar os dados de diferentes formas, que medem o impacto de mudanças no processo e quebra causas genéricas em causas específicas.

  • COMPLEMENTANDO:

     

    (CESPE - 2014 - ICMBIO - TEC.ADM)

    O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2013 - MPU - ANALISTA GESTÃO PÚBLICA)

    A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista organizacional subsídios para o desenvolvimento das atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são, geralmente, poucas se se consideram todas as atividades desenvolvidas pela organização.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo)

    Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo)

    O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.

    GABARITO: CERTA.

  • Gabarito: CERTO

     

    O Diagrama de Pareto é um gráfico que auxilia no entendimento de quais são os fatores que devem ser priorizados.

    Para Pareto, 20% dos fatores gerariam 80% dos efeitos (regra dos "20-80").

  • Uma dúvida. Ciclo PDCA e Curva ABC são a mesma coisa?

  • Gabarito: Correto

     

    Anderson, Ciclo PDCA está associado à Melhoria Contínua, Curva ABC está associada à lógica do Diagrama de Pareto, conforme explicarei abaixo:

     

    Este é um clássico de prova! Sugiro uma leitura cuidadosa, pois este princípio serve como alicerce para muitos assuntos importantes, como a Curva ABC, gráfico que permite classificar os estoques de acordo com a sua importância, A para os importantes, B para os intermediários e C para os menos importantes.

     

                O gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.

     

    15 – (CESPE - 2013 – MPU - Analista - Gestão Pública) A utilização do princípio de Pareto pode fornecer ao analista organizacional subsídios para o desenvolvimento das atividades mais demandadas pelos cidadãos, as quais são, geralmente, poucas se consideram todas as atividades desenvolvidas pela organização.

     

                A questão está correta e a ideia é simples de entender. Dentro da infinidade de atividades necessárias para o sucesso de uma organização, seja ela privada ou pública (como uma prefeitura), são algumas poucas atividades que requerem uma maior atenção, em outras palavras, seria como dizer que 20% de todo o trabalho que a organização faz, representa 80% das necessidades das pessoas.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • Agradeço a explicação Thiago Luca. 

  •  

    CICLO   PDCA    ( MELHORIA CONTÍNUA)

    PLAN  --> É O PLANEJAMENTO, VAI ESTABELECER OS OBJETIVOS E AS METAS

    DO --->  EXECUTAR O PLANO E COLETAR OS DADOS PARA A PRÓXIMA FASE.

    CHECK --> OBSERVA OS RESULATADOS

    ACTION --> ESTUDA OS RESULTADOS SE FOREM BONS = PADRONIZA / SE FOREM RUINS = CORREÇÃO

     

    A CURVA ABC ESTÁ ASSOCIADA AO GRÁFICO DE PARETO.

     

    NO GRÁFICO DE PARETO 20% DOS ITEIS GERAM 80% DOS RESULTADOS E OS OUTROS 80% DOS ITENS GERAM APENAS 20% DOS RESULTADOS.

     

    NA CURVA ABC VÃO SER AVALIADOS OS ITEIS DE MAIOR PRIORIDADE ONDE A= 80% ( SÃO OS ITEIS DE ALTA PRIORIDADE), B = 15% (INTERMEDIÁRIO - VALOR DISSEMINADO) E C = 5%  (BAIXA PRIORIDADE - VALOR PARTILHADO).

     

    COMO PODEMOS VER É PRATICAMENTE 80% / 20%.....POR ISSO ESTÁ ASSOCIADO AO GRÁFICO DE PARETO.

     

  • A PROPORÇÃO QUE IMPORTA

    Tudo começou quando Pareto percebeu que 20% dos italianos possuíam 80% das terras naquele país. A constatação socioeconômica revelou posteriormente a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversas nações e a relação acabou sendo aplicada também em outras áreas.

    Sabe-se que 80% da fortuna mundial está nas mãos de 20% das pessoas; da mesma forma que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes. A regra pode ser entendida ainda com exemplos acerca de que 80% da utilização feita pelo idioma inglês abrange apenas 20% de seu vocabulário, ao passo que mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas.

    Estudos mostraram que as porcentagens podem variar, mas dificilmente fogem a proporção 80/20. Proporção essa que pode ser utilizada, inclusive, na hora de planejar e gerir o tempo. Seja na vida particular, seja no trabalho, o que está em jogo é a importância que cada momento tem.

  • Que show esse princípio. Vlw Pareto kkk

  • O princípio de Pareto é conhecido pela proporção “80/20”. “ É comum que 80% dos problemas resultem de cerca de apenas 20% das causas potenciais”.
    “Dito de outra forma, 20% dos nossos problemas causam 80% das dores de cabeça”.

  • Baseado na Regra 80/20, também conhecida como trivial many/vital few (maiorias triviais/minorias essenciais), desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto, identifica as frequências relativas, ordenanco e agrupando causas e problemas, de forma que 80% das consequências de um fenômeno provêm de 20% de causas. Ou seja, declara que há uma grande concentração de fenômenos que são derivados de uma pequena parcela de itens, permitindo a visualização das causas ou problemas mais importantes, priorizando-os na correção dos defeitos.
     

    Elisabete de Abreu e Lima Moreira. Administração Geral e Pública para Consursos. Editora JusPodivm. Salvador, Bahia, 2016.

     

    Gabarito: Certo.

  • Os elementos críticos são aqueles 20% causadores da maioria dos problemas.

  • 80/20

  • 20% do Edital (causa)  -->  80% das questões (problemas)  da sua prova. 

  • CERTO

     

    Princípio de Pareto/Diagrama de Pareto
    Também conhecido como princípio 80-20. De acordo com esse princípio, 80% das conseqüências decorrem de 20% das causas.

     

     

    (Cespe/Basa/Administração/2010) O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles.


    Certo. O diagrama de Pareto busca exatamente apontar quais são os principais fatores em um determinado problema ou processo. É uma ferramenta que nos proporciona uma noção de quais são os aspectos que devem ser analisados com maior cuidado, pois geram a maior parte dos impactos.

     

     

    FONTE: Adm. geral e pública para concursos - Giovanna Carranza (2016)

    Administração geral para concursos - Rodrigo Rennó (2013)
     

  • 20 por 80,  20 por 80, DIAGRAMA de PARETO...

  • Questão correta, 80/20.

  • O que Pareto descobriu é que normalmente 20% dos itens geram 80% dos resultados (portanto, são muito importantes) e os outros 80% dos itens geram apenas 20% dos resultados – por isso o nome de regra dos “80/20”!
    Essa regra não serve apenas para os itens de uma loja, mas costuma se repetir em outros fatores (20% das doenças matam 80% dos pacientes em um hospital, 20% dos vendedores geram 80% das vendas etc.). Portanto, a ferramenta nos possibilita “focar” nos aspectos que mais impactam nosso negócio.

     

    Gab.: CERTO

  • Em termos gerais, segundo Pareto, 80% das consequências advêm de 20% das causas.

  • "Em relação ao ciclo PDCA(...)" é para despistar o candidato! A Cespe arma o bote, mas já não pega mais a maioria!

    Gab. certo. 

    Básicos, porém validos:

    http://gestao-de-qualidade.info/ferramentas-da-qualidade/diagrama-de-pareto.html

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Pareto

  • Essa é a chamada questão conceito! Bom guardar pra saber como a banca aborda o tema...
  • Gabarito: CERTO


    Diagrama de Pareto

    Está baseado no princípio de pareto ou regra dos 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.

  • Quant. Qual.

    20% 80%

    30% 15%

    50% 5%

  • Certo.

    Diagrama de Pareto: Identifica Prioridades (80-20); 80% dos Problemas decorrem de apenas 20% das causas. Aponta quais são os principais fatores em um determinado problema/processo. Técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais; tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.
    Muitas vezes no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. Assim, torna-se possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.

  • CERTO! Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância.

    O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.

  • Item Certo.

     

    Diagrama ou Gráfico de Pareto é um tipo específico de histograma, ordenado por frequência de ocorrência.

     

    É uma ferramenta da área de gerenciamento da qualidade e está conceitualmente relacionada com a Lei de Pareto, que afirma que em geral um número relativamente pequeno de causas é responsável pela maioria dos problemas ou defeitos.

     

    A regra também é conhecida como o princípio 80/20, onde 80% dos problemas se devem a 20% das causas.

  • GABARITO: CORRETO.

    20% das causas são responsáveis por 80% dos problemas.

    Diagrama de Pareto.

  • CERTO

    gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.

  • Cespe/Basa/Administração/2010. O diagrama de Pareto pode ser adotado qdo se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles. C.

  • CERTO

    Gráfico de Pareto (regra de 80/20) Vilfredo Pareto.

    Poucos itens e fatores geram a maioria dos efeitos ou impactos

  • CERTO

  • Cuidado para não confundir a classificação de pareto (também chamada de ABC) com a classificação XYZ que classifica a CRÍTICIDADE que cada material tem em sua empresa... confesso que quando li o ''critico'' na questão fiquei com dúvida kkk , um breve resumo sobre essa classificação : A Classificação XYZ consiste em um método de classificação de itens que utiliza como critério a criticidade. O item Z é o mais crítico, enquanto o Y possui criticidade intermediária e o item Z é o menos crítico