SóProvas


ID
2306266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao ciclo PDCA, às ferramentas de gestão da qualidade e aos modelos de excelência gerencial, julgue o item seguinte.

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), prescreve práticas de gestão para instituições públicas e privadas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Errado

     

    O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), prescreve práticas de gestão para instituições públicas e privadas. Errado

    _____________________________________________________

     

    O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) não é prescritivo. "Não é uma receita de bolo", não impõe nenhuma ferramenta, estrutura ou maneira de gerenciar o negócio. O que o modelo estimula é que a organização faça uma análise interna e externa para atender às suas necessidades, desenvolvendo uma gestão conforme seu perfil e público atendido.

    _____________________________________________________

     

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

     

    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

     

     

     

  • O novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas

     

    Fonte: www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao       (Acesso em:03/02/17)

  • Não prescreve nada!É só um modelo!!

  • Não prescreve !!!! É só um guia de recomendação / guia de boas práticas .

  • Não é prescritivo, e sim descritivo!!

  • o MEG não é PRESCRITIVO.

  • Já foi no automático: O MEG não é prescritivo.

  • Não é Prescritivo.  Não existe prescrição na sua implementação de pratica de gestão.

  • Rafael no geral um modelo prescritivo é impositivo, obrigatório. Já o Descritivo apenas um modelo a ser seguido, recomendações.

  • Gabarito: Errado

     

    O Modelo de Excelência Gerecial não é prescitivo e sim uma espécie de carta de recomendações para organizações privadas e públicas. 

  • O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

    - Modelo Sistêmico

    Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). 

    - Não é prescritivo

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

    - Adaptável a todo tipo de organização

    O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.

  • o MEG não é PRESCRITIVO.

  • GABARITO ERRADO.  O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) é um modelo adotado na gestão privada pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

    Já o modelo de qualidade adotado na gestão pública é denominado (MEGP)- Modelo de Excelência em Gestão Pública – GESPÚBLICA, similar ao modelo adotado na gestão privada.

    O (MEG) é uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão. Estruturado em 13 fundamentos e 08 critérios, o modelo define uma base teórica e prática para busca da excelência, dentro dos modernos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado.

    Por outro lado, o (MEGP) é um sistema constituído de 8 partes integradas e interativas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.

    Só um guia de recomendação / guia de boas práticas, não prescreve.

    Fonte: Professor Mizael Monteiro – TEC CONCURSOS

  • Thainá,

     

    Se me permite, você está equivocada. Ou, melhor ainda, o professor que resolveu a questão.

    O MEG vale sim para a área pública. Veja questão abaixo:

     

    Q677628

    No que concerne a gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue o item que se segue.

    Promover a competitividade e a sustentabilidade e estimular o aprendizado organizacional são benefícios do modelo de excelência em gestão adotado pela Fundação Nacional de Qualidade que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização. GABARITO:CORRETO

     

    O erro da assertiva é que o FNQ não prescreve nada, ou seja, não é receita de bolo ou não tem comandos a serem seguidos pela empresa.

    Conforme bem escrito por colegas, o MEG oferece recomendações sobre melhores práticas de gestão, ou seja, é descritivo.

  • MEG nao é prescritivo.

  • Gab: Errado.
    MEG não é prescritivo, ele apenas é um guia para boas/melhores práticas.

  • É unânime que o MEG não é prescritivo, mas a questão traz sentido ambíguo quando insere a palavra "prescreve" no texto. Transcrevendo a questão substituindo a citada palavra por palavras sinônimas, temos:

    "O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), PRECEITUA práticas de gestão para instituições públicas e privadas" e

    "O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), EXPIRA práticas de gestão para instituições públicas e privadas".

     

    No meu ponto de vista, seria um item passível de anulação.

  • ERRADO

     

    Não é prescritivo !!!

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

     

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Planejamento - Administração

    O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) é considerado um modelo de referência e aprendizado no qual existe prescrição para a implementação de práticas de gestão. ERRADO

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: SUFRAMA Prova: Administrador

    Ao prescrever aspectos da estrutura, gestão e operação de empresas, o modelo de excelência da gestão (MEG) estimula as organizações a observarem necessidades e expectativas das diferentes unidades organizacionais para melhor elaborar planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. ERRADO

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Analista Administrativo - Área 1 

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados. CERTO

  • Só fazendo um adendo e ratificando o pensamento de nossa colega Jordana..

     

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa.

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Sendo objetiva: ------->  MEG não prescreve NADA!   :: É REFERÊNCIA

  • Gabarito: errado

     

    NÃO PRESCEVE. São critérios.

  • O MEG não é um modelo prescritivo

  • ERRADO

    A FNQ estabelece que a organização deve adaptar o MEG na melhor forma que defina o seu modelo de gestão – por isso, trata-se de modelo adaptável à organização e ao seu ambiente.
     

  • Meg orienta, não é prescritivo
  • Da Administração Científica à Teoria Neoclássia -> Abordagens prescritivas e normativas (IMPOSITIVAS)

    Da Teoria Burocrática webber ao Modelo Contingencial -> Descritivas e explicativas (ORIENTADORAS)

  • A Fundação Nacional da Qualidade não prescreve práticas de gestão da qualidade, não obstante essas mesmas práticas serem um exemplo a ser seguido.

  • FALOU DE PRESCREVER, TÁ FALANDO DE ADM. ANTIGA

     

    FALOU DE PRESCREVER, TÁ FALANDO DE ADM. ANTIGA

     

    FALOU DE PRESCREVER, TÁ FALANDO DE ADM. ANTIGA

  • Item Errado.

     

    Modelo de Excelência em Gestão (MEG) é um modelo adotado na gestão privada pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. 

    Já o modelo de qualidade adotado na gestão pública é denominado (MEGP) - Modelo de Excelência em Gestão Pública - GESPÚBLICA, similar ao modelo adotado na gestão privada. 

    (MEG) é uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão. Estruturado em 13fundamentos e 08 critérios, o modelo define uma base teórica e prática para a busca da excelência, dentro dos modernos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado.

    Por outro lado, o (MEGP) é um sistema constituído de oito partes integradas e interativas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.

  • Gabarito - Errado.

    O MEG é um modelo de referência e aprendizagem de qualidade para organizações em geral,públicas e privadas, mas ele não é prescritivo!

  • ERRADO

  • ERRADO

    NÃO É PRESCRITIVO