-
Correto, também chamado de diagrama espinha de peixe.
-
O diagrama de ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. O nome Ishikawa tem origem no seu criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma idéia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
GABARITO:CERTA.
-
Alguém sabe porque é destinada a operações e situações típicas do processo produtivo?
-
Essas questões de Administração são as piores. O sujeito pega um conceito super claro (diagrama de Ishikawa) e escreve algo vago como "destinada a operações e situações típicas do processo produtivo" para deixar o candidato inseguro. Lamentável.
-
Gabarito: Certo
Conforme referencial teórico do nectar da matéria;
Kaoru Ishikawa: Foi um dos principais divulgadores dos Círculos de Controles de Qualidade (CCQs) e das ferramentas da qualidade, de maneira mais específica. Entre as diversas ferramentas da qualidade, uma levou o seu nome, o diagrama de causa causa-efeito, também conhecido como espinha de peixe, é rotineiramente chamado de Diagrama de Ishikawa.
O diagrama de causa-efeito serve para auxiliar o gestor na organização das possíveis causas de determinado efeito. Por exemplo, imaginem que estamos estudando o efeito “reprovar na prova de física”, quais causas poderiam gerar isso? Procedimentos errados de estudo? Falta de material adequado? Quantidade de horas de estudos insuficientes? Com o diagrama, podemos demonstrar esses anseios de maneira gráfica e até criar uma hierarquia das causas. Este assunto já foi cobrado da seguinte maneira:
13 – (CESPE - 2013 – TCE-ES) - Analista Administrativo - Administração) A ferramenta de qualidade denominada diagrama de Ishikawa permite a obtenção direta e imediata:
a) de uma síntese do escopo do projeto a ser desenvolvido.
b) da priorização dos principais problemas existentes na organização.
c) dos limites superiores e inferiores nos quais se espera que o processo trabalhe.
d) das possíveis causas que geram determinado efeito problema.
e) da descrição do processo mapeado da organização.
O diagrama de Ishikawa foca sempre nas possíveis causas que geram determinado efeito (problema, consequência), por isto nosso gabarito é a alternativa D.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, editora Labrador, 2016.
-
CERTO
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Gráfico Espinha de Peixe (fishbone), diagrama de causa e efeito, método 4M ou 6M, é uma ferramenta muito útil para que se possam visualizar as várias causas que levam a um efeito, de maneira hierárquica, em função dos grupos de causas estabelecidos previamente ou observados durante o processo de classificação.
Para cada efeito podem existir diversas causas dentro de várias categorias, como método, mão de obra, matéria-prima, máquinas(4M), mensuração e meio ambiente(6M).
Com isso, é possível ampliar a visão das possíveis causas de um problema para que se possa pensar sobre sua resolução.
Fonte: Prof. Carlos Xavier
-
É uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito. Também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. Mostra-nos as causas principais de uma ação, as quais dirigem para as sub-causas, levando ao resultado final. Esta ferramenta foi desenvolvida em 1943 por Ishikawa na Universidade de Tóquio. Ele usou isto para explicar como vários fatores poderiam ser comuns entre si e estar relacionados.
Embora não identifique, ele próprio, as causas do problema, o diagrama funciona como um “veículo para produzir com o máximo de foco possível, uma lista de todas as causas conhecidas ou presumíveis, que potencialmente contribuem para o efeito observado.” O diagrama pode não identificar causas, mas nenhuma outra ferramenta organiza tão bem a busca.
CUNHA, JOÃO CARLOS. Modelos de Gestão da Qualidade I. SENAI: Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
-
O Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração
para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também
é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou
"Diagrama 6M".
Em relação ao “6M”, é importante lembrar que há alguns anos a perspectiva
era de “4M” apenas, pois questões relacionadas ao Meio Ambiente e Método,
ainda não existiam, mas foram introduzidos ao Diagrama de Ishikawa.
-
Essa já tá manjada.
-
Sério isso? kkkkkk
-
Com processo produtivo, será que a questão quis dizer que ela funciona melhor nos níveis operacionais? Esse termo ficou meio confuso.
-
CERTO
diagrama de causa e efeito = diagrama de Ishikawa = diagrama espinha de peixe = 6M.
-
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.
Criado na década de 60, por Kaoru Ishikawa, o diagrama leva em conta todos os aspectos que podem ter levado à ocorrência do problema, dessa forma, ao utilizá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido diminuem consideravelmente.
Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Eliminado as causas, elimina-se o problema
GAB= CERTO
SIGAMOS!
-
O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
Gab.: CERTO
-
ISHIKAWA => JAPONÊS => SUSHI => PEIXE => ESPINHA DE PEIXE.
DESCOMPLICA!
Memória é imaginação; é reconstuir uma sequência de fatos por meio das associações.
(Olavo de Carvalho)
-
Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma idéia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
gab.: C
"Todas as vitórias ocultam uma abdicação..."
Simone de Beauvoir
-
Tomara que este examinador faça para o MPU, tipo, "BSC também pode ser chamado de Balanced Scorecard"
-
Umas questões dessas não cai na minha prova.
-
Essa é a típica questão que te faz continuar depois de tanto apanhar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
-
Falou no japonês, pensa em temaki!
-
quero essa na prova
-
MESMA COISA:
Diagrama de Ishikawa
Diagrama de causa e efeito
Diagrama Espinha de peixe
-
-
Item Certo.
O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou, ainda, diagrama espinha de peixe, permite estruturar hierarquicamente as causas de determinado problema de um processo ou oportunidade de melhoria.
Portanto, mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar contribuindo para que ele ocorra. Uma possível causa raiz pode ser revelada ao continuar a perguntar “por quê?” ou “como?” seguindo uma das linhas.
O diagrama pode ser utilizado também com outros propósitos, por permitir estruturar qualquer sistema que resulte em uma resposta de forma gráfica e sintética e é, geralmente, usado na área de gerenciamento dos riscos.
-
GABARITO CERTO.
Diagrama de Ishikawa = Diagrama espinha de peixe.
-
CERTO
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M", é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.
-
Diagrama de Ishikawa----------> Diagrama de espinha de peixe
-
CERTO
Diagrama de Causa e efeito (Teórico japonês, Kaoru Ishkawa)
Possibilita a estruturação e a hierarquia dessas possíveis causas. Sabendo quais as principais, podemos atuar para reduzir-las, evitando muitos dos seus efeitos, como os defeitos no processo produtivos.
Realmente, seu gráfico tem é semelhante a uma espinha de peixe.
-
CERTO