SóProvas


ID
2306320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arquivo, bem como à triagem e eliminação de documentos e processos, julgue o item subsecutivo.

Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Se esgotar o valor primário do documento, após passar pelo Arquivo Corrente e Intermediário vai para o Arquivo Permanente, que possui valor secundário. Isso se o documento possuir valor histórico. Se não tiver, então será eliminado.

     

  • ERRADO.

    .

    Todos os documentos possuem valor primário, mas nem todos possuem ou adquirem um valor secundário. Quando os documentos perdem o seu valor primário e não possuem valor secundário, são eliminados. Por sua vez, aqueles que não são mais necessários às atividades rotineiras do órgão ou entidade que os criou (não possuem valor primário), mas apresentam valor secundário (valor probatório ou informativo), serão destinados à guarda permanente para que sejam disponibilizados para a sociedade. Ou seja, nem todo documento que perde o valor primário será eliminado, devendo-se, primeiramente, constatar a existência ou não do valor secundário.

    .

    FONTE: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/copia-dpu-2016-1

  •  Nem todos...Os documentos de Arquivo Permanente não têm valor primário. ou seja, não podem ser ELIMINADOS.

  • Outras que ajudam a responder:

     

    (CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo)

    A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2014 -TCDF TEC.ADM)

    Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes.

    GABARITO: CERTA.

  • Quando termina o valor primário (arquivo corrente e intermediário) o arquivo pode ser recolhido para o valor secundário (arquivo permanente), se tiver valor histórico, cultural, probatório e informativo ou ele será eliminado

     

    ERRADO.

  • A QUESTÃO DEVERIA ESTAR COM O GABARITO CORRETO. POIS DIZ QUE TODOS OS DOCUMENTOS PODE (PODERÃO SER ELIMINDADOS) SERIA INCORRETO FALAR QUE ELES SÃO ELIMINADOS.

  • ERRADO. Após o documento esgotar o valor primário ele pode ser eliminado ou recolhido ao arquivo permanente.

  • Adriano Silva, concordo plenamente ctg. A assertiva não restringiu e sim deu uma possibilidade. Ao passo que essa possibilidade é verdadeira. Resolver questões é essencial para verificar qual a metodologia de correção utilizada pela banca. A CESPE adota pra cada matéria uma metodologia diferente, por vezes, em determinadas matérias,mesmo incompleta a banca opta por considerar válida, outras vezes não. Com isso não nos cabe argumentar, pois de certa forma a banca utiliza essa ferramenta para premiar aqueles que ja estão há mais tempo fazendo suas provas. Se é certo ou não, é discussão para outra hora. Abc

  • Depois de fritar um pouco na questão... acho que é a resolução é mais simples do que vocês imaginam. Então, vamos lá.

    Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado. = CERTO com ressalvas. OK! Quais?

    Realmente um documento PODE ser eliminado quando perder seu valor primário. PORÉM...... não é TODO DOC. Tá e por quê?

    Porque pensando de outra maneira, se um documento perde o valor primário, ele pode ser transferido aos intermediários e recolhido para os PERMANENTES, ou seja, quando o doc ir para o PERMAMENTE, ELE NAO PODERÁ SER ELIMINADO.

  • "Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado."

     

    Questão mal formuldada, quem a fez não entende nada de lógica.

    Quando se diz "pode" e não "deve" a questão tornasse correta.

    a afirmação pode subentende-se que algo pode ou não acontecer

     

    se você somente diz: que um documento pode ter valor secundário, está correto ou errado? é óbvio que está correto, ele pode ou não ter valor secundário.

     

    Mais um selo CESPE de questão mal formulada.

  • ELIMINADO = PERDE O VALOR PRIMÁRIO(valor administrativo) E NÃO ADQUIRE O VALOR SECUNDÁRIO(valor histórico).

  • Nem todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado.Ele pode ser recolhido ao arquivo permanente.

  • Eu queria muito conhecer a pessoa que formula essas questões do CESPE só pra dar um "pedala Robinho" nela...

  • Gabarito: Errado.

     Questão bem capciosa!

     Nem todo documeto primário pode ser eliminado tendo em vista que aqueles que já são considerado com valor  histórico não podem ser eliminados. Vale lembrar também que a previsão  de recolhimento ou eliminação já está prevista na tabela temporalidade e que portanto aquele documento primário que será recolhido para o arquivo permanente já tem a sua destinação pré- estabelecida. 

  • E esse PODE deixa a questão correta. pra quem estudou se lascouuu.

     Cespe fdp

    Sempre segui a regra do PODEDEVE do cespe, errei e erraria de novo uma dessas.

  • O prazo de guarda dos documentos varia de acordo com a necessidade de utilização pela entidade produtora, vinculando-se diretamente ao valor administrativo/funcional, pois esse valor é que vai determinar a sua permanência nos arquivos corrente e intermediário, sua guarda permanente ou eliminação/descarte.

     

    Prof, George Melo Rodrigues

  • Errado!

    Pode ou NÃO ser eliminado. Isso será avaliado pela CPAD do órgão.

  • Nem todo documento que tenha perdido seu valor primário (administrativo, fiscal, legal) deve ou pode ser eliminado, pois existem documentos que embora tenham perdido seu valor primário, ainda possuem valor secundário (histórico, probatório ou informativo), devendo, por isso, ser recolhido ao arquivo permanente.

     

     

    Gabarito: ERRADO

  • Se o valor primário de um documento for esgotado esse mesmo documento poderá ter valor secundário o que não permite a eliminação.

    Como a questão fala em "todo" abarca a possibilidade de ele ter valor secundário.

     

  • realmente fiquei com muita duvida : quando um documento esta no arquivo corrente, decorrido seu prazo de guarda nessa fase, ele podera ser :

    ELIMINADO,TRANSFERIDO  ao arquivo intermediario ou RECOLHIDO ao arquivo permanete.

    portanto se ele perdeu seu valor primario ele podera ou não ter valor secundario.

  • Quanto ao valor dos documentos, o processo de avaliação documental pode lhe atribuir dois valores diferentes: o valor primário e o valor secundário.

    O valor primário todo documento possui (ou já possuiu, uma vez que é temporário). Ele é o valor administrativo, técnico, legal, fiscal, jurídico, etc. ou seja, é a importância que o documento possui para que a instituição realize atividades administrativas (ele é a própria razão de existir do documento), que vai reduzindo á medida que o tempo passa.

    O valor secundário somente u  aparcela mínima de documentos possui. Ele é o valor que o documento possui como prova ou testemunha de fatos importantes para a História, Ciência, Cultura ou para a sociedade como um todo. É a função que o documento exerce como memória da instituição, e exatamente por isso é um valor permanente (que não reduz com o tempo).

    Então, caso um documento tenha findado seu valor primário, o mesmo será eliminado SE E SOMENTE SE não possuir valor secundário; caso possua este valor, deverá ser recolhido para o arquivo permanente. 

    Gabarito do professor: Errado
  • Documento nomalmente não é eliminado, é levando a bibliotecas ou locais para sua consulta posterior

  • Parabéns para quem estudou e ainda errou. Aquele tipo de questão que o Cespe poderia colocar certo ou errado! 
    Poder não é Dever! Por que então está errado? 
    De fato os documentos PODEM ser eliminados, a questão não disse que devem, mas que podem. 
     

  • Errado

     

    Caso um documento tenha findado seu valor primário, o mesmo será eliminado SE E SOMENTE SE não possuir valor secundário; caso possua este valor, deverá ser recolhido para o arquivo permanente. 

    Gabarito resumido do professor

  • Absurda essa questão.

  • Até entendo a frustação de alguns quanto ao "pode", já que isso é uma marca das questões do CESPE. 

    Se a questão trouxesse "Um documento que perde o valor primário pode ser eliminado", acredito muito que estaria certa, veja: "um documento", isto é, não há generalização, o que poderia se tratar de um documento sem valor histórico; "pode ser eliminado", claro" se "um documento" que não tenha valor secundário perder o seu valor primário será eliminado; mas nesse conjunto de "Um documento" pode estar inserido um de valor histórico, que nao pode ser eliminado. Por isso o "pode", nesse caso, validaria questão.

    Por outro lado, ao usar "Todo documento", a questão torna-se inválida, pois os documentos que perdem o valor primário, e tem o secundário NÃO PODEM ser eliminados. Esse "Todo documento" inclui aqueles de valor histórico. 
     

  • Frustração.

    Pode = deve ???

    realmente complicado

  • ERRADO.

    valor secundário ou mediato é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente.

  • essa cesp é complicada

  • cespe sendo cespe aff

  • Será verificado se a instituição precisa ainda dele, caso precise, ele será transferido ao arquivo intermediário, e se ainda necessitar ele será recolhido ao permanente. Gab errado.

  • ERRADO

     

    Após perder o valor primário ou administrativo, os documentos podem ser eliminados ou, caso tenham valor secundário ou histórico, preservados de forma permanente. Ou seja, nem todo documento é eliminado após perder seu valor primário.

     

    - Profº Elvis Miranda, Gran cursos online. 

  • Questão: ERRADA

     

    (CESPE - 2014 -TCDF TEC.ADM)

    Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes.

    GABARITO: CERTA.

  • Interpretei que o "pode" é possibilidade e não obrigatoriedade, neste caso o gabarito seria certo, mas acredito que o Cespe interpretou o "pode" como "deve". Vai saber!

     

  • Pensei assim também Leornardo.. custei a marcar.

    A meu ver, poder pode, dever que não deve, TODOS.

     

  • Gabarito: Errado

    Mesmo que perca o valor primário, alguns documentos podem ter um valor secundário que deve ser preservado pela instituição, sendo assim nem TODOS os documentos que perdem o valor primário podem ser eliminados por preservarem um valor secundário.

    Espero ter ajudado.

  • PODEM ser eliminados sim, se viesse a palavra DEVEM é que estaria errada.

     

    Para CESPE: Quando vem a palavra PODE geralmente está correta e quando vem DEVE geralmente está errada. Esta questão é uma exceção para pegar um monte de candidato que conhece profundamente a banca e esse bizu.

     

    Para a cespe: Errada

    ( Quem sabe uma próxima questão semelhante eles considerem como CERTA e nós iremos colocar como errada por causa desta) kkk

  • Errado, pois só deve ser eliminado depois da fase primária se não tiver valor Administrativo, ou histórico, ou probatório.

  • O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ NA PALAVRA "TODOS". UM OU ALGUM DOCUMENTO QUE TENHA ESGOTADO O SEU VALOR PRIMÁRIO PODE SER ELIMINADO, MAS NÃO "TODOS".

    A QUESTÃO ESTARIA CORRETA SE TIVESSE SIDO ESCRITA ASSIM: UM DOCUMENTO QUE TENHA ESGOTADO O SEU VALOR PRIMÁRIO PODE SER ELIMINADO.

    :-)

  • ERRADO

     

  • o erro da questao esta no "PODE", acho que ninguem comentou aqui, nao é "PODE", é DEVE!, pois se perdeu o valor primario para que vai ser conservado?

  • Pessoal, com relação à polêmica do "pode", é preciso ficar atento ao "todo" no inicio da sentença. A palavra todo signifiica: se existe ao menos um documento com o valor primário esgotado que não pode ser eliminado, então a sentença é falsa.

     

     

  • Luis Maciel, cuidado com o que disse .  Os documentos pertecententes à guarda permanente não possuem valor primário, mas sim secundário . No entanto, estão sendo conservados para todo o sempre .

  • Todo documento nasce com valor primário, pois surge do desempenho das atividades da instituição que o produziu. O valor secundário ou histórico, todavia, é adquirido, mas não por todos os documentos de arquivo.

    Há documentos que, após esgotado o seu valor primário, não possuem mais nenhuma importância para a instituição, pois não têm valor secundário. Esses podem ser eliminados.

    Igualmente, há documentos que, após esgotado o seu valor primário, conservam alguma importância para a instituição produtora. Essa importância é o valor secundário, seja probatório, seja informativo. Esses documentos, apesar não terem mais valor primário, não poderão ser eliminados.

    Portanto, item incorreto !

  • ESSE ''TODO'' AÍ GENTE NEM SEMPRE ESTÁ ERRADO, MAS É BOM TOMAR CUIDADO.

  • PODE ser eliminado sim, se viesse DEVE é que estaria errada. Esse é o tipo de questão que "para a cespe" tem duas respostas corretas e ela "escolhe" a que achar mais conveniente e oportuna, por motivos que ninguém sabe, o que nos resta é marcar o que ela mais cobra (questão incompleta não é questão errada) e torcer para que não seja uma excessão como essa. 

     

     

    (CESPE - 2014 -TCDF TEC.ADM)

    Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes.

    GABARITO: CERTA.

  • "Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado."

    Errado! Nem todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado, apenas o que não adiquirirem valor secundário.

     

    Vocês ainda ouvirão falar de mim. Jonathan Almeida.

     

  • Agora "Pode = Deve". Mais essa!

  • Acredito que o erro da questão não é no 'pode' e sim dizer que TODO documento ao perder o valor primário pode ser eliminado. Nem TODO documento ao perder o valor primario pode ser eliminado. SALVO o ENGANO entendi assim para aceitar e doer menos!

  • O documento pode ser eliminado ou pode ser recolhido; caso tivesse dito DEVE ser eliminado o gabarito estaria Errado.O verbo “poder” indica faculdade ou possibilidade. Vai entender!!! Segue o Baile!!!!

  • é cada pegadinha doida. "todo e pode "

  • Errada, pois ALGUNS podem adquirir valor secundário.

     

  • Errei porque pensei que "pode" tinha valor facultativo, isto é, achei que  tanto pode ser eliminado quanto ser transeferido para a fase intermediária ou recolhido para a fase permanente.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Quanto ao valor dos documentos, o processo de avaliação documental pode lhe atribuir dois valores diferentes: o valor primário e o valor secundário.

    O valor primário todo documento possui (ou já possuiu, uma vez que é temporário). Ele é o valor administrativo, técnico, legal, fiscal, jurídico, etc. ou seja, é a importância que o documento possui para que a instituição realize atividades administrativas (ele é a própria razão de existir do documento), que vai reduzindo á medida que o tempo passa.

    O valor secundário somente uma  aparcela mínima de documentos possui. Ele é o valor que o documento possui como prova ou testemunha de fatos importantes para a História, Ciência, Cultura ou para a sociedade como um todo. É a função que o documento exerce como memória da instituição, e exatamente por isso é um valor permanente (que não reduz com o tempo).

    Então, caso um documento tenha findado seu valor primário, o mesmo será eliminado SE E SOMENTE SE não possuir valor secundário; caso possua este valor, deverá ser recolhido para o arquivo permanente. 

     

    fonte: qconcursos 

  • Eu pensei igual ao Joao Pelizei, quando se diz pode quer dizer que pode ou nao, diferente de deve. Questao maldosa. Bons estudos 

  • Se a passagem pela fase INTERMEDIÁRIA não é obrigatória, por que não seria possível a elimição na fase corrente?

     

    PORQUE a destinação final do documento ocorre na fase INTERMEDIÁRIA, ou seja, é nessa fase, apenas, que o documento ou é RECOLHIDO para o arquivo permanente ou é destinado à ELIMINAÇÃO.

     

    Sendo assim, não confundir que o documento pode diretamente ser RECOLHIDO da fase CORRENTE para a fase PERMANENTE e que, tão somente poderá ser avaliado para eliminação na fase INTERMEDIÁRIA.

     

    Bons Estudos!

  • Gab: Errado

     

    Vamos ler a questão como se fosse uma pergunta:

     

    Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado?

    De imediato, vem a resposta NÂO. (o problema não está na palavra PODE, mas sim na palavra TODO)

    Se você dissesse que sim estaria afirmando que todo documento pode ir pro lixo quando perde o valor primário, e como fica os que adquiriram valor secundário?! 

     

    Aqueles que perdem valor primário e adquirem valor secundário possuem guarda permanente. Portanto nem todo ducumento pode ser eliminado após perder seu valor primário.

  • Errei a questão, mas concordo com o gabarito. Se esgotou valor primário então tem valor secundário, documentos com valores secundários estão dentro dos arquivos permanentes, logo não poderão jamais serem eliminados.
  • Questão deveria ser anulada.

    Um documento PODE sim ser eliminado quando perde o valor primário, porque nem sempre ele adquire valor secundário.

  • A princípio considerei o verbo "poder" refletindo uma hipótese, e de fato é. Porém, a palavra "todo" faz alusão ao conjunto de documentos existentes. Excluem-se da possibilidade de eliminação os previstos na tabela de temporalidade para posterior recolhimento.
    Mas é uma questão ambígua, deveria ser reconsiderada.   

  • Um documento é diferente de TODO documento.
  • Na minha sincera e humilde opinião, acredito que o gabarito deveria ser CERTO!

    "Todo documento que perde seu valor primário PODE ser eliminado"

    Vamos lá:

    TODO documento que perde seu valor primário: Se QUALQUER documento perder seu valor primário ele terá APENAS DOIS DESTINOS ( ELIMINAÇÃO OU RECOLHIMENTO para o arquivo PERMANENTE, sendo esse útimo com o valor de SECUNDÁRIO). Então TODO documento que perder seu valor primário ou ele será SECUNDÁRIO, ou ELIMINADO (FATO!).

    PODE ser eliminado: O verbo poder, deixa margem de escolha. PODE uma coisa, ou PODE OUTRA. Com isso, ele PODE ser eliminado, como PODE ser recolhido para permanente. O que vai determinar isso é a TABELA DE TEMPORALIDADE.

    Logo, podemos deduzir que TODO documento que perder seu valor primário, ou ele será ELIMINADO, ou ele será recolhido para arquivo PERMANENTE com valor de secundário. Então, ao meu ver, ele PODE tanto ser recolhido, quanto PODE ser eliminado, será a tabela de temporalidade o fator determinante, que no caso, não foi citada na questão! Com isso, gabarito CERTO

    CESPE VACILOU !! E infelizmente prejudica quem estudou!!

  • Vinicius Gardin, eu acertei a questão com certa facilidade.

    Devemos respeitar o pensamento da banca e estudar conforme seu campo de interpretação. Nós, concurseiros, devemos chorar menos e estudar mais. Seu comentário não agregou em absolutamente nada, não são frases coloridas que farão a respeitada e coesa banca CESPE mudar de diretriz.

  • Bruno Vicentin, te parabenizo por ter acertado a questão com facilidade! Acredito que você tem facilidade em muitas coisas, por exemplo, falar merd#%$ e atrapalhar quem está afim de estudar. Acho que o respeito primeiramente deve partir de você para os concurseiros que acessam este site, afinal cada comentário que aqui está é um um ponto de vista que talvez alguém não tenha pensado e possa ajudar! Vai conernar a vóvózinha!!!
    Em relação a Cespe, acredito que em algumas questões seja cabeça de bagre igual você para pensar de forma tão medíocre! 

    Cornete menos, estude mais! Estamos aqui para nos ajudar, como uma família, e desejo que entre para esse laço de guerreiros imparáveis!

    Abraços!

  • SE PERDEU TODO SEU VALOR SIM, PODE SER ELIMINADO, MAS PODERÁ IR PRA FASE INTERMEDIÁRIA, SE PERDEU VALOR (E NÃO TODO O VALOR) CASO O USO TENHA DIMINUÍDO.

  • Apesar de toda a discussão referente ao uso do verbo "poder" justificando que não vincula que todos "devem" ser eliminados, a questão se mostra incorreta justamente na expressão "todo documento". Lembrem-se da existência dos documentos que já nascem com VALOR secundário (permanente) ainda na fase corrente!

  • caso um documento tenha findado seu valor primário, o mesmo será eliminado SE E SOMENTE SE não possuir valor secundário

  • RLM em Arquivologia. hehe

  • E o secundário? ´´tá Pôdi``? 

     

  • GAB:E

    Documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado? PODE!

     

    TODO Documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado? NÃO NEM TODO. Alguns devido ao seu valor probatório ou histórico,etc. devem ser guaradados permanentemente.

  • A questão está errada pelo simples fato de ter generalizado. Pois não é todo documento.

     

    Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado. ERRADO

     

    Se a quetão dissesse por exemplo, '' Um documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado''. CERTA - Pois  se esse documento perdeu valor primário, ele pode ser recolhido ao arquivo permanente (se tiver valor histórico, cultural, informativo) ou simplesmente ser eliminado depois de ter cumprido sua função.

     

  • Eu encarei a questão de forma errada. Achei que quando ele falou que todo documento, após esgotado seu valor primário, PODE ser eliminado, estivesse dizendo equivalente a seguinte forma:

    O documento esgotou seu valor primário. Agora ele PODE OU NÃO ser eliminado, basta saber se ele tem valor permanente

  • Gabarito: ERRADO

     

    Nem todo documento 

     

    ou 

     

    Algum documento

     

    ... que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado.

     

  • Não costumo reclamar, mas essa é a questão mais dúbia da história!

  • Cuidado coma interprestação pessoal!

    O erro da assertiva está na palavras TODOS (e não na palava PODE como muitos comentaram abaixo)

     

    NÃO são TODOS docs. que podem ser eliminados após esgotarem seu valor primário.

    Há docs. que mesmo perdendo seu valor primário ainda preservam valor secundário (histórico, registro)

     

    Gabarito: ERRADO

    Bons estudos!

  • "Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado."

    Correto: Todos os documentos não, mas alguns podem ser encaminhados diretamente para a eliminação caso ele perca o valor admnistrativo e não possua valor historico. 

  • Pareceu questão de Raciocínio lógico Todo se nega com Algum Logo se matar a questão que nem todos devem ser eliminado
  • "Todo documento que tenha esgotado seu valor primário pode ser eliminado."

     

    .. O documento perdeu seu valor primário.

     

    Eu posso eliminá-lo? - é claro que sim !

     

    Eu vou eliminá-lo? - depende.

     

    Gab. correto; 

     

    by neto..

     

  • Se o documento esgotou seu valor primário, ele pode ser eliminado ou recolhido para o arquivo permanente. Assim, nem todos documentos serão eliminados, uma vez que depende de vários fatores.

    GAB E

  • ERRADO

    Valor primário ---> Arquivos correntes e intermediários

     Possuem valor:

    Administrativo

    Fiscal

    Legal

  • Resolução: todos os documentos nascem com valor primário (correntes) e podem continuar com esse valor ao serem transferidos para arquivos intermediários. Se um documento perder valor primário e não adquire valor secundário (histórico, cultural, probatório e informativo), deverá ser eliminado, descartado. Mas não se pode dizer que todo documento que perde o valor primário será eliminado. E se ele perder o valor primário e adquirir valor permanente, por questões, por exemplo, históricas? Essa generalização é o erro da questão.

    Resposta: errada 

  • "Willy was here"

  • podem ser eliminados, mas não todos pois temos aqueles de valor históricos que são recolhidos para guarda permanente.

  • Pode ser, até onde sei, indica uma possibilidade, não uma certeza.

  • Questão mal formulada. O verbo "pode" indica possibilidade e não obrigação.

  • Errei uma e irei errar sempre está questão. Pode é possibilidade

  • Concordo com o Joao Pelizer; a questao foi mal elaborada. Eu acertei, mas o "pode" torna a questao errada, pois, realmente, o documento ( pode ), ser eliminado e nao deve.

  • QUEM PODE PODE, QUEM NÃO PODE SE SACODE!!!

  • Nesse caso ele não tá se referindo ao PODE e sim ao TODO. Foi o que entendi.

  • Arquivo PERDEU o valor primário

    -> ELIMINAÇÃO

    -> RECOLHIMENTO para o arquivo permanente

    não vejo erro na questão. Cespe às vezes viaja.

  • O gabarito dessa questão está ERRADA !

    PODE ser eliminado ? PODE ! No arquivo corrente PODE ser eliminado , no arquivo intermediário PODE ser eliminado . TODO documento ? SIM ...

  • A pessoa estuda e ainda precisa decifrar uma questão mal formulada pela banca. Pode e deve são coisas diferentes, mas a Cespe contrata examinadores lá de Nárnia.

  • Lamentável a redação do item. Muita dubiedade. Pra mim, o item está correto. Sim, inicialmente todos os documentos nascem com o propósito de atender as demandas administrativas de uma instituição. No entanto, nas duas primeiras idades dos documentos, temos um caráter temporal imperante. A partir do momento que se perde a importância administrativa e, finalizado o prazo de guarda no arquivo temporário, o documento pode sim ser eliminado.

    Eis a questão: se o item trouxesse o termo " deve", aí sim teríamos uma generalização, o que corroboraria para sua nulidade.

  • Meu Deus! Pode = deve no dicionário da CESPE.

  • Errado.

    Depende. Se o documento perdeu o valor primário e não recebeu o valor secundário ele será eliminado, mas se ele perdeu o valor primário e recebeu o valor secundário o mesmo será recolhido ao arquivo permanente.