SóProvas


ID
2306416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue o item que se segue.


A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato.

Alternativas
Comentários
  • Zona de Desenvolvimento Intermediário, não?

  • Acho que o erro é esse:

    A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Ou seja, o certo seria de maneiras diferentes...

    Seriam de maneiras diferentes. Agora, quanto a zona de desenvolvimento imediato não seria zona de desenvolvimento proximal?

  • ACREDITO QUE SEJA A ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL, POIS É DETERMINADO PELA HABILIDADE QUE O INDIVIDUO JÁ CONSTRUIU PORÉM ENCONTRA-SE EM PROCESSO. A DIALÉTICA DA APRENDIZAGEM GERA O DESENVOLVIMENTO.

    A ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL, FALA DE UM DESENVOLVIMENTO QUE JÁ FOI CONSOLIDADO, E O INDIVIDUO ESTA PRONTO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS, PÔR EM PRÁTICA.

    A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, EXIGE A INTERAÇÃO COM INDIVIDUO MAIS EXPERIENTE.

  • O Correto seria Zona de Desenvolvimento Proximal, que é o espaço entre a Zona Potencial e o Desenvolvimento Real. O iNteracionismo vem ser exatamente o meio capaz de propiciar este desenvolviento.

    Gabarito Errado.

  • Fizeram uma mistureba de ideias.

    A Zona de Desenvolvimento proximal (Vigotsky), é a distancia entre a zona de desenvolvimento Potencial (determinado com a ajuda dos adultos e/ou colegas que ja sabem)  e a zona de desenvolvimento Real (desenvolvimento oriundo do ensino dado - sistemático). 

    ERRADA

  • A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato.