LETRA B!
Variações Patrimoniais:
É a alteração de valor, de qualquer elemento do patrimônio público, por alienação, aquisição, dívida contraída, dívida liquidada, depreciação ou valorização, amortização, superveniência, insubsistência, efeito da execução orçamentária e resultado do exercício financeiro.
Fonte: arquivos.unama.br/nead/.../aula_1_page1.html
MANUAL DE CONTABILIDADE
APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PARTE II – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS
02.04.00 VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
As variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.
Assim, todas as alterações ocorridas no patrimônio são denominadas Variações Patrimoniais e podem ser classificadas em:
- Quantitativas;
- Qualitativas;
02.04.01 QUALITATIVAS
1. Conceito
Variações patrimoniais qualitativas são aquelas em que ocorrem permutações de mesmo valor dos elementos do Patrimônio, ou seja, as alterações do Patrimônio que não alteram o valor do Patrimônio Líquido. Como exemplos têm-se a compra de veículo e a contratação de operações de crédito, que são variações patrimoniais qualitativas, pois o que acontece, no primeiro exemplo, é a troca (permuta) de uma obrigação de pagar por veículo e, no segundo exemplo, é a entrada de caixa, advinda do empréstimo, em contrapartida a um registro de uma obrigação de devolução do empréstimo.
Para mim há duas respostas: B e E. Todas situações propostas geram mutação patrimonial( alienação,aquisição e dívida contraída).