GAB: D
1. Balanço patrimonial tem por finalidade, apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral, uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática.
2. Ativo Circulante: são registrados os bens e direitos que a empresa consegue realizar (transformar) em dinheiro até o final do exercício seguinte, ou seja, no curto prazo.
3. PL: é o valor residual do ativo depois de deduzidos todos seus passivos.
"Os ativos circulantes devem ser convertidos em caixa em um ano ou menos".
Essa assertiva, na minha opinião, é FALSA, pois o prazo para o ativo circulante ser convertido em caixa não será sempre de um ano ou menos, visto que em empresas cujo ciclo operacional seja maior que um ano, esse prazo considerado como "curto prazo" equivalerá ao ciclo operacional. Se uma empresa possui ciclo operacional de dois anos, por exemplo, o prazo para que os ativos circulantes sejam convertidos em caixa será de dois anos.
Vejam: "Entretanto, na companhia em que o ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo." FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-circulante.htm (em consonância com "Contabilidade Empresarial" de Marion).