SóProvas


ID
2308936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo aos conceitos de contabilidade pública.

Se determinado órgão público deixar de atender à finalidade de sua criação, o princípio contábil da continuidade será necessariamente comprometido nesse órgão. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Resolução 1.111 CFC

    Perspectivas do Setor Público (Principio da continuidade)
     
    No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.


    Portanto, se o órgão público deixar de atender à finalidade de sua criação, ele estará violando o princípio da continuidade.

    bons estudos

  • CERTO.

    Resolução 1.111 CFC - Perspectivas do Setor Público (Principio da continuidade)
     
    No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade. 
    Portanto, se o órgão público deixar de atender à finalidade de sua criação, ele estará violando o princípio da continuidade.

     

  • CESPE quis inovar e ao meu ver criou uma questão incorreta. Ora, com o passar do tempo o referido órgão poderia adquirir uma nova finalidade e aos poucos abandonar sua finalidade original. Dessa forma, o patrimônio desse órgão continuaria tendo destinação social, apenas estaria cumprindo uma nova finalidade diferente da original. Nessa situação não caberia falar que o príncipio da continuidade foi "necessariamente" desrespeitado.

  • Emerson Braga ... Seu relato sobre "com o passar do tempo o referido órgão poderia adquirir uma nova finalidade e aos poucos abandonar sua finalidade original".

    Se houver nova finalidade haverá nova legislação para isso.

    Como a questão falou apenas que o Órgão deixou de atender à finalidade de sua criação sem que houvesse tido nova regra para o ocorrido, houve afronta ao Princípio da Continuidade.

  • Apesar da resolução 1.111/07 do CFC ser bem conveniente, não mais vige, pois foi revogada pela NBC TSP - Estrutura Conceitual. (http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2007/001111&arquivo=Res_1111.doc).

  • Persperctiva do setor público- A continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio,ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar a sua finalidade.

  • Afinal, a Resolução 1.111/07 do CFC ainda possui alguma validade? 

  • Jorge, vi aqui que o edital desse concurso foi lançado em 14/10/2016 e a revogação da resolução 1.111/07 foi a partir de 01/01/2017.

  • Foi revogada, porém os principios não foram extintos, prestem atenção.

    " Revogar a Resolução nº 750/1993, porém, não significa que os Princípios de Contabilidade estejam extintos. A revogação das resoluções visa à unicidade conceitual, indispensável para evitar divergências na concepção doutrinária e teórica, que poderiam comprometer aspectos formais das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) "

     

    http://cfc.org.br/noticias/revogacao-da-resolucao-no-7501993-contexto-e-consideracoes/

  • LEMBREI DO CONTROLE FINALISTICO DA ADM KKKKKKKKKKKKKK NADA A VER, MAS DEU CERTO KKKKKKKKKKKKKK

  • Pessoa, vamos relembrar primeiramente que, no âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade. 

    Dessa forma, se o órgão se afasta disso, por óbvio o princípio da continuidade resta comprometido. 

    Item certo.

    Gabarito: CERTO