GABARITO: LETRA A
"A teoria da informação foi elaborada por Shannon e Weaver em 1949. É considerada a teoria matemática da informação. Trata-se da "teoria da transmissão" das mensagens, pois os estudos objetivam melhorar a velocidade de transmissão, diminuir as distorções e fazer passar, por meio de um canal, o máximo de informação em menos tempo possível. (...) Esse modelo comunicativo pretendia constituir um meio mais econômico, rápido e seguro de codificar uma mensagem sem que a presença do ruído tornasse a transmissão problemática."
Livro: Obras jornalísticas: uma síntese. Ellis Regina Araújo, Elizete Cristina de Souza. 3.ed. Brasília: Vestcon, 2008. p.82
TEORIA MATEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO OU DA INFORMAÇÃO
O objeto de estudo desta teoria é a transmissão da mensagem através de canais mecânicos, com objetivo de medir quanta informação pode ser transmitida evitando as distorções. A comunicação é entendida como uma forma fixa, não se preocupando com os aspectos sociais da comunicação. “Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, em 1949, essa teoria é menos um conjunto acabado de conceitos e pressupostos teóricos, mas sim uma sistematização do processo comunicativo a partir de uma perspectiva puramente técnica, com ênfase nos aspectos quantitativos.” (ARAÚJO in HOHLFELDT, MARTINO e FRANÇA, 2010, p.121)
Sua criação teve como impulso inicial a finalidade de solucionar questões técnicas de armazenamento de informações, buscando sistematizar o processo comunicativo através de um ponto de vista tecnicista, buscou minimizar as perturbações nas transmissões.
A Teoria Matemática também faz parte das abordagens sobre o código e a mensagem; nela o receptor não é avaliado sob nenhum aspecto, não considerando os aspectos sociais da comunicação. A pesquisa se dá no campo mecânico, na verificação de quanto um determinado canal comportaria de informação a ser levada adiante.
Essa teoria marca, em 1949, a publicação das investigações de Shannon e Weaver, que têm por objetivos medir a quantidade de informação contida em uma mensagem e a capacidade de informação que um canal possui. Estes estudos, hoje considerados obsoletos, ajudam a compreender a comunicação entre máquinas e o código binário – base para desenvolvimento das tecnologias digitais.
A idéia é: a fonte produz uma mensagem, convertida em sinal por um transmissor, este sinal viaja por um canal – que pode sofrer ação de ruídos – ao sair do canal, o sinal é captado por um receptor que decodifica a mensagem, que será entendida pelo destinatário.