SóProvas


ID
2309356
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Encontrar formas de se viabilizar financeiramente por meio dos conteúdos disponibilizados na Web tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas jornalísticas de todo o mundo. O jornal americano The New York Times foi um dos pioneiros a utilizar o sistema conhecido como_____________, sistema de assinatura que permite ao internauta o acesso a conteúdos restritos, enquanto um determinado número de notícias podem ser acessadas de forma gratuita. O modelo vem sendo utilizado por muitas publicações brasileiras.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Não conhecia esse termo, mas...

    Pay wall é um sistema de assinatura usado por jornais e outros veículos de comunicação digitais que permite ao internauta o acesso a conteúdos restritos. Diante da diminuição das tiragens impressas, os jornais vêm adotando o pay wall em suas versões eletrônicas, na intenção de elevarem suas receitas.

    http://citrus7.com.br/artigo/o-que-e-pay-wall/

  • Complementando....

    GABARITO C

    Ao contrário do que se podia imaginar, a implementação do paywall -- barreira que restringe o acesso dos usuários não pagantes aos sites -- contribuiu para disparar a audiência dos grandes jornais brasileiros, que têm registrado também um significativo aumento na venda de assinaturas digitais.

    Segundo executivos de jornais entrevistados pelo Centro Knight, a adoção deste "muro de pagamento" teve impactos na mentalidade e no funcionamento das redações, e tem alterado o modelo de financiamento do negócio e o perfil dos leitores, com reflexos na linha editorial das publicações.

     

    Modelo poroso

    O modelo de paywall adotado pela maioria dos jornais brasileiros é conhecido como "poroso" ou "flexível", pois permite ao usuário não-assinante ler um número restrito de matérias por mês de forma gratuita. Caso queira ler mais textos, o usuário precisa pagar a assinatura.

    É considerado um modelo inteligente, por não afastar totalmente os leitores (como um paywall rígido ou hard wall) e garantir, assim, uma audiência significativa para anúncios.

    "Houve várias experiências que fracassaram de hard walls, de fechar 100%. E foi um desastre porque não permitia uma convivência com o conteúdo. O New York Times deu projeção a esse paywall poroso, que possibilita gerar o hábito da leitura e ir convertendo aos poucos os assinantes, à medida que eles vão batendo no muro", disse Rech, da ANJ.

     

    FONTE:https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-17750-adocao-de-paywall-faz-aumentar-audiencia-de-jornais-no-brasil-e-estimula-venda-de-assi