-
QUESTÃO ERRADA
A noção de records continuum ou “gestão continuada de documentos” foi introduzida por Ian Maclean por volta de 1950 e posteriormente desenvolvida por Atherton (1985) e Upward (1996- 1998), demarcando-se como um conceito arquivístico caraterístico do paradigma pós-custodial (Cruz Mundet, 2011).
De acordo com Pearce-Moses(2005), records continuum significa A model of archival science that emphasizes overlapping characteristics of recordkeeping, evidence, transaction, and the identity of the creator (p. 333).
O modelo de records continuum dá enfoque ao papel central da gestão de documentos no sistema de gestão da informação institucional numa perspetiva integrada (António, 2009; Atherton, 1985; Upward, 1996-1998; An, 2003).
Este modelo não significa uma formulação alternativa à gestão do ciclo de vida dos documentos nem muito menos estabelece uma rutura (Atherton, 1985), mas cria enfoque sobre a materialidade/imaterialidade da informação arquivística (Iacovino, 2006).
fonte:https://www.researchgate.net/profile/Laureano_Ascensao_De_Macedo/publication/304253129_Politicas_de_avaliacao_de_informacao_no_sistema_arquivistico_da_Regiao_Autonoma_da_Madeira_analise_de_conteudo_as_portarias_de_gestao_de_documentos_2004-2014/links/576ad79608aefcf135bd4ee1.pdf?inViewer=0&pdfJsDownload=0&origin=publication_detail
-
Records continuum
Modelo visual e teórico que compreende um regime uniforme e coerente dos processos de registos a partir do momento da criação de registos (e antes da criação, na concepção de sistemas de registos), através da preservação e utilização dos registos como arquivos.
https://narq.tecnico.ulisboa.pt/mais-sobre-arquivo/glossario-tecnico/
-
O records continunm, ou gestão continuada de documentos, tem como principal objeto de estudos a gestão de documentos como uma peça, uma engrenagem em um sistema maior, que é a gestão da informação. Ou seja, ele não trabalha sobre uma nova proposição à gestão de documentos, mas sim sobre o aspecto material da informação, que por vezes ultrapassa as competências e a área de atuação da Arquivologia (a gestão de documentos opera sobre os documentos em si, ou seja, sobre a informação registrada, produzida sob a ação administrativa).
Então o records continuum está além da gestão de documentos, estudando a gestão da informação ao qual ela pertence.
Gabarito do professor: Errado
-
Não conhecia esse termo...
Pelo que entendi Records continuum estuda a gestão de documentos e a gestão de informação. O erro da questão está em dizer que implementa fases e inova a gestão.
-
vixi... estudei toda arquivologia e não vi esse conceito....misericórdia ia ficar no branco.
O conceito de records continuum é um modelo usado como instrumento de elucidação, sobretudo no que se refere aos seus múltiplos propósitos, seu caráter espaço-temporal e o uso do valor contínuo.
-
Meu Deus!
-
GENTE, LEIAM O COMENTÁRIO DEIXADO PELO PROFESSOR! DÁ PRA COMPREENDER LENDO 5 VEZES! KKK
Em síntese, nos diz que records continuum tem o escopo de gerir a INFORMAÇÃO propriamente dita, em seu aspecto material, ou seja, a informação em si (algo intrínseco). O Professor ainda nos diz que a é algo que vai além da competência e da área de atuação da Arquivologia.
Então, dá pra perceber que o ERRO da questão, na verdade, é simples e bobo, quando nos fala que o records continuum estrutura e fundamenta a gestão de documentos, quando na verdade, está mais ligado à INFORMAÇÃO destes.
BONS ESTUDOS. DESISTIR? JAMAIS!
Deus nos abençoe!
-
Nunca nem vi
-
Records continunm = gestão continuada de documentos.
Está relacionada à Gestão de Informação, que ultrapassa a área de atuação da Arquivologia, ou seja, algo mais amplo do que a Gestão de Documentos.
Gabarito: Errado.
-
uó essa questão
-
INFORMAÇÃO
-
Dica: deixe sem marcar.
-
NUNCA NEM VI ²
-
Q tiro foi esse?
-
Tem um artigo que explica direitinho: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_nesp/racin_v4_nesp_artigo_0320-0331.pdf (página 190)
O records continuum é uma teoria Australiana, que prega que a gestão de documentos se baseia em 4 eixos em permanente interação: produção, reunião, organização e acesso aos documentos de arquivo, configurando assim uma gestão contínua desde a criação do documento. Essa teoria é utilizada para a nova realidade na gestão de documentos eletrônicos e vai contra o modelo americano de gestão de documentos, que compreende fases separadas por idade dos documentos.
Ou seja, a questão está errada.
Muito aprofundada, aff ¬¬
-
Resposta ERRADA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------->Gestão de documentos
Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e
arquivamento(1, 2) de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou
recolhimento(1, 2). Também chamado administração de documentos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------->Records Continuum Model
Como resposta às discussões em evolução sobre os desafios de gerenciar registros e arquivos digitais na disciplina de Arquivologia. Wikipedia (inglês)
-
Records continunm de viagem da cespe - tnc kié!!!
-
Records continunm = gestão continuada de documentos.
Está relacionada à Gestão de Informação, que ultrapassa a área de atuação da Arquivologia, ou seja, algo mais amplo do que a Gestão de Documentos.
-
Não sei pq ainda insisto em chutar essa questão.
Tá bem difícil assimilar o conceito desse tal de records continuum. Ainda não encontrei nada que me clareie as ideias :(
-
Sendo simples e direto.
Questão: O conceito de records continuum estrutura e fundamenta a gestão de documentos, além de definir as fases e os procedimentos a serem adotados em sua implementação.
O correto seria: O conceito de records continuum traz uma nova visão para essa gestão pois se preocupa mais com a informação arquivística sendo assim fazem uma referência à gestão da informação dos documentos e não à gestão de documentos propriamente dita, portanto trata-se de algo mais amplo.
-
Q dia foi isso
-
Esse assunto está no edital da PF ?