SóProvas


ID
2309770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.

No modelo Conspectus, os indicadores de profundidade da coleção representam um continuum, do nível mínimo de informação até o nível abrangente, ao longo de uma escala descendente que define, por meio da quantidade de materiais, a mobilidade de um nível para o seguinte.

Alternativas
Comentários
  • A política deve também descrever a estrutura para

    a formação das coleções, isto é, sob qual lógica as coleções

    serão colecionadas. Nesse sentido, a missão e os objetivos

    da biblioteca e da instituição que a mantêm orientarão a

    formação e o desenvolvimento de coleções. Os principais

    modelos de estrutura para coleções conhecidos no Brasil

    são:

    - Modelo Conspectus: os temas e os assuntos das

    coleções são determinados pela concentração de exem-

    plares em classes e subclasses de um esquema de classifi

    abordagem acumulativa e exaustiva em relação às cole-

    ções foi sendo alterada tendo em vista a necessidade

    premente de selecionar as obras de relevância e de qua-

    lidade.

  • O erro da questão está em falar que é uma escala descendente, o correto é escala ASCENDENTE.

     

    "Os indicadores de profundidade da coleção representam um continuum que vai do nível mínimo de informação até o nível abrangente. Esses níveis incrementais não são iguais, no entanto, a partir do momento em que a diferença de um nível para o nível seguinte pode ser mensurado em termos quantitativos e qualitativos, pode ser definida a quantidade de materiais necessários para mover de um nível para o seguinte, ao longo de uma escala ascendente. Cada nível, na sua maioria, inclui todos os elementos, formatos e características dos níveis anteriores, assim é um processo cumulativo. Isso significa que o nível de Pesquisa contém, não somente os elementos de definição do nível de Pesquisa (4), mas também todos os elementos de cada nível, ou seja, Informação mínima (1), Informação básica (2) e Estudo (3)".

     

    CARIBE, Rita de Cássia do Vale. Conspectus: um metódo para gerenciamento de coleções em bibliotecas. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf, Campinas, v.12, n.1, p. 39-60 jan/abr, 2014.

     

  • Questão relacionada a formação e desenvolvimento de coleções. 

    O modelo Conspectus é utilizado no desenvolvimento de coleções como um modelo que orienta racionalmente as mudanças necessárias à coleção, considerando títulos, áreas e quantidades.  

    Conspectus utiliza indicadores de profundidade da coleção em um continuum que vai do nível mínimo de informação até o nível abrangente, sendo estes os níveis Informação mínima (1), Informação básica (2) Estudo (3) e Pesquisa (4). 

    Este continuum se dá em uma escala ascendente e não descendente como informado incorretamente na assertiva. 

    A transposição de um nível para o seguinte na escala ascendente não envolve exclusão, sendo que o nível maior na escala envolve suas características e as características do nível anterior. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.