SóProvas



Questões de Gestão do conhecimento e da Informação


ID
200188
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Gestão do Conhecimento, considere:

I. A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.

II. Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os dos demais campos envolvidos com a Gestão do Conhecimento.

III. A implantação do processo de Gestão do Conhecimento em uma organização pode desencadear conflitos de interesse e disputas de territórios.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao item III, conhecimento é poder.

  • I - " A GC tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aosprimórdios daCiência da computação, dademonstração, bem como daCiência da informação."

    II - " Os conceitos de dado, informação e conhecimento, no campo da ciência da computação, coincidem apenas em parte com os demais campos envolvidos com a gestão do conhecimento. Dados podem ser vistos como quaisquer valores passíveis de serem processados por um sistema. Informação pode ser descrita como dados que foram selecionados e organizados para um propósito específico. Conhecimento, no campo da inteligência artificial, é informação estruturada de maneira a salientar e explorar relacionamentos sobre conjuntos de dados.

    III - "A implantação do processo de gestão do conhecimento em uma organização pode desencadear conflitos de interesse e disputa por território."

    BARBOSA, Ricardo rodrigues; PAIM, Isis. Da GRI à gestão do conhecimento. In: A gestão da informação e do conhecimento


ID
212245
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na gestão estratégica da informação, o contexto no qual o desempenho de uma organização esteja condicionado à qualidade das ligações e das relações entre as unidades organizacionais e estas, por sua vez, dependam da qualidade do fluxo informacional existente para proporcionar o intercâmbio de ideias e informações, denomina-se fator de

Alternativas
Comentários
  • Sinergia = cooperação e trabalho, ou seja a soma das partes é maior do que o todo.
  • Fator de sinergia:

    "o desempenho de uma organização está relacionado à qualidade das ligações e relações entre as unidades organizacionais, e estas por sua vez dependem da qualidade do fluxo informacional existente para proporcionar o intecâmbio de ideias e informações. Mesmoq ue cada unidade ou elo da cadeia produtiva apresente, isoladamente, excelente desempenho, se as relações e coordenações entre essas unidades não forem eficientes a organização é percebida pelos seus clientes como pouco eficaz, especialmente quanto à qualidade dos serviços prestados".

     

    Fonte: BEAL, Adriana. Gestão Estratégica da Informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

  • A informação como recurso organizacional

    Organizações necessitam de diversos recursos para atingir os seus objetivos, são eles por exemplo: Recursos materiais, humanos, financeiros e a informação.

    O propósito básico da informação é o habilitar a empresa a alcançar os seus objetivos.

    Conceitos:

    • Informação como apoio à decisão – reduz a incerteza na tomada de decisão, permitindo que escolhas sejam feitas com menor risco e maior precisão.
    • Informação como apoio à produção - isso ocorre na medida em que a informação contribui para que as organizações possam desenvolver melhores produtos e serviços, agregando valor ao negócio.
    • Informação como fator de sinergia – um adequado fluxo de informação em uma organização proporciona maior qualidade na ligação e no relacionamento das unidades organizacionais (departamentos, seções ou pessoas).
    • Informação como fator determinante de comportamento – a informação fluente na organização irá provocar comportamentos positivos ou negativos, esperados ou inesperados, tanto nos indivíduos que trabalham na organização como nos demais agentes externos que interagem com ela. Como clientes, fornecedores e parceiros.

    https://sites.google.com/site/introducaoti/fundamentos-para-sistemas-de-informacao/unidade-2---informacao-e-organizacoes


ID
317569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista dos processos, gestão de sistemas de informação é o mesmo que gestão da informação.

Alternativas
Comentários
  • A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais).
     

    Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

    Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. 


ID
317707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

O uso de tecnologias de informação e comunicação é uma condição sine qua non em qualquer atividade de gestão do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Sine qua non ou condição sine qua non é uma expressão que originou-se do termo legal em latim que pode ser traduzido como “sem a/o qual não pode deixar de ser”.

    Lógico que podemos gerir o conhecimento sem as TICs
  • Para complementar o comentário da colega Neide, a condição sine qua non em qualquer atividade de gestão do conhecimento são os profissionais da informação.

    Força, foco e fé!


ID
317713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão da informação lida com o conhecimento explícito e a gestão do conhecimento lida, exclusivamente, com o conhecimento tácito. As duas atividades referem-se, pois, a práticas distintas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão só se tornou errada pelo uso da expressão EXCLUSIVAMENTE
  • Além do mais Neide acredito que gestão do conhecimento seja equivalente à gestão da informação. Se eu tiver errado, por favor me corrijam.

  • Primeiramente é importante mencionar o que se entende por gestão da informação e gestão do conhecimento. A gestão da informação é um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (1). A gestão do conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão (2).

    Na literatura observa-se que algumas correntes fundem os dois modelos de gestão, ou ainda, confundem um modelo com o outro. Por esse motivo, é muito comum, em diferentes segmentos econômicos, empresários falarem que fazem gestão do conhecimento em suas empresas, quando na realidade o que fazem é gestão da informação.

    No entanto, algumas correntes definem muito claramente o papel de cada um destes modelos de gestão. Sem dúvida nenhuma, as duas gestões convergem para o fato de que pretendem apoiar/subsidiar as atividades desenvolvidas no dia-a-dia, e a tomada de decisão na organização.

    Para isso, focam fluxos informacionais diferenciados. A gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito). A gestão da informação trabalha no âmbito do registrado, não importando o tipo de suporte: papel, disquete, CD-ROM, Internet, Intranet, fita, DVD, etc., constituindo-se nos ativos informacionais tangíveis. A gestão do conhecimento trabalha no âmbito do não registrado: reuniões, eventos, construção individual de conhecimento, valores, crenças e comportamento organizacional, experiências práticas, educação corporativa, conhecimento de mundo etc., constituindo-se nos ativos intelectuais (intangíveis).

    (…)

    Valentim, Marta Ligia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento: especificidades e convergências.
    [Novembro/2004]. Disponível em:


  • Exatamente Neide! A gestão do conhecimento não lida exclusivamente com conhecimento tácito, mas com conhecimento explícito também: 

    "Na opinião de Alvarenga Neto (2008, p. 53) a gestão do conhecimento, além da gestão da informação, envolve também as questões da criação, do compartilhamento e do uso/aplicação do conhecimento. A GI serve de partida para a implementação de iniciativas de GC, mas por si só não garante sua aplicabilidade."

     

    https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/viewFile/1931/2052

     

    Diego, pelo que li a respeito, Gestão da informação não é equivalente à Gestão do conhecimento.

    Abraços!

  • Ambos fazem parte da Gestão do Conhecimento.
     

    O conhecimento Tácito

    é aquele adquirido pela experiência.

    o Explícito

    é aquele transmissível por meio da linguagem formal, codificado e sistemática.

  • FUNDAMENTANDO os comentários "[...] Sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, tanto a informação quanto o conhecimento tem a ver com pessoas, embora em diferentes níveis ou dimensões. A informação depende dos dados que se convertem em informação ao ter significado a partir de diferentes processos de agregação de valor e de uma determinada contextualização; o conhecimento é informação transformada em crenças, conceitos e modelos mentais mediante o raciocínio e reflexão." (PONJUÁN DANTE, 2007, p. 111

    DADOS (geram) --> INFORMAÇÃO (que geram) -> CONHECIMENTO

    Desse modo, vale salientar que se a questão afirmasse que, ao invés da GC, a GI lidasse EXCLUSIVAMENTE com o conhecimento explícito, também estaria errado. Vejam só:

    "A interação entre as disciplinas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento contribui para o desenvolvimento de uma visão mais holística da GI. A Gestão do Conhecimento, ao considerar o fator humano como essencial em sua disciplina, parece ter influenciado o reforço deste aspecto por muitos autores da GI. Assim, o elemento humano, visto antes como um dos recursos da GI, passou a ser considerado o foco principal das práticas de gerenciamento informacional. Wilson (2002), em seu trabalho sobre Gestão da Informação, reconheceu claramente este aspecto, destacando que o comportamento (de busca) informacional (Information Seeking Behavior), tendo como base a necessidade informacional humana, é a mola-mestra da GI."

    Finalizando o raciocínio, ambas possuem características complementares. O que DIFERENCIA uma da outra, é o FOCO do seu objeto de estudo (GI -> conhecimento explícito; GC -> conhecimento tácito), mas isso não significa afirmar que lidam EXCLUSIVAMENTE com o seu foco.


ID
317719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão do conhecimento pode ser compreendida como a promoção de condições férteis para que o conhecimento seja criado, compartilhado e utilizado no âmbito das organizações.

Alternativas
Comentários
  • "Entretanto, quando se tem em questão o conhecimento tácito de fato, a gestão do conhecimento é responsável pela condução dos processos relacionados ao fluxo e apropriação do conhecimento. Este, por seu turno, não pode ser manipulado, no sentido estrito da palavra. A 'intencionalidade maior' refere-se, em última análise, em fazer com que todo o tipo de conhecimento seja valorizado, compartilhado, utilizado, retido na organização, com o fim de que os indivíduos criem conhecimento, aprendam mais e da melhor forma. Está preocupada com a criação de condições férteis, a condução de situações ótimas e viabilizadoras para que o conhecimento seja criado, compartilhado, assimilado e convertido em benefícios aplicáveis à consecução dos objetivos de uma determinada organização. Todas esses aspectos pressupõem elementos a mais do que a gestão da informação sozinha pode oferecer."

    Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000100007

    Gabarito: CERTO


ID
317728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • O modelo SECI é um modelo do conhecimento que cria processos para compreender a natureza dinâmica da criação do conhecimento, a criação desse conhecimento é um processo continuo de interações dinâmicas entre o conhecimento tácito e explícito. As quatro modalidades da conversão do conhecimento interagem na espiral da criação do conhecimento. A espiral torna-se maior na escala enquanto move para cima através dos níveis organizacionais, e podem-se provocar espirais novas da criação do conhecimento.
    Significado de SECI:
    Socialização: Este modo de conversão do conhecimento denominado socialização configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito (NONAKA, 1994). Uma frase sintetiza esta conversão: “troca de conhecimentos face-a-face entre as pessoas” Silva.


    A literatura aponta dois caminhos para a organização obter oconhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. O conhecimento é reconhecido como fator-chave a competitividade das organizaçõess, muito além do gerenciamento do conhecimento, a sua criação representa um recurso estratégico para as empresas. As condições favoráveis para tanto passam pelo processo SECI (Socialização - Externalização -Combinação - Internalização).
  • Fui pela lógica: informação representa um modo de criação de conhecimento organizacional? NÃO!! Ela por si só NÃO representa um modo de criação de conhecimento organizacional.

    Força, foco e fé!

  • E alguém NORMAL consegue acertar este tipo de questão nas provas?

  • ESTÁ ERRADA! Onde está "informação" deveria estar "internalização"

    O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

    Lembrem-se:

    Socialização = Conhecimento tácito em tácito
    Externalização = Conhecimento tácito em explícito
    Combinação = Conhecimento explícito em explícito
    Internalização = Conhecimento explícito em tácito

  • 4 (quatro) modos de conversão do conhecimento: 

    SECI (Socialização, Externalização, Combinação, Internalização).

  • Modelo SECI (SOCIALIZAÇÃO, externalização, combinação e INTERNALIZAÇÃO

     

    SÓCIO - T -T 

    EXTERNO -T - E 

    COMBINADO - E- E 

    INTERNO -E  - T


ID
317737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

Identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição e uso da informação compõem o conjunto de processos inerentes à gestão da informação.

Alternativas

ID
327487
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para atuar no âmbito estratégico, uma das linhas de ação que o gestor deve assumir é a articulação, a qual engloba

Alternativas
Comentários
  • A palavra chave da questão é ARTICULAÇÃO. Daí você lembra que se articular de maneira estratégica, está ligado a fatores internos e externos, como a questão A é a verdadeira e aborda as premissas: "identificação de parceiros e ameaças"; "esforços interinstitucionais".

    Força, foco e fé!

  • O trecho da alternativa correta foi copiado do artigo "A gestão na organização de unidades de informação" de Paulo Baltazar Ramos. 

    A dimensão estratégica se ocupa da dinâmica das mudanças e das relações de troca e reciprocidade estabelecidas entre a unidade e a sociedade para a qual serve. Para atuar no âmbito estratégico, o gestor gravita em torno das seguintes linhas de ação:

    a) planejamento - de objetivos e metas, organização do trabalho, modelagem do perfil de ação;

    b) articulação - observação do ambiente, identificação de parceiros e ameaças, formação de alianças, coordenação de esforços interinstitucionais;

    c) marketing - observação do mercado, identificação de clientes e oportunidades, interpretação das necessidades, adequação de produtos e serviços, análise da concorrência.

     

    Fonte: http://files.adm-de-uni-de-info.webnode.com/200000018-a7a6da9992/A%20gest%C3%A3o%20na%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20unidades%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o.pdf


ID
587785
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos mais importantes autores na área da gestão da informação e do conhecimento, Thomas Davenport desenvolveu vários princípios para a área. Para esse autor, a gestão do conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Já Davenport e Prusak (1998) abordam o conhecimento de maneira mais complexa,

    ressaltando que existem certas dificuldades e/ou complexidades para se realizar essa idéia,

    abordando como os dez princípios para a gestão do conhecimento: 

    1. Gestão do conhecimento custa caro. 

    2. Gestão do conhecimento efetiva requer soluções que combinem pessoas e

    tecnologia.

    3. Gestão do conhecimento é altamente política. 

    4. Gestão do conhecimento requer gestores do conhecimento. 

    5. Gestão do conhecimento se beneficia mais de mapas que de modelos, mais de

    mercados que de hierarquias. 

    6. O compartilhamento e uso do conhecimento são frequentemente

    comportamentos anti-naturais. 

    7. Gestão do conhecimento significa aprimorar os processos de trabalho

    relacionados com o conhecimento. 

    8. O acesso ao conhecimento é apenas o início

    9. Gestão do conhecimento nunca tem fim 

    10. Gestão do conhecimento requer um contrato de conhecimento. 


ID
670153
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na gestão do conhecimento, dados, informação e conhecimento são conceitos distintos. Existe a necessidade de a organização do conhecimento discerni-los para garantir a eficácia do processo de

Alternativas

ID
725761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão da informação e do
conhecimento.

O conhecimento codificado pode ser reproduzido com facilidade e a baixo custo; o mesmo não ocorre, contudo, com o conhecimento explícito.

Alternativas
Comentários
  • conhecimento codificado=conhecimento explícito

  • Conhecimento explícito: aquele registrado em algum suporte, ativo e tangível.

    Conhecimento tácito: acúmulo prático sobre determinado assunto. Intuição.

    Conhecimento estratégico: explícito + tácito.

  • ERRADO.

    Conhecimento codificado e explícito são as mesmas coisas. 
  • O erro tá no final da questão. Na vez de explícito o certo seria tácito

ID
725773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão da informação e do conhecimento, julgue
os itens subsequentes.

Conhecimento estratégico é a combinação de conhecimento explícito com conhecimento tácito, à qual se agregam os conhecimentos de especialistas sobre a organização.

Alternativas
Comentários
  • Conhecimento explícito: aquele registrado em algum suporte, ativo e tangível.

    Conhecimento tácito: acúmulo prático sobre determinado assunto. Intuição.

    Conhecimento estratégico: explícito + tácito.

  • Conhecimento estratégico: conhecimento tácito e explícito combinados, formado a partir das informações de acompanhamento, agregando-se o conhecimento de especialistas.

    Fonte: Glossário trilíngue de termos em gestão da informação: subárea inteligência competitiva organizacional


ID
725776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão da informação e do conhecimento, julgue
os itens subsequentes.

A informação se deprecia tal como os bens de capital, por perder sua validade como forma de conhecimento com o passar do tempo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe apontar o erro da questão?

  • Segundo McGee e Prusak (1994, p. 23) “a informação é infinitamente reutilizável, não se deteriora nem se deprecia, e seu valor é determinado exclusivamente pelo usuário; a fortuna de uns é a desgraça de outros”.

     

    MCGEE, James; PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

  • A informação não se deprecia, perdendo sua validade como forma de conhecimento com o passar do tempo, mas pode tornar-se obsoleta, a medida que as disciplinas evoluem.


ID
725779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão da informação e do conhecimento, julgue
os itens subsequentes.

Para que os sistemas informacionais ofereçam serviços e produtos de qualidade, com eficácia e efetividade, deve-se buscar reduzir a incerteza e aumentar a informação acerca da ambiência que os envolve, em especial no que se refere aos insumos por eles recebidos.

Alternativas

ID
725782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão da informação e do conhecimento, julgue
os itens subsequentes.

O conhecimento explícito corresponde ao conhecimento fundamentado na experiência pessoal, razão por que, em muitos casos, é identificado às habilidades do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na verdade é o conhecimento tácito que corresponde ao conhecimento fundamentado na experiência pessoal, razão pela qual, em muitos casos, é identificado às habilidades do indivíduo.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!
  • O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao que pode ser transmitido em linguagem formal e sistemática, e por isso, é facilmente comunicado e compartilhado. É aquele que as organizações conseguem armazenar.

    *Foco no mapeamento de processos, na gestão dos conteúdos informacionais;

    *Foco na organização, monitoramento e recuperação da informação.

    (SOUTO, 2014, p. 207).

    Gab. Errado


ID
788506
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os princípios básicos da teoria da atividade podem não só apoiar os processos de gestão estratégica do conhecimento como também maximizar os resultados de sua iniciativa.


Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir.


I - O princípio da estrutura hierárquica da atividade diferencia os processos humanos em atividade, ação e operação.


II - O princípio da orientação a objetos tem foco no ambiente no qual os seres humanos interagem trocando e adquirindo conhecimento.


III - O princípio da mediação descreve os mecanismos básicos de transformação do conhecimento.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê deste gabarito?

  • Conforme Martins (2001, p.57-59):

    Os princípios básicos da teoria da atividade são:

    (1) Princípio da unidade entre consciência e atividade. É considerado o princípio fundamental da Teoria da Atividade, onde consciência e atividade são concebidas de forma integrada.

    (2) Princípio da orientação a objetos. Este princípio enfoca a abordagem da teoria da atividade para o ambiente no qual seres humanos interagem. Korpelainen, E. and M. Kira (2013) cita que a orientação a objetos é o princípio que se concentra nos motivos e resultados de uma atividade.

    (3) Princípio da estrutura hierárquica da atividade. A teoria da atividade diferencia os procedimentos humanos em três níveis: atividade, ação e operação, levando em conta os objetivos para os quais estes procedimentos são orientados.

    (4) Princípio da internalização-externalização. Descreve os mecanismos básicos da origem dos processos mentais. Ele declara que processos mentais são derivados das ações externas através do curso da internalização.

    (5) Princípio da mediação. A atividade humana é mediada por um número de ferramentas, tanto externas (por exemplo: um machado ou um computador) como internas (por exemplo: uma heurística ou um conceito). As ferramentas são “veículos” da experiência social e do conhecimento cultural.

    (6) Princípio do desenvolvimento. De acordo com a Teoria da Atividade, entender um fenômeno significa conhecer como ele se desenvolveu até sua forma atual, pois ao longo do tempo ele sofre alterações. Compreender estas alterações auxiliará no entendimento do seu estado atual. 

    OBS.: Erro da alternativa III é afirmar que é o princípio da mediação, mas refere-se ao princípio da internalização-externalização.

    Gab. C

    MARTINS, Luiz Eduardo Galvão. Uma metodologia de elicitação de requisitos de software baseada na teoria da atividade. 2001. 170p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/260233


ID
788509
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito da gestão do conhecimento por competências, quais são os elementos que compõem uma competência?

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Conhecido com C , H, A.

  • Competência: soma integrada e coordenada de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que quando manifestadas produzem uma atuação diferenciada.

    Fonte: Glossário trilíngue em termos em Gestão da Informação: subárea inteligência competitiva organizacional.


ID
788518
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A criação do conhecimento organizacional, com o objetivo de enfrentar a concorrência e superar a instabilidade econômica, sua difusão e incorporação em produtos e serviços, é a base sobre a qual se constrói o sucesso de uma organização.


PORQUE


A criação do conhecimento possibilita a inovação contínua e, a partir daí, a organização desenvolve sua vantagem competitiva.


Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Silva Filho (2004, p. 11):

    Para enfrentar a concorrência e superar a instabilidade econômica, as organizações precisam voltar-se para a criação do

    conhecimento organizacional. A criação do conhecimento, sua difusão e incorporação aos produtos e serviços, é a base sobre a qual se constrói o sucesso das organizações. Isto porque a criação do conhecimento possibilita a inovação contínua e, a partir daí, a organização desenvolve sua vantagem competitiva.

    Gab. A

    SILVA FILHO, Cândido Ferreira da. Aprendizagem e gestão do conhecimento num contexto de transformações. Revista de Administração UNISAL. n. 1., Americana, julh./dez. 2004. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article/download/198/178/0#:~:text=A%20cria%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento%2C%20sua,organiza%C3%A7%C3%A3o%20desenvolve%20sua%20vantagem%20competitiva.


ID
1181284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão da informação e do conhecimento.

A informação organizacional resulta das interpretações cognitiva e afetiva de um determinado grupo de indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • "Choo (2006) afirma que uma organização que usa a informação estrategicamente, o faz para criar uma “organização do conhecimento”. A informação organizacional contém múltiplos significados resultantes de interpretações cognitivas e emocionais de indivíduos ou grupos que a processam no cotidiano. Dessa forma, a gestão da informação precisa criar estruturas e processos de informação que sejam flexíveis e permeáveis."

    Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50760

    Gabarito: CERTO


ID
1181287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão da informação e do conhecimento.

O sistema de gestão do conhecimento possui forte relação com a cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Dificuldade de Implantação

    As empresas enfrentam grandes dificuldades na implantação deste. Altos custos dificultam, e problemas na cultura organizacional da empresa, pois quando uma empresa (dono, gestores e funcionários) estão acostumados ao trabalho manual, ou a uma forma de trabalho, implantar outra cultura, automatizar ou qualquer quer seja a mudança, bate de frente a forma de trabalho que estão acostumados, e isso causa divergências e problemas. As pessoas tendem a se acomodar com um estilo de vida, e tira-las disso requer planejamento e tempo. Por isso, a empresa deve planejar e estudar todos os possíveis erros, pois o que deveria ser um crescimento acaba se tornando um transtorno, ocasionando gastos desnecessários e prejuízos a instituição.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_do_conhecimento

  • CERTO.

    A cultura organizacional perpassa toda organização, sendo sua essência a relação entre as pessoas, tanto no ambiente interno como no ambiente externo à organização.


  • A cultura organizacional é sua identidade, portanto, está presente em tudo o que se faz na organização.

  • O sistema de gestão do conhecimento possui forte relação com a cultura organizacional, pois a cultura pode ser definida, segundo Edgar Schein, como um padrão de suposições básicas compartilhadas, que é aprendido por um grupo à medida que seus problemas de adaptação externa e integração interna vão sendo solucionados.


ID
1236238
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O sistema de informação gerencial definido como um conjunto estruturado e interativo de dados e informação sobre a organização, que proporciona a otimização do processo decisório na sua interligação com fatores ambientais auxilia os administradores a consolidar o tripé básico da sustentação organizacional, sendo ele:

Alternativas

ID
1251646
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre os cinco estilos de gestão de informação propostos por Davenport, aquele “cuja principal característica é o uso da negociação racional entre os grupos centrais e os dispersos, reconhecendo explicitamente a importância da política informacional e tratando-a como atividade legítima e necessária, na qual as pessoas com diferentes interesses buscam definições coletivas de objetivos e meios para alcançá-los” é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Davenport e Prusak, definiram cinco estilos de gestão da informação

    a) Utopia Tecnocrática: Uma abordagem altamente tecnológica de gerenciamento da informação, que enfatiza a classificação e a modelagem do patrimônio de informações de uma organização, apoiando-se fortemente em novas tecnologias;

    b) Anarquia: Apresenta ausência completa de uma gerência da informação que deixe a cargo dos indivíduos a tarefa de obter e gerenciar sua própria informação;

    c) Feudalismo: Apresenta gerenciamento da informação por unidades de negócios ou funcionais, as quais definem as próprias necessidades de informação, e repassam apenas uma informação limitada à empresa como um todo;

    d) Monarquia: O poder sobre o gerenciamento da informação é centralizado, e a autonomia dos departamentos e divisões em relação às políticas de informação é substancialmente reduzida;

    e) Federalismo: Uma abordagem de gerenciamento da informação baseada no consenso e na negociação de elementos informação-chave (níveis gerencial, estratégico e tático) e no fluxo da informação para a organização. 

    Fonte: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/viewFile/10155/9265


ID
1363804
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O gerenciamento eletrônico de documentos é uma ferramenta indispensável para a gestão do conhecimento, pois

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento eletrônico de documentos ouGestão electrónica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED permitem aos usuários acessarem os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador Web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje. A capacidade de gerenciar documentos é uma ferramenta indispensável para a Gestão do conhecimento.

    Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma empresa. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a pessoa certa. O GED lida com qualquer tipo de documentação.

    Qualquer tipo de empresa, pequena, média ou grande, pode usar o GED, entre: escolas; empresas de advocacia; hospitais; administradoras de condomínios; empresas de recrutamento; escritórios de arquitetura, design e engenharia; assessorias de imprensa e de comunicação; e consultorias. Nas médias e grandes empresas, o GED poderá ser aplicado para setores específicos (RH, Treinamento, Contabilidade, Marketing, Informática). Este serviço avalia as necessidades específicas do cliente e oferece um sistema modular, o que possibilita a implantação gradativa do Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

    É a forma de governar através da tecnologia, promovendo um governo mais eficiente a fim de, facilitar ao cidadão o acesso aos serviços governamentais, assim tornando um governo mais prestador de serviços."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_eletr%C3%B4nico_de_documentos


ID
1430194
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, relativas à gestão do conhecimento:

I. Requer soluções que combinem pessoas e tecnologia.
II. Requer gestores do conhecimento.
III. O compartilhamento e uso do conhecimento são frequentemente comportamentos anti-naturais.
IV. O acesso ao conhecimento é o fim do processo.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Já Davenport e Prusak (1998) abordam o conhecimento de maneira mais complexa, ressaltando que existem certas dificuldades e/ou complexidades para se realizar essa idéia, abordando como os dez princípios para a gestão do conhecimento:  1. Gestão do conhecimento custa caro. 2. Gestão do conhecimento efetiva requer soluções que combinem pessoas e tecnologia. 3. Gestão do conhecimento é altamente política. 4. Gestão do conhecimento requer gestores do conhecimento. 5. Gestão do conhecimento se beneficia mais de mapas que de modelos, mais de mercados que de hierarquias. 6. O compartilhamento e uso do conhecimento são frequentemente comportamentos anti-naturais. 7. Gestão do conhecimento significa aprimorar os processos de trabalho relacionados com o conhecimento. 8. O acesso ao conhecimento é apenas o início  9. Gestão do conhecimento nunca tem fim 10. Gestão do conhecimento requer um contrato de conhecimento. 

    http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/60614788.pdf

ID
1498051
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A base do sistema de gestão do conhecimento é constituída

Alternativas
Comentários
  • A gestão do conhecimento é um conjunto de atividades que visa trabalhar a cultura organizacional/informacional e a comunicação organizacional/informacional em ambientes organizacionais, no intuito de propiciar um ambiente positivo em relação criação/ geração, aquisição/apreensão, compartilhamento/socialização e uso/utilização de conhecimento, bem como mapear os fluxos informais (redes) existentes nesses espaços, com o objetivo de formalizá-los, na medida do possível, a fim de transformar o conhecimento gerado pelos indivíduos (tácitos) em informação (explícito), de modo a subsidiar a geração de ideias, a solução de problemas e o processo decisório em âmbito organizacional (VALENTIM apud JORGE, 2016).

     

     

    Fonte:

    JORGE, Carlos Francisco Bitencourt. A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético Clube. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.152-172, jan./mar. 2016. Disponível em: portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/2533/1707. Acesso em: 24 jul. 2017.

  • Analisando todas as alternativas:

    a - pelo desempenho dos processos corporativos de uma forma geral.

    Gestão do conhecimento se baseia na análise de processos coorporativos, mas a questão erra por generalizar o processos.

    b- pelo grau de disseminação de conhecimentos classificados dentro dos níveis de conhecimento cognitivo, habilidades avançadas, compreensão sistêmica e criatividade auto-motivada.

    Segundo Almeida; Carmo (disponível aqui: https://goo.gl/AHbmBF) Quinn, Anderson e Finklsten (2000) classificam esses pontos como GC como gestão do intelecto profissional: a) conhecimento cognitivo conquistado por meio de treinamento e certificação; b)habilidades avançadas que traduzem o aprendizado; c) compreensão sistêmica, que é o conhecimento da rede de relacionamentos d) criatividade automotivada: que envolve motivação e adaptabilidade para o sucesso.

    c- pela tecnologia da informação, que afeta os processos de geração, difusão e armazenamento do conhecimento nas organizações.

    O gerenciamento do conhecimento se nutre de aportes recebidos da informática, linguística, terminologia e ciências da informação (CUNHA, CAVALCANTI, 2008). Ou seja: a tecnologia é ferramenta.

    d- pelo mapeamento do conhecimento e sua associação com os processos corporativos.

    Robins (2005 apud Rocha Neto p. 2) a GC começa com a identificação de conhecimentos importantes para a organização (neste caso, empresa). Fonte: ROCHA NETO, Ivan; ALONSO; Luiza Beth Nunes (orgs.) Gestão do conhecimento: o olhar da complexidade. Brasília: Paralelo 15, 2011. 

    e - pela visão no cliente e os inputs por ele oferecidos.

    Como a GC começa com a identificação de conhecimentos importantes para a organização; limitar esses conhecimentos à visão ou inputs dos clientes seria limitado.

     

  • Questão difícil!

    A base para a gestão do conhecimento é algo focado no levantamento dos dados, informações, experiências e procedimentos que a organização possui. A partir deles, pode-se ampliar a função da gestão do conhecimento, buscando organizar as informações (ordenando-as e classficando-as), desenvolver as informações (refinando os conteúdos para dar eficiência, eficácia e efetividade no sistema) e distribuir as informações (disseminando-as).

     

    Com isso em mente, vamos as alternativas:

    a) ERRADO, pois o desempenho dos processos é um dos resultados da gestão do conhecimento.

    b) ERRADO, o grau de disseminação (ou distribuição) está vinculado a uma etapa na ponta da pirâmide da gestão do conhecimento, pois, tendo um grau elevado ou baixo, mostra-se a efetividade (ou impacto) da gestão.

    c)ERRADO, porque a tecnologia da informação tem maior relação com as etapas de organização e distribuição das informações.

    d)CERTO, é o mapeamento do conhecimento e sua relação com cada processo da organização que reflete a base da gestão do conhecimento. Tal base é caracterizada pela etapa de geração do conhecimento.

    e)ERRADO, uma organização aprende ao adotar a visão nos cliente e nos inputs oferecidos por eles. Porém, essa forma de aprendizagem não acaba sendo a base da gestão de conhecimento de uma organização, pois, as partes técnicas, operacionais e fundamentais para o bom desempenho da organização não são transmitidas pelos clientes. 


ID
1498054
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a componentes da Gestão do Conhecimento e suas características.

I. Banco de competências organizacionais
II. Capital estrutural
III. Benchmarking externo

a. Repositório de informações sobre a localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e também as pessoas ou as equipes detentoras de determinado conhecimento.
b.Técnica que compara o desempenho de um processo com o mesmo processo em outras organizações.
c.Conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem à organização funcionar de maneira efetiva e eficaz.

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

Alternativas

ID
1503871
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Thomas Davenport, é correto afirmar que a gestão do conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Já Davenport e Prusak (1998) abordam o conhecimento de maneira mais complexa, ressaltando que existem certas dificuldades e/ou complexidades para se realizar essa idéia, abordando como os dez princípios para a gestão do conhecimento: 

    1. Gestão do conhecimento custa caro. 

    2. Gestão do conhecimento efetiva requer soluções que combinem pessoas e tecnologia.

    3. Gestão do conhecimento é altamente política. 

    4. Gestão do conhecimento requer gestores do conhecimento. 

    5. Gestão do conhecimento se beneficia mais de mapas que de modelos, mais de mercados que de hierarquias. 

    6. O compartilhamento e uso do conhecimento são frequentemente comportamentos anti-naturais. 

    7. Gestão do conhecimento significa aprimorar os processos de trabalho relacionados com o conhecimento. 

    8. O acesso ao conhecimento é apenas o início

    9. Gestão do conhecimento nunca tem fim 

    10. Gestão do conhecimento requer um contrato de conhecimento. 


ID
1807789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do sistema de organização do conhecimento (SOC), julgue o item subsequente.

Taxonomia corporativa consiste em uma lista de termos autorizados para serem usados em redação empresarial e para auxiliar na busca de informações. Diferentemente dos tesauros, a taxonomia não utiliza padrões de classificação e ordenação de informações.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Taxonomia é, por definição, classificação, sistemática. 

    Tanto tesauros quanto taxonomias visam a ordenação do conteúdo dos documentos.

  • Taxonomia é, por definição, classificação, sistemática e está sendo conceituadas no âmbito da Ciência da Informação como ferramenta de organização intelectual. É empregada em portais institucionais, bibliotecas digitais como um novo mecanismo de consulta, ao lado de ferramentas de busca. Além destas aplicações, a taxonomia é um dos componentes em Ontologias A organização das informações através do conceito de Taxonomia permite alocar, recuperar e comunicar informações dentro de um sistema de maneira lógica através de navegação. A utilização de taxonomias permite que se estabeleçam padrões de alto nível para a ordenação e classificação de informação através do uso de mecanismos de herança.

  • Complementando as respostas dos colegas:
    "De acordo com Woods (2004) taxonomia corporativa, definida de forma simples, é uma hierarquia das categorias utilizadas para classificar documentos e outras informações, como uma forma de representar as informações disponíveis dentro da organização."

    Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECID-87BJSR/disserta__o_elis_ngela_aganette_2010.pdf;sequence=1

    Gabarito: ERRADO

  • Taxonomia corporativa consiste em uma lista de termos autorizados para serem usados em redação empresarial e para auxiliar na busca de informações. Diferentemente dos tesauros, a taxonomia não utiliza padrões de classificação e ordenação de informações.


ID
1807795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do sistema de organização do conhecimento (SOC), julgue o item subsequente.

Metalinguagem, catálogos de autoridade e rede paradigmática integram o escopo do SOC.

Alternativas
Comentários
  • '[...] rede paradigmática são as relações associativas que permitem uma padronização da linguagem [...]".

    Fonte: http://enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/263/422

     

  • Para Hodge (2000) os SOC englobam todos os tipos de instrumentos usados para organizar a informação e promover o gerenciamento do conhecimento, incluindo os esquemas de classificação que organizam materiais em nível geral e os cabeçalhos de assunto que oferecem o acesso mais detalhado, os catálogos de autoridade, que controlam versões variantes de informação fundamental (como nomes geográficos ou nomes de pessoas) e outros esquemas, como as redes semânticas, tesauros, taxonomias e as ontologias. Hodge, esclarece que os SOC são mecanismos para organizar a informação e constituem o “coração” dos Sistemas de Recuperação da Informação (SRI) das bibliotecas, museus e arquivos, no ambiente físico, e, principalmente, no ambiente web.

     

    Fonte: http://eprints.rclis.org/14519/1/Carlan-Eliana-Dissertacao.pdf

     


ID
2154805
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da Gestão da Informação e do Conhecimento verifique os enunciados abaixo e preencha com V as afirmativas verdadeiras, e com F as falsas. 

(....)As atividades de gerenciamento de informações objetivam, essencialmente, o compartilhamento dos conhecimentos individuais para a formação do conhecimento organizacional.

( )A revolução tecnológica levou à sociedade contemporânea a necessidade de respostas rápidas, quanto à recuperação, ao tratamento, à interpretação e à utilização da informação para tomada de decisão, o que pode ser classificado como inteligência organizacional ou gerenciamento estratégico da informação.

(....)A informação é entendida como dados que fazem a diferença a partir do momento em que são dotados de significado, organizados e comunicados. Por proporcionar a possibilidade de se adquirir novos pontos de vista para a interpretação de eventos ou situações, é também considerada um meio de construir conhecimento.

( )As organizações passaram a pertencer a um mundo mecanicista e racional, que valorizava bens tangíveis, com total pertinência às características da sociedade industrial, para serem vistas como seres vivos e obrigadas a se reinventarem constantemente para se adaptar às características da sociedade da informação e do conhecimento.

( )Dentre os maiores desafios dos gestores, está o de promover a disseminação e o compartilhamento do conhecimento por toda a organização. Numa visão pragmática, interessa saber como se ter a informação disponível no momento em que se faz necessária, no lugar certo, no contexto correto e na forma correta para tomada de decisões. 

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
2154814
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A era do conhecimento exige das organizações novas capacidades para assegurar o sucesso competitivo num cenário complexo. Para isso, a capacidade de mobilização e exploração dos ativos intangíveis – conhecimento – tornou-se muito mais decisiva. Acerca da construção do conhecimento nas organizações, analise as proposições abaixo.


I. A criação do conhecimento em uma organização trata da capacidade que ela tem de criar novos métodos, processos e inovações, disseminá-los nas diversas instâncias organizacionais e incorporá-los aos demais produtos, serviços e sistemas.

II. O processo de construção coletiva de conhecimento organizacional só é possível em um ambiente de aprendizagem que favoreça o compartilhamento de experiências e de informações entre os indivíduos.

III. A organização que aprende é aquela que dispõe de processos sistematizados onde este conhecimento é compartilhado de maneira significativa, e todos se sentem implicados com o próprio desenvolvimento, e com isso podem contribuir para o crescimento da empresa como um todo.

IV. A criação do conhecimento organizacional se dá através da interação entre as pessoas e de algumas possíveis iniciativas por parte da organização. Sua valorização permite à organização gerar novos produtos e processos que representam vantagens competitivas.

V. Para as organizações, o aprendizado organizacional é fonte sustentável de vantagem competitiva, pois se acredita que o verdadeiro diferencial entre as organizações são as pessoas que a constituem. 

Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as proposições estão CORRETAS.

Alternativas

ID
2309737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.

Com o desenvolvimento tecnológico e o acesso à informação em tempo real, as inovações no âmbito de atuação do bibliotecário tornam-se desnecessárias para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e atender às demandas por acesso e uso da informação.

Alternativas
Comentários
  • Necessárias!


ID
2309740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.

As organizações que se mobilizam para adotar políticas e projetos de responsabilidade social como diferencial de competitividade devem fazê-lo a partir de referenciais éticos.

Alternativas
Comentários
  • "Desta forma, quando as organizações se mobilizam para adotar políticas e projetos de responsabilidade social como diferencial de competitividade, devem fazê-lo a partir de referenciais éticos. Vantagem competitiva não pode dissociar-se da ética, principalmente quando se deseja, a partir de um compromisso social, alcançar o status de organização socialmente responsável."

    Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/viewFile/7370/4804

    Gabarito: CERTO

  • Questão que aborda a gestão de bibliotecas e sua função social. 

    Bibliotecas e outras unidades de informação podem adotar políticas e projetos de responsabilidade social como diferencial de competitividade e assim incrementar a disponibilização de serviços para seus usuários. 

    Como mencionado na 5ª lei de Ranganathan, a biblioteca é um organismo em crescimento, um organismo dinâmico inserido em determinado contexto social. Logo, a utilização de políticas e projetos de responsabilidade social é muito válida para este crescimento.  

    Todavia, tanto essa adoção quando sua utilização em um sentido competitivo deve se pautar pela ética. Esta abordagem pautada pela ética se refere tanto ao compromisso com seus usuários reais quanto com os potenciais e a comunidade em que a biblioteca está inserida. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
2309749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à administração de bibliotecas, julgue o item subsequente.

Considerando-se a biblioteca como uma organização provedora de serviços, para enriquecer as experiências profissionais, devem ser trabalhados isoladamente a estratégia, o valor, o marketing e a qualidade e gestão da produção.

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se a biblioteca como uma organização provedora de serviços, para enriquecer as experiências profissionais, devem ser trabalhados isoladamente a estratégia, o valor, o marketing e a qualidade e gestão da produção.

    "Visualizar uma biblioteca universitária como uma organização provedora de serviços, requer a compreensão sobre uma estrutura que abrange: definição de estratégia, valor, marketing, qualidade e gestão da produção. Desta forma, os componentes que integram a organização devem ser gerenciados de maneira a estarem interligados e atuarem em um processo cíclico, onde a definição do escopo de cada item poderá comprometer o sucesso do subseqüente."

    Disponível em:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1691/1442

    Gabarito: ERRADO

  • RESOLUÇÃO: A estratégia, o valor, o marketing, a qualidade e a gestão da produção devem não devem ser trabalhados isoladamente.

    Resposta: E


ID
2309755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da oferta de serviços de informação, julgue o próximo item.

Para que o serviço de acesso à informação seja oferecido com eficiência e eficácia, é necessário haver planejamento, sendo necessário, ainda, que esse planejamento seja seguido pelos colaboradores da unidade de informação.

Alternativas
Comentários
  • Se tem planejamento tem que seguir, simples assim. 


ID
2309770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.

No modelo Conspectus, os indicadores de profundidade da coleção representam um continuum, do nível mínimo de informação até o nível abrangente, ao longo de uma escala descendente que define, por meio da quantidade de materiais, a mobilidade de um nível para o seguinte.

Alternativas
Comentários
  • A política deve também descrever a estrutura para

    a formação das coleções, isto é, sob qual lógica as coleções

    serão colecionadas. Nesse sentido, a missão e os objetivos

    da biblioteca e da instituição que a mantêm orientarão a

    formação e o desenvolvimento de coleções. Os principais

    modelos de estrutura para coleções conhecidos no Brasil

    são:

    - Modelo Conspectus: os temas e os assuntos das

    coleções são determinados pela concentração de exem-

    plares em classes e subclasses de um esquema de classifi

    abordagem acumulativa e exaustiva em relação às cole-

    ções foi sendo alterada tendo em vista a necessidade

    premente de selecionar as obras de relevância e de qua-

    lidade.

  • O erro da questão está em falar que é uma escala descendente, o correto é escala ASCENDENTE.

     

    "Os indicadores de profundidade da coleção representam um continuum que vai do nível mínimo de informação até o nível abrangente. Esses níveis incrementais não são iguais, no entanto, a partir do momento em que a diferença de um nível para o nível seguinte pode ser mensurado em termos quantitativos e qualitativos, pode ser definida a quantidade de materiais necessários para mover de um nível para o seguinte, ao longo de uma escala ascendente. Cada nível, na sua maioria, inclui todos os elementos, formatos e características dos níveis anteriores, assim é um processo cumulativo. Isso significa que o nível de Pesquisa contém, não somente os elementos de definição do nível de Pesquisa (4), mas também todos os elementos de cada nível, ou seja, Informação mínima (1), Informação básica (2) e Estudo (3)".

     

    CARIBE, Rita de Cássia do Vale. Conspectus: um metódo para gerenciamento de coleções em bibliotecas. Rev. digit. bibliotecon. cienc. inf, Campinas, v.12, n.1, p. 39-60 jan/abr, 2014.

     

  • Questão relacionada a formação e desenvolvimento de coleções. 

    O modelo Conspectus é utilizado no desenvolvimento de coleções como um modelo que orienta racionalmente as mudanças necessárias à coleção, considerando títulos, áreas e quantidades.  

    Conspectus utiliza indicadores de profundidade da coleção em um continuum que vai do nível mínimo de informação até o nível abrangente, sendo estes os níveis Informação mínima (1), Informação básica (2) Estudo (3) e Pesquisa (4). 

    Este continuum se dá em uma escala ascendente e não descendente como informado incorretamente na assertiva. 

    A transposição de um nível para o seguinte na escala ascendente não envolve exclusão, sendo que o nível maior na escala envolve suas características e as características do nível anterior. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2309776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação, julgue o item a seguir.

A gestão da informação ocorre nos níveis operacional, tático e estratégico. O processo de organização da informação é realizado no nível estratégico da gestão da informação.

Alternativas
Comentários
  • "A informação se apresenta de forma estratégica baseada em três níveis, de acordo com Anthony (1965), os quais são:
    1 – Nível Estratégico está situado no topo da pirâmide de uma hierarquia organizacional; nele são tomadas decisões estratégicas, com informações variadas e seguras, advindas de fontes externas à organização e de outros níveis hierárquicos. São decisões tomadas a partir de informações que definem objetivos e diretrizes organizacionais.
    2 – Nível Tático, considerado nível intermediário no qual têm lugar as decisões táticas e que exigem informação pormenorizada, com alguma triagem, havendo responsabilidades na interpretação da informação, que provém de fontes internas e sendo obtida com alguma frequência.
    3 – Nível Operacional é representado pelas decisões operacionais, com base em problemas acentuados, sendo necessárias informações bem definidas, provenientes essencialmente do sistema interno, com vista a ações imediatas.
    O papel da GI, neste caso, é auxiliar aos níveis estratégicos vislumbrando a eficácia informacional em todos os níveis apresentados."

    Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/781/pdf_61

    Gabarito: ERRADO

  • " O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos dois últimos níveis, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem".

    (ALMEIDA, 2005, p.8).

     

    Gab. Errado

  • Esta questão aborda conhecimentos gerais sobre gestão da informação. 

    A gestão da informação tem como função promover a organização, controle e disponibilização de recursos informacionais em uma organização. Para isso, a gestão da informação se apoia nas decisões e ações da organização em nível estratégico. A partir daí, a gestão da informação age nos níveis tático e operacional da organização. Logo, a assertiva comete equivoco ao localizar a gestão da informação no nível estratégico de uma organização. 

    Quanto a atividade da organização da informação, essa pode ocorrer tanto no nível tático quanto no operacional a depender do contexto e situação. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2309779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação, julgue o item a seguir.

Gestão da informação, tal como a gestão do conhecimento, consiste na coordenação econômica, eficiente e efetiva, da produção, do controle, da organização, do armazenamento, da recuperação e disseminação da informação de fontes internas e externas, a fim de melhorar o desempenho da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, gestão da informação não é igual gestão do conhecimento. Segundo (acho) que a definição dada é de planejamento estratégico. 

  • Complementando o que a Aline disse, essa definição se refere somente à gestão da informação e não à gestão do conhecimento.

    Segundo Maravilhas-Lopez (2013), o conceito de gestão da informação "traduz-se também numa coordenação económica eficiente e efetiva da produção, controle, armazenagem, recuperação e disseminação da informação de fontes internas e externas (Hinton, 2006), por forma a melhorar o desempenho de uma dada organização (Best, 1996; Beuren, 1998; Choo, 2003; Davenport, Marchand, & Dickson, 2004; McGee & Prusak, 1995)."

    Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4530287.pdf

    Gabarito: ERRADO

  • Gestão da informação 1.1 Conjunto de atividades relacionadas com o ciclo da informação em uma organização o qual inclui a coleta, processamento, armazenamento, fluxo, recuperação da informação e o seu uso efetivo, geralmente com o apoio de sistemas automatizados. 'ver também administração bibliotecária' 1.2 Em processo decisório, método que visa a obtenção da informação adequada, no formato correto, para a pessoa indicada, no custo adequado, no tempo oportuno e no lugar apropriado. 'ver também gerência de dados' Gestão do conhecimento 1 Disciplina que estuda as leis, os princípios e os procedimentos pelos quais se estrutura o conhecimento especializado em qualquer disciplina. O gerenciamento do conhecimento se nutre de aportes recebidos da informática, da linguística, da terminologia e das ciências da informação. CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. p.179-180.
  • Conforme Souto (2014, p. 58):

    A gestão da informação (GI) trabalha os fluxos formais do ambiente interno e externo à organização, ou seja, trabalha no âmbito do conhecimento explícito [material].

    A gestão do conhecimento (GC) tão fundamental quanto a (GI), trabalha no âmbito do conhecimento tácito [imaterial]. A GC é mais difícil de ser realizada, mas para isso utiliza-se de métodos e técnicas que auxiliam na elaboração de um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no empo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de prolemas e tomada de decisão. (VALENTIM et al, 2003).

    Gab. Errado

  • Esta questão aborda a temática da gestão da informação e gestão do conhecimento. 

    É comum o equívoco na indicação de gestão da informação e gestão do conhecimento como sinônimos como apontado na assertiva. 

    A gestão da informação aborda a produção formal dentro de uma organização e seu ambiente interno e externo, se ocupando da coleta, produção, controle, armazenagem, recuperação e disseminação de objetos informacionais de caráter explicito em favor do planejamento estratégico da instituição mantenedora. 

    A gestão do conhecimento, por sua vez, trabalha com a produção de conhecimento tácito e imaterial. Pela natureza subjetiva dessa produção, a gestão do conhecimento acaba por ser mais difícil de ser executada. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2309782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação, julgue o item a seguir.

Monitorar ambientes organizacionais significa adquirir e usar a informação sobre eventos, tendências e relações em seu ambiente externo, de modo a fazer que o conhecimento assim adquirido auxilie os gerentes a planejar as futuras ações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo Moresi (2001, p. 95) monitoramento de ambientes organizacionais pode ser definido como a aquisição e o uso das informações sobre eventos, tendências e relações em seu ambiente externo, bem como o conhecimento que auxiliará os gerentes a planejar as futuras ações, incluindo uma grande gama de atividades pessoais e organizacionais, constituindo-se em um processo de filtragem de um corpo de informação para alguma necessidade, atendendo a critérios específicos e com passos distintos, como: a procura por recursos de informação, seleção dos recursos de informação para monitorar, identificação dos critérios para monitoramento, monitoramento e a determinação das ações especiais a serem tomadas em face dos resultados do monitoramento. O monitoramento contínuo, como uma atividade estratégica dentro da organização, permite, capacita a detectar desvios de sinais rotineiros, e perceber sinais de alerta antecipadamente, minimizando a duplicação e maximizando o alcance e a eficiência da reunião de informação. 


ID
2309788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência à gestão do conhecimento, julgue o item que se segue.

Combinação refere-se ao processo em que conhecimento explícito é convertido em conhecimento explícito: esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos.

Alternativas
Comentários
  • Socialização: do conhecimento tácito em conhecimento tácito

    A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio de outro indivíduo. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

     

    Externalização: do conhecimento tácito em conhecimento explícito

    A externalização é um processo de transformação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. É por meio do diálogo ou da reflexão coletiva que o modo de externalização da conversão do conhecimento normalmente é provocado.

    Dentre os quatro modos de conversão do conhecimento, a externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria conceitos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

     

    Combinação: do conhecimento explícito em conhecimento explícito

    A combinação é um processo de composição de conceitos, que envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, em um sistema de conhecimento. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de documentos, reuniões, e-mails, etc. e reconfiguram o conhecimento existente por meio do acréscimo, classificação, combinação e categorização do conhecimento explícito, o que pode levar a criação de novos conhecimentos. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

     

    Internalização: do conhecimento explícito em conhecimento tácito

    A internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito. Quando são internalizadas nas bases do conhecimento tácito dos indivíduos sob a forma de modelos mentais ou know-how técnico compartilhado, as experiências através da socialização, externalização e combinação tornam-se ativos valiosos, influenciam a forma de agir, pensar e de ver o mundo das pessoas. No entanto, para viabilizar a criação do conhecimento organizacional, o conhecimento tácito acumulado precisa ser socializado com os outros membros da organização, iniciando assim uma nova espiral de criação do conhecimento. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

  • Combinação (explícito para explícito): o conhecimento é fundamentado na análise do conhecimento codificado em documentos, memorandos, redes de comunicação computadorizadas, conversas ao telefone, banco de dados e etc. É um processo de estruturação de conceitos em um sistema de conhecimento, envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, e ocorrem troca e combinação de conhecimentos por meios como documentos, reuniões ou redes de comunicação computadorizadas

  • Conhecimento Tácito é aquele que  indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.

     

    Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

    Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:

     

    1º Passo - Socialização (tácito para tácito)Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,

     

    2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho. 

     

    3º Passo - Combinação  (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.

     

    4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre  quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma,  outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito. 

  • Socialização = do tácito para o tácito

    Externalização = do tácito para o explícito

    Combinação = do explícito para o explícito

    Internalização = do explícito para o tácito

  • cespe 2011

    A combinação caracteriza-se pela conversão de algum tipo de conhecimento explícito gerado por um indivíduo com o objetivo agregá-lo ao conhecimento explícito da organização.

  • gab certo!

    classificações:

    socialização: tácito para tácito. (exemplo: uma pessoa ensinando a outra)

    externalização: tácito para explicito (por para fora, de forma técnica, exemplo = pessoa escrever uma apostila)

    combinação: explicito para explícito (exemplo: junção de fontes explicitadas = coletânea de apostilas)

    internalização: explicito para tácito (exemplo: nós, estudando! )


ID
2309791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com referência à gestão do conhecimento, julgue o item que se segue.

Na teoria de criação do conhecimento organizacional, consideram-se dois tipos de conhecimento: o tácito e o explícito.

Alternativas
Comentários
  • Gestão do Conhecimento (GC) é um conjunto de práticas que procuram gerenciar as circunstâncias que o conhecimento precisa para prosperar na organização.

    Um de seus focos principais consiste na análise da relação entres os conhecimentos explícito e tácito da organização e suas formas de conversão.

    Os autores Nonaka e Takeuchi, em seu livro “Criação de Conhecimento na Empresa” (Campus,1997-RJ), classificaram dois tipos de conhecimentos - o conhecimento tácito ou inconsciente, e o conhecimento explícito.

    https://www.baguete.com.br/artigos/939/fernando-goldman/08/02/2011/o-que-sao-conhecimentos-explicito-e-tacito
     

  • Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

     

    Conhecimento Tácito é aquele que  indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.

     

    Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

     

    ----------------------------

     

     

    Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:

     

    1º Passo - Socialização (tácito para tácito)Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,

     

    2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho. 

     

    3º Passo - Combinação  (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.

     

    4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre  quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma,  outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito. 

     

    Peguei da colega aqui do QC, Marcela Lira

  • O conhecimento é dividido em:

    TÁCITO: São as experiências, a intuição, o KnowHow (saber como) do indivíduo, que são difíceis de serem formalizados e transmitidos.

    EXPLÍCITO: É o conhecimento formal, estruturado, codificado (livros, artigos), esse conhecimento pode ser facilmente externalizado, compartilhado. Certo

    Hachid Targino


ID
2357014
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O modelo de uso da informação organizacional baseado na construção do conhecimento vê a organização continuamente engajada na conversão do conhecimento. Nesse modelo, considera-se que a construção do conhecimento se dá por meio da socialização quando

Alternativas
Comentários
  • Na exteriorização, processo por meio do qual se adquire conhecimento tácito partilhando-se experiências, os empregados aprendem novas capacidades participando de treinamentos.

  • 1º Passo - Socialização (tácito para tácito): Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por 

    meio da observação, imitação ou prática. A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, 

    como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.

    Gab.: B


ID
2366623
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O Portal de periódicos CAPES beneficia, com livre acesso, todas as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, estaduais e municipais com cursos de graduação avaliados pela CAPES e particulares com pós-graduação com conceitos 5, 6 ou 7 na avaliação da CAPES.

( ) Em relação às fontes de informação, disponibilizadas pelo Portal de periódicos CAPES, observou-se que há uma grande oferta de periódicos com textos completos e bases referenciais nacionais e estrangeiras em todas as áreas do conhecimento científico, bem como bases de dados de patentes, estatísticas, banco de teses e dissertações, livros, entre outros recursos.

( ) De acordo com Campello (2003,p.2) citado por Duarte e Silva (2007), o termo competência informacional foi bandeira erguida pela classe bibliotecária americana para ampliar a solicitação de recursos financeiros ao Estado.

( ) Para Rocha e Araújo, citado por Duarte e Silva (2007), a competência informacional está associada à mudança do perfil profissional do bibliotecário que antes era técnico para um profissional interdisciplinar, produzindo e defendendo conhecimentos e refletindo sobre a realidade que o envolve.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2422207
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conhecimento científico, além de ser obtido de forma específica, ou seja, a partir de uma metodologia científica, possui canais próprios para disseminar seus resultados. Em relação ao conhecimento científico, analise as afirmativas a seguir.

I. As organizações não são consideradas fontes de informação, pois produzem documentos para outros fins.

II. Pesquisas em andamento somente serão consideradas fontes de informação após a publicação em canais formais de comunicação.

III. Os periódicos científicos surgiram para possibilitar uma comunicação mais rápida e precisa das pesquisas, possibilitando uma troca também rápida de ideias e críticas.

IV. Considera-se literatura cinzenta os relatórios técnicos, pré-prints, dissertações e teses, entre outros.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - Falso;

    Correto: As organizações são importantes fontes de informação, tanto pelos documentos produzidos, quanto por seus colaboradores. Muitas organizações sem fins lucrativos produzem grande variedade de documentos que podem ser obtidos com certa facilidade e, em muitos casos, gratuitamente. As organizações com fins lucrativos não costumam disponibilizar suas informações, no entanto, é costume divulgar documentos úteis. O acesso aos documentos de uma organização pode ser feito por meio de sua biblioteca, centro de informação e arquivo.

    (VIEIRA, 2014, p. 139-140).

    II - Falso;

    Correto: [...]. A comunicação informal utiliza os chamados canais informais e inclui normalmente comunicações de caráter mais pessoal o que que se referem à pesquisa ainda não concluída, como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos de congressos e outras com características semelhantes.

    (CAMPELLO; CENDÓN KREMER,2007, p.22).

     

    III - Correto;

    IV - Correto"Literatura cinzenta - designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria". (CAMPELLO; CENDÓN; KREMER, 2007, p.97).

     

    Gab. D


ID
2491894
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Nas propriedades da informação científica, são os conceitos que compõem o significado de palavras e generalizam as características dos objetos e fenômenos.


Essa afirmação referente à informação científica diz respeito à sua natureza:

Alternativas
Comentários
  • Semântica é sinônimo de Semiologia.

  • Segundo Santo Junior e Pinheiro (2010, p. 36):

    Natureza semântica da informação científica: indica o caráter conceitual da informação científica, na qual os conceitos são os que compõemo significado de palavras e generalizam as características dos objetos e fenômenos”, pelo ponto de vista do seu conteúdo. Os autores ressaltam, ainda, que “qualquer informação científica é semântica, mas nem toda a informação semântica é científica” (MIKHAILOV; CHERNYI; GILYAREVSKYI, [1975], 1980, p.78-79).

    Gab. C

    SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. A abordagm teórica de A. I. Mikhailov sobre o termo informação científica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v.7, n. 2, p. 27-45, jan./jun. 2010– ISSN: 1678-765X. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/05/pdf_5cf0ef6ccd_0010589.pdf


ID
2514361
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao se trabalhar por projetos e introduzir as técnicas de gestão de projetos na biblioteca vários obstáculos podem ser encontrados. Eles são de diferentes tipos e níveis: cultural, prestígio ou credibilidade, e organizacional. Um obstáculo de tipo cultural ocorre quando

Alternativas
Comentários
  • A resistência à mudança é um obstáculo de ordem cultural.


ID
2516707
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As operações que permitem criar e manter a cadeia documental necessária para responder às demandas de informação e aos objetivos da biblioteca universitária consistem:

Alternativas
Comentários
  • Criar e manter. Selecionar e adquirir.


ID
2516749
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conjunto de propriedades e ações com o objetivo de garantir o acesso, no futuro, à informação digital numa plataforma tecnológica diferente daquela utilizada em sua criação, caracteriza a:

Alternativas
Comentários
  • É nem mais nem menos que a conversão de registros bibliográficos manuais já existentes para registros legíveis por máquina, a catalogação retrospectiva diferencia-se da catalogação corrente por duas razões: trabalha-se com informações que já existe e essa informação deve ser melhorada (aperfeiçoada). (SANTOS;RIBEIRO, 2003)

  • Preservação de documentos digitais, assim com na dos documentos em papel, é necessária a adoção de ferramentas que protejam e garantam a sua manutenção. Essas ferramentas deverão servir para reparar e restaurar registros protegidos, prevendo os danos e reduzindo os riscos dos efeitos naturais (preservação prospectiva), ou para restaurar os documentos já danificados (preservação retrospectiva). Para Margaret Hedstrom (1996), a preservação digital é "(...) o planejamento, alocação de recursos e aplicação de métodos e tecnologias para assegurar que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável". A preservação digital compreende os mecanismos que permitem o armazenamento em repositórios de dados digitais que garantiriam a perenidade dos seus conteúdos.

     

    Fonte: Ci. Inf. vol.33 no.2 Brasília May/Aug. 2004


ID
2520292
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às medidas de avaliação de eficácia de um sistema de recuperação de informação, considere as afirmativas abaixo.


I. Revocação é o número de registros relevantes recuperados, em relação ao número total recuperado numa pesquisa.

II. Precisão é o número de registros relevantes recuperados numa pesquisa, em relação ao número total de registros relevantes na base de dados.

III. Exaustividade está relacionada com o número de conceitos que caracterizam o conteúdo do documento e o número de descritores usados para descrever os conceitos.

IV. Especificidade é a exatidão com que um determinado conceito é representado por um termo de indexação.

V. Consistência é o grau de coerência na atribuição de descritores a um mesmo documento, por um ou por vários indexadores.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Revocação é o número de registros relevantes recuperados, em relação ao número total recuperado numa pesquisa.
    ERRADO. "Revocação: número de registros relevantes recuperados numa pesquisa, em relação ao número total de registros relevantes na base de dados."

    II. Precisão é o número de registros relevantes recuperados numa pesquisa, em relação ao número total de registros relevantes na base de dados.
    ERRADO. "Precisão: número de registros relevantes recuperados, em relação ao número total recuperado na pesquisa."

    III. Exaustividade está relacionada com o número de conceitos que caracterizam o conteúdo do documento e o número de descritores usados para descrever os conceitos.
    CERTO. 

    IV. Especificidade é a exatidão com que um determinado conceito é representado por um termo de indexação.
    CERTO.

    V. Consistência é o grau de coerência na atribuição de descritores a um mesmo documento, por um ou por vários indexadores.
    CERTO.

    Gabarito: LETRA E


ID
2520346
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.


I. Uma coleção orgânica, substancialmente unitária e coerente com o objetivo da biblioteca, não se improvisa, mas é fruto do trabalho de análise das necessidades do usuários potenciais da biblioteca.

II. O desenvolvimento ótimo do patrimônio documental de uma biblioteca se identifica com um incremento que está em harmonia com seus objetivos institucionais, com sua história, e que esteja baseado em seu projeto de serviço.

III. O desenvolvimento de coleções é a área da unidade de informação menos exposta aos ventos da mudança, tanto cultural como tecnológica.

IV. Em desenvolvimento de coleções, a estratégia que tende a acumular e compartilhar os recursos pode ser um modelo operacional vitorioso quando consegue que convivam dois princípios aparentemente contrapostos: o da autonomia e o da integração.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Houve recurso nesta questão. A letra B é a correta. Click no nome da banca e o QC vai direcionar ao gabarito e a prova e outras informação.

  • Houve recurso nesta questão. A letra B é a correta. Click no nome da banca e o QC vai direcionar ao gabarito e a prova e outras informação.

  • Houve recurso nesta questão. A letra B é a correta. Click no nome da banca e o QC vai direcionar ao gabarito e a prova e outras informação.

  • Não entendi a parte do I - "mas é fruto do trabalho de análise das necessidades do usuários potenciais da biblioteca." E os usuários reais não tem influência não???

  • Esta questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre desenvolvimento de coleções. 

    A formação e desenvolvimento de coleções envolve uma série de processos que tem como objetivo garantir o crescimento dinâmico e racional do acervo de uma biblioteca. Com base neste e outros conhecimentos sobre o tema, avaliamos as afirmativas propostas e as identificamos como: 

    I – CORRETA. O desenvolvimento de uma coleção é baseado em um planejamento racional orientado pelas necessidades dos usuários.  

    II – CORRETA. O desenvolvimento da coleção deve estar em harmonia com a missão, visão e valores da instituição mantenedora da mesma forma que está com o contexto social em que a biblioteca se insere. 

    III – INCORRETA. A biblioteca e sua coleção devem ser dinâmicas e acompanhar as mudanças culturais e sociais do contexto em que está envolvida. Isso se dá também no âmbito tecnológico. Por exemplo, o advento e popularização dos livros digitais transforma as coleções cada vez com mais frequência. 

    IV – CORRETA. O compartilhamento de recursos entre bibliotecas que estabelecem uma rede e fazem o desenvolvimento de suas coleções de forma harmoniosa é um recurso estratégico bastante interessante para o atendimento dos usuários. Porém, é importante que os limites entre a integração das coleções e serviços destas bibliotecas não ultrapassem os limites da autonomia de cada uma dessas unidades de informação. Uma vez que estas duas características conseguem ser mantidas em harmonia, o compartilhamento de recurso é de grande valia para garantir a dinâmica do acervo. 

    Gabarito do Professor: Letra B .


ID
2521291
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, que se referem aos indicadores qualitativos de desempenho em bibliotecas.


I. Indicadores diretos representam a medida de notoriedade do serviço.

II. Indicadores indiretos estão ligados aos três componentes da pesquisa de informação: a qualidade e o número de fontes de informação; o valor agregado pelo trabalho do profissional da informação e a satisfação do usuário.


Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • O significado está invertido:

    Na avaliação de serviços de informação, os indicadores qualitativos diretos são aqueles ligados aos três componentes da pesquisa de informação: a qualidade e o número de fontes de informação escolhidas; o valor agregado pelo trabalho do profissional da informação; a satisfação do usuário. São indiretos quando representam a medida da notoriedade.

  • Letra E.

    Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10291/000545260.pdf?sequence=1. Ir para página 4.

    Obrigado Gabriela.


ID
2572039
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A análise da informação está classificada em quatro categorias: qualidade intrínseca, qualidade de acessibilidade, qualidade contextual e qualidade representacional. Sobre isso, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "Para a categoria intrínseca, que diz respeito a qualidade já existente na informação de forma natural, podemos achar dimensões como: acurácia, confiabilidade, consistência, precisão, etc

    Assim, esta categoria se resume em avaliar a informação de acordo com a origem e analisar se os frutos que serão colhidos na prática, serão os mesmos que são propostos na teoria. "

    "A categoria contextual apresenta a qualidade de uma informação quando é requisitada em determinado momento e é avaliada com o uso das dimensões: relevância, utilidade, valor, etc."

    "Já a categoria de representação da informação diz respeito ao modo como ela deve estar quando disponível. Assim, a informação deve ser legível, de fácil compreensão e compatível. Pode-se dizer que a dimensão que melhor representa esta categoria é a significância, pois é avaliado o nível de compreensibilidade da informação"

    "Por fim, a categoria de acessibilidade diz respeito ao modo de acesso a informação e é avaliada a partir da usabilidade, segurança, entre outras dimensões. Esta categoria mais avalia o sistema onde a informação está armazenada e seu modo de armazenamento e disponibilização do que a informação em si."

    https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqPics/1211330211P587.pdf


ID
2610391
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a Gestão do Conhecimento,

Alternativas
Comentários
  • Até o momento o gabarito está como a letra B, mas está errado

     

    SOcialização: CITO → CITO [ SO TÁTÁ]

     

    EXternalização: CITO → EXPLÍCITO [EX TÁ EX]

     

    COMbinação: EXPLÍCITO → EXPLÍCITO [COME EX]

     

    INternalização: EXPLÍCITO → CITO [INEX TÁ]

  • Qual a bibliografia, por favor, A. Resende

  • Sandra, a questão é sobre a Espiral do Conhecimento, de Nonaka eTakeuchi.

    No livro da Ribas:

    "Os quatro passos para completar a espiral do conhecimento são:

    1)     1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.

    2)     2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.

    3)     3º Passo – Combinação (explícito para explícito): padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.

    4)     4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito."

  • Práticas de Combinação - são as que promovem o compartilhamento de conhecimento, numa relação muitos para muitos, em que se dá o processo de mobilização do explícito para o explícito. Ex.: Fóruns de discussão, reuniões de revisão, catálogos de especialistas, etc.

    (SOUTO, 2014, p. 212).

    SOUTO, Leonardo Fernandes. Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

    Gab. B

  • O gabarito dessa questão diverge do que estudei. Gostaria de saber qual a fonte que referencia que alternativa correta é a B.

  • A questão aborda conceitos específicos da Gestão do Conhecimento. 

    A gestão do conhecimento trabalha em sua essência com o conhecimento do tipo tácito, ou seja, ligado a experiência do produtor e que geralmente não está registrado ou publicado em uma fonte de fácil acesso.  

    Com base nestes e outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como: 

    A) INCORRETA. Os dois tipos são diretamente ligados e é difícil em alguns casos identificar as fronteiras entre um e outro. Por exemplo, as anotações de um pesquisador que não são publicadas mas são registradas em seu caderno de anotações possuem características de conhecimento tácito e explícito ao mesmo tempo. 

    B) INCORRETA.  A conversão do conhecimento tácito para o explícito é chamada de externalização. A combinação refere-se à padronização de duas ou mais fontes de conhecimento explícito. 

    C) INCORRETA. Esta conversão é chamada internalização. 

    D) INCORRETA. Esta conversão está ligada à padronização do conhecimento.  

    E) INCORRETA. Esta conversão pressupõe a troca de informações anteriormente explicitas por meios e formas de comunicação diversos como a fala ou a escrita, sem necessariamente estar atrelada a alguma tecnologia da informação. 

    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: Todas as alternativas estão incorretas e o gabarito deveria ser anulado.


     


ID
2648704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.


No processo de desenvolvimento de coleções, a Lei de Zipf permite avaliar a produtividade de determinado autor e a sua importância para o acervo.

Alternativas
Comentários
  • "permite estimar as frequências de ocorrência das palavras de um determinado texto científico e tecnólogico......"

  • Macete para as 3 principais leis da bibliometria: BLZ PAI.

    Bradford  Periódicos

    Lotka       Autores

    Zipf         Indexação (automática de palavras. Use indexação para não confundir o p de palavras com o de periódicos)

  • ZIPF - PALAVRAS FREQUENTES

  • errada

    A lei de Zipf é uma teoria com base na matemática e linguística que analisa e quantifica como as palavras são distribuídas dentro de um determinado texto. Desta forma, é possível representar por meio de gráficos e análises estatísticas quais são os termos que mais se repetem de modo que seja possível criar um ranking de palavras-chave. E

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre bibliometria. 

    O uso das análises da bibliometria em determinado campo do conhecimento podem ajudar no desenvolvimento de uma coleção. Entretanto, a apresentação nesta assertiva está incorreta no que tange o objeto da Lei de Zipf. 

    A Lei de Zipf é utilizada para verificar a frequência que determinadas palavras aparecem em texto de uma determinada área. A lei quantifica e analisa estatisticamente como as palavras são distribuídas no texto e com base no resultado destas analises é possível criar uma lista de vocábulos utilizados com frequência que podem então ser usados como termos indexadores. 

    Logo, o uso da Lei de Zipf está mais próximo das atividades de indexação do que das de desenvolvimento de coleções. A avaliação da produtividade de determinado autor e a sua importância para o acervo é objeto de outra lei da bibliometria, a Lei de Lotka. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2648707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.


Utiliza-se a Lei de Lotka na delimitação de zonas de ocorrência de palavras em índices e na identificação de conteúdo semântico em textos.

Alternativas
Comentários
  • "considera que alguns pesquisadores, supostamente de maior prestígio em uma determinada área do conhecimento, produzem muito e muitos pesquisadores, supostamente de menor prwstígio, produzem pouco."

     

    Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Vânia L.S Guedes e Suzana Borschiver.

  • Macete para as 3 principais leis da bibliometria: BLZ PAI.

    Bradford  Periódicos

    Lotka       Autores

    Zipf          Indexação (automática de palavras. Use indexação para não confundir o p de palavras com o de periódicos)

  • Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre leis da bibliometria. 

    A lei de Lotka é utilizada na bibliometria para indicar a frequência de publicações de autores em determinadas áreas, indicando a participação e o prestigio de determinado autor dentro do universo bibliográfico de uma área.  

    A “delimitação de zonas de ocorrência de palavras em índices e na identificação de conteúdo semântico em textos" é uma das funções da Lei de Zipf, também aplicada na bibliometria. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
2648710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo ao serviço de referência de bibliotecas.


A padronização de um roteiro, que seja aplicado em todos os atendimentos do serviço de referência, garante a agilidade e rapidez no processo de busca e recuperação da informação nesse serviço.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    As consultas de referência podem ser enquadradas em diferentes categorias (como p ex.: consultas de caráter adm e de orientação espacial, consultas sobre autor/título e consultas sobre localização de fatos), o que determina caminhos diferentes no processo de busca e recuperação das informações.

  • NÃO HÁ PADRONIZAÇÃO

  • O serviço de referência se assemelha a uma forma de aconselhamento e acompanhamento adaptados a determinado interlocutor, ou seja, é personalizado. A padronização nesse caso desvirtuaria a própria natureza do SR.

    Gabarito: E


ID
2648749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a marketing da informação.


No âmbito da gestão de marketing em bibliotecas digitais, a usabilidade é critério para a avaliação das necessidades dos usuários, explicitadas a partir dos seus modelos mentais.

Alternativas
Comentários
  • Questão que aborda conhecimentos relacionados ao marketing em bibliotecas. 

    A gestão de marketing em bibliotecas digitais tem a orientação de suas ações voltadas para a satisfação das necessidades do usuário.  

    Para avaliar o nível de satisfação do usuário, a gestão pode fazer uso de diversos tipos de estudos de usuários, entre eles aquele que aborda a usabilidade. 

    A usabilidade neste caso se refere ao comportamento do usuário diante da interface da biblioteca digital e seu estudo permite mapear uma série de dados que podem ser úteis à melhoria de serviços diversos. Por exemplo, o estudo de usabilidade pode indicar o tempo médio que o usuário de determinada categoria leva para encontrar um material que atenda sua demanda informacional. O resultado pode indicar problemas tanto na interface quanto na recuperação da informação. 

    Com base nestes e outros conhecimentos, identificamos a assertiva como correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
2648752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a marketing da informação.


O marketing em bibliotecas considera a descrição do cenário de negócio do mercado da informação a fim de propor ajustes entre oferta e demanda de informação pelos usuários.

Alternativas
Comentários
  • "A descrição do cenário de negócio do mercado da informação, sob o enfoque econômico das leis da informação formuladas por Moody e Walsh (1999), mostrou que é possível considerar os ajustes entre oferta e demanda desse produto tão peculiar, como é a informação,desde que essas variações sejam gerenciadas por profissionais e organizações comprometidos com as especificidades da oferta e demanda de produtos e serviços informacionais."

    Fonte: AMARAL, S. A. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 40 n. 1, p.85-98, jan./abr., 2011.

    Gabarito: C


ID
2671903
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Mueller (2007), o sistema de comunicação científica de uma determinada área da ciência inclui todas as formas de comunicação utilizadas pelos cientistas que pesquisam e contribuem para o conhecimento em determinada área (Campello; Cendón; Kremer, 2007). Considerando as alternativas a seguir, em relação à comunicação científica é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • http://magisterandre.blogspot.com/2013/02/fontes-primarias-secundarias-e.html

     

  • Para quem puder, consulte o livro "Fontes de informação para profissionais e pesquisadores", da mesma autora.

  • De acordo com Mueller (2000, p.19) "A comunicação informal utiliza os chamados canais informais e inclui normalmente comunicações de caráter mais pessoal ou que se referem à pesquisa ainda não concluída, como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos de congressos e outras com características semelhantes."

    Portanto, a alternativa C está CORRETA, enquanto que o enunciado da questão pede a INCORRETA.

  • O "capítulo de livro", torna a alternativa C incorreta.

  • A letra C está incorreta porque incluiu capítulos de livro. E capítulos de livro faz parte de comunicação formal.

  • Acrescentando...

    Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, 22, 30-31):

     [...]. A comunicação informal utiliza os chamados canais informais e inclui normalmente comunicações de caráter mais pessoal ou que se referem à pesquisa ainda não concluída, como comunicação de pesquisa em andamento, certos trabalhos de congressos e outras com características semelhantes. A comunicação formal se utiliza de canais formais, como são geralmente chamadas as publicações com divulgação mais ampla, como periódicos e livros. Dentre esses últimos, o mais importante, para a ciência, são os artigos publicados em periódicos científicos.

    Os canais formais também apresentam uma série de características comuns: permitem o acesso amplo, de maneira que as informações são facilmente coletadas e armazenadas; essas informações são geralmente mais trabalhadas, correspondendo aos estágios mais adiantados do contínuo do modelo.

    [...]. Documentos primários são geralmente aqueles produzidos com a interferência direta do autor da pesquisa. [...], incluindo, por exemplo, relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, teses e dissertações, patentes, normas técnicas e o artigo científico.

    As fontes terciárias são aquelas que têm a função de guiar o usuário para as fontes primárias e secundárias. São as bibliografias, os serviços de indexação e resumos, os catálogos coletivos, os guias de literatura, os diretórios e outras.

    Gab. C

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.


ID
2671906
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É correto afirmar, em relação ao processo nacional de avaliação da Educação Superior, que

Alternativas
Comentários
  • [...]. Com isso, a biblioteca universitária extrapolará os assuntos técnico-científicos e poderá colaborar nas outras necessidades informacionais diárias de sua clientela.

    CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000.

    Gab. B

  • Essa questão foi retirada do livro "Biblioteca Universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão", organizado pela Lubisco (2011) e disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5620/1/_Biblioteca.pdf 

    A) durante a avaliação dos cursos de graduação, as bibliotecas apresentavam fragilidades de diversas ordens: falta de aparelhamento físico, técnico e tecnológico; isolamento dentro das próprias unidades de ensino, resultante da pouca presença dos professores em processos onde a contribuição docente seria imprescindível, a exemplo da atualização das bibliografias básicas; falta de capacitação do seu pessoal em matéria de planejamento e gestão; e , como consequência natural, a oferta de poucos serviços e produtos devidamente qualificados. (p. 18)

    B) numa Universidade de qualidade, a biblioteca universitária extrapolará suas funções tradicionais – de coletar, organizar e dar amplo acesso à informação – para integrar-se a uma rede capaz de inseri-la como partícipe dos processos de transferência de informação e de geração de conhecimentos. QUESTÃO CORRETA (p. 14)

    C) desde 1996, o Governo Federal avalia os Cursos de Graduação das IES brasileiras, através de três dimensões, ou categorias de análise, quais sejam: o corpo docente, a organização didático-pedagógica e as instalações das unidades de ensino. Nessa última categoria de análise, encontra-se a biblioteca universitária. (p. 71)

    D) a avaliação integra os ciclos de melhoria contínua das organizações, constituindo-se em etapa posterior à execução do planejamento, atuando como meio de comparar os resultados alcançados com as metas estabelecidas e fornecendo elementos para as ações corretivas, quando necessárias, ou para a manutenção do padrão obtido. (p. 13)


ID
2671921
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Anzolin (2009) e com PERGAMUM (2010), o sistema Pergamum oferece módulos com rotinas básicas de uma biblioteca.


Assinale a alternativa em que são indicados CORRETAMENTE as características e os recursos disponíveis no sistema e alguns dos ganhos auferidos para a rotina das bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Anzolin (2009, p. 497-498):

    3) Módulo de Catalogação: catalogação de todos os materiais, de acordo com as regras do AACR2 e formato de intercâmbio MARC21, cadastramento de autoridades, emissão de etiquetas com dados de procedência, lombada e código de barras; inventário informatizado do acervo, indexação de artigos de periódicos e capítulos de livros;

    4) Módulo de Circulação: cadastro de usuários, controle de visitantes, acompanhamento do processo de reserva, empréstimo e renovação, consulta ao histórico de empréstimos, devoluções e multas; empréstimo entre bibliotecas, serviço de malote entre campi;

    5) Módulo de Relatórios e Estatísticas: levantamento do acervo por área de conhecimento, por bibliotecas e por disciplina, relatórios por atividade, por grupo de atividades e por executante, boletim bibliográfico, estatísticas do acervo na apresentação exigida pelo MEC, geração de gráficos, estatísticas gerais;

    6) Consulta ao catálogo: pesquisa textual, por autor, título e assunto com a utilização de operadores booleanos, acesso a sumários digitalizados, localização de materiais bibliográficos por estantes;

    Gab. D

    ANZOLIN, H. H. Rede Pergamum: história, evolução e perspectivas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, 493-512, jul./dez. 2009. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/download/640/pdf_9

  • 1) Módulo Parâmetros: Possibilita que cada biblioteca utilize seu sistema de forma personalizada;

    2) Módulo aquisição: possibilita o processo de aquisição de qualquer tipo de material, desde a solicitação de material bibliográfico, licitação e seleção automática dos itens conforme o usuário determinar (melhor preço, prazo de entrega, etc.);

    3) Módulo de catalogação: catalogação de todos os materiais, de acordo com as regras do AACR2 e formato de intercambio marc 21, cadastramento de autoridades, emissão de etiquetas com dados de procedencia, lombada e código de barras; inventario informatizado do acervo, indexação de periódicos e capitulos de livros.

    4) Módulo de circulação: Cadastro de usuários, controle de visitantes, acompanhamento do processo de reserva, empréstimo e renovação, consulta ao histórico de empréstimo e renovação, consulta ao histórico de empréstimo, devoluções e multas; empréstimo entre bibliotecas, serviço de malote entre campi.

    5) Modulo de Relatórios e estatística: Levantamento do acervo por área de conhecimento, por biblioteca e por disciplina, relatórios por atividade, por grupo de atividades e por executante, boletim bibliografico, estatísticas, estatistica do acervo na apresentação exigida pelo mec, geração de gráficos, estatíticas gerais;

    6) Consulta ao Catálogo: pesquisa textual por autor, título e assunto com a utilização de operadores booleanos, acesso a sumários digitalizados, logalização de materiais bibliográficos por estantes;

    7) Modulo internet: acervo digital, facilitando o acesso à obra na íntegra, renovação, reserva, acompanhamento do processo de aquisição pelo usuário solicitante, cadastro de senhas par acesso remoto às bases de dados, envio automático de mensagens para lembrar a data de devoluão do material emprestado, informar liberação de reservas e novas aquisições na àrea de interesse pré-selecionada pelo DSI, informação dos materiais a serem devolvidos, visualização de sumários, cadastro de comentários e sugestões;

    8) Módulo Usuários: Este módulo descreve os procedimentos utilizados no Sistema Pergamum para o controle dos usuários. Inclui dados pessoais dos usuários e das unidades organizacionais (cursos e departamentos), alteração de senha, afastamento, identificação do usuário, área de conhecimento, exportação de usuários.

    9) Módulo Diversos: Este módulo disponibiliza e armazena as funções que não estão totalmente relacionadas em outros módulos, mas precisam da geração de relatórios. Inclui malote, envio de e-mail, coleta de dados de material usado internamente, correção em lote de acervo bibliográfico

    ANZOLIN, H. H. Rede Pergamum: história, evolução e perspectivas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 14, n. 2, 493-512, jul./dez. 2009.


ID
2671933
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Barros (2003), o processo de ___________ de informações envolve dois ___________ fundamentais: o ___________ de que há informações a serem disseminadas e que o próprio ___________ envolve estratégias e técnicas de ___________, existindo a figura do ___________, a ___________ e o ___________, para viabilizar o ato ___________.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas
Comentários
  • inspiração: questões da UFF que querem um Bibliotecário da Inteligência Artificial (BIA) :p

    BARROS, Maria Helena T. C. de. Disseminação da informação: entre a teoria e a prática. Marília: [s. n.], 2003.

    Gab.: B


ID
2671942
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Atualmente a biblioteconomia tem passado por muitas mudanças conceituais e um desses termos que surge é “Competência informacional”. Com base no texto de Campello (2003) sobre esse tópico, assinale com V para afirmativas verdadeiras e com F para afirmativas falsas.

( ) A competência informacional prepara o indivíduo para tirar vantagem das oportunidades inerentes à sociedade da informação globalizada.
( ) Na perspectiva da biblioteca escolar, a literatura sinaliza para o potencial da competência informacional como catalisador para mudanças no papel da biblioteca a fim de melhor atender as exigências da educação no século XXI.
( ) A função educativa da biblioteca é ofuscada com a introdução da “educação de usuários”, que traz um conjunto de atividades de característica proativa, realizada por meio de ações planejadas de uso da biblioteca e de seus recursos.
( ) A competência informacional não tem ligação com a capacidade de leitura, pois envolve a habilidade de perceber e usar informação disseminada de forma oral. ,
( ) A competência informacional requer habilidades de lidar com massas complexas de informação geradas por computador e pela mídia.

Em relação a essas afirmativas, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2003, p. 29-36):

    (V)“A competência informacional prepara o indivíduo para tirar vantagem das oportunidades inerentes à sociedade da informação globalizada”,

    (V) A tradução do termo information literacy como competência informacional havia sido feita por Campello (2002) na perspectiva da biblioteca escolar, em texto que sinalizava para o potencial desse conceito como catalisador das mudanças do papel da biblioteca em face das exigências da educação no século XXI.

    (F) A função educativa da biblioteca torna-se visível com o aparecimento do “serviço de referência” (reference service) e se amplia com a introdução da “educação de usuários”, conjunto de atividades que, ao contrário do serviço de referência, apresentam uma característica proativa, realizando-se por meio de ações planejadas de uso da biblioteca e de seus recursos.

    (F) “o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler ou escrever”, entendendo-se então que “quem aprende a ler e a escrever e passa a usar a leitura e a escrita, a envolver-se em práticas de leitura e de escrita, torna-se uma pessoa diferente, adquire um outro estado, uma outra condição” (Soares, 2001, p. 17, 36).

    (V) A competência informacional requer habilidades de lidar com massas complexas de informação geradas por computador e pela mídia, e aprender ao longo da vida, à medida que mudanças sociais e técnicas demandem novas habilidades e conhecimentos (Kuhlthau, 1989, citada por Behrens, 1994, p. 313, tradução nossa).

    Gab. D

    CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000300004&script=sci_abstract&tlng=pt


ID
2744182
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as contribuições que podem ser desenvolvidas por qualquer biblioteca para integrar-se ao controle bibliográfico nacional.

Alternativas
Comentários
  • Pensar em controle bibliográfico como também: intercâmbio de dados, ou meios que facilitem este processo;

  • É a Joana que determinou a surra em Maria.

  • Gab.: B


ID
2744188
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao conjunto de operações que envolvem a coleta, o tratamento e a difusão da informação de materiais impressos e não convencionais denomina-se cadeia documental ou

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    "cadeia [...] c. documentária [...] conjunto de operações necessárias à produção, reunião, tratamento/processamento, difusão e utilização de documentos; ciclo documentário. <=> cadeia informacional."

  • Conforme Dias & Naves (2007, p. 70):

    Análise documentária: tem como objetivo a representação condensada da informação, para consulta e

    DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116 p.

    Conforme Gil Leiva (2012, p. 64, 155):

    Processo documentário: é o conjunto de operações realizadas para a seleção, a aquisição, o registro e o tratamento dos documentos a fim de possibilitar seu armazenamento e , posterior recuperação.

    Ciclo documentário é composto por três operações básicas:

    coleta de documentos; tratamento de documentos (tratamento intelectual); e difusão de documentos.

    Gab. B

    Fonte: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf


ID
2744194
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Movimento de Acesso Aberto está baseado em alguns princípios referendados pela comunidade científica, como o princípio da fidedignidade da informação.
Esse princípio enfatiza

Alternativas
Comentários
  • Três princípios clássicos referendados pela comunidade científica:

    1º - Princípio da disseminação: refere-se à visibilidade dos resultados de modo que possam ser usados pela comunidade científica;

    2º - Princípio da fidedignidade: refere-se à revisão pelos pares com o intuito de conferir validade e qualidade ao conteúdo;

    3º - Princípio da acessibilidade: refere-se à organização, à permanência e ao acesso ao conteúdo científico pela comunidade científica.



  • 2º Princípio - Fidedignidade = revisão por pares

  • qual reposta certa?


ID
2744245
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A expressão utilizada para mapear a produção do conhecimento desde os locais em que foi produzido, descoberto, armazenado até onde era difundido, é

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe que autor fez essa definição?

  • Carol Medeiros, também gostaria de saber porque essa nomenclatura me é nova.

  • Acho que é BURKE no livro Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot... mas só encontrei essa citação "Assim como o binômio inovadores–guardiães da tradição é analisado por Burke, no quarto capítulo o autor aproxima-se de sua geografia do conhecimento, discutindo o “lugar do conhecimento: centros e periferias”. Importa aqui a circulação e a cooperação internacional entre essa rede de letrados, e as cidades vão desempenhar importante papel como locais de encontros e troca de informações. Nas palavras do autor trata-se de: “uma distribuição espacial do conhecimento, dos lugares em que o conhecimento foi descoberto, guardado ou elaborado, e também daqueles para os quais era difundido” (p. 56)."

  • Localizei no livro Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Marlene de Oliveira (coord.). pág. 33. Essa expressão é usada por Burke (2003) para mapear a produção de conhecimento, notadamente dos séculos XVI, XVII E XVIII. Ele distingue a distribuição espacial do conhecimento desde os locais onde foi produzido, descoberto, guardado até onde era difundido.

  • Esta questão trabalha com conceitos das Ciências da Informação ligados  ao mapeamento da produção de conhecimento.

    O enunciado fala de mapeamento de produção de conhecimento que é a identificação dos atores, meios de publicação, troca de informações, relatórios de pesquisas em andamento e outros itens e fatores envolvidos nesta produção.

    Esta questão pede do candidato muita atenção e um pouco de sagacidade na leitura das alternativas.

    Vejamos as alternativas A e B. Ambas podem ser imediatamente descartadas pois se tratam de apenas uma parte do que é citado no enunciado: o mapeamento da produção de conhecimento. Tanto a difusão quanto a disseminação são as pontas finais da produção de informação e não compreendem o todo no caso do mapeamento.

    O mesmo vale para a organização e representação do conhecimento. Ambos os termos estão relacionados a atividades técnicas de unidades de informação diversas e não ao fluxo que envolve a produção de conhecimento. A produção precisa acontecer para ser organizada e representada.

    Sobra a opção C “geografia do conhecimento" como a alternativa a ser escolhida. Este termo não é de uso comum na área. Burke e Dentzien (2003) utilizam o termo para mapear a produção do conhecimento entre os séculos XVI e XVIII em uma abordagem espacial que vai da produção até a difusão do conhecimento.

    Todavia, ainda que esta expressão não circule com frequência na literatura da área, o candidato pode identificá-la como correta pela exclusão das outras quatro opções e pela associação direta entre os termos “mapeamento" e “geografia"

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Ref: BURKE, Peter; DENTZIEN, Plínio. Uma história social do conhecimento I: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 241 p. ISBN 9788571107113 (broch.)

  • "O tema deste capítulo - seguindo trabalhos recentes sobre a geografia e a história da ciência - é essencialmente uma "distribuição espacial" do conhecimento, dos lugares em que o conhecimento foi descoberto, guardado ou elaborado, e também daqueles para os quais era difundido" (BURKE, 2003, p. 56)

    BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 241 p.

  • "As bibliotecas, com a invenção da imprensa, além de expandirem seus acervos, atuavam como sedes de conhecimento, pois naquela época, assim como os cafés e as livrarias, elas se tornaram centros de estudos, lugares de debates entre intelectuais e espaços de sociabilidade de idéias e troca de informações, rompendo seu vínculo único e exclusivo com o silêncio e a leitura. Ainda tratando das sedes de conhecimento, Burke enfatiza a importância de cidades como Veneza, Amsterdã, Sevilha, Paris, Roma e Londres no papel de agências de informação e capitais de conhecimento na Europa. Tais cidades privilegiaram-se nesse período pela quantidade de bibliotecas que possuíam, pela língua de publicação das obras naquele período e, em alguns casos, por aproveitarem-se das atividades portuárias como forma de intercâmbio e “importação” de conhecimento. Em decorrência da crescente demanda social por informações, há uma proliferação dos serviços de informação nas primeiras cidades modernas. Surgem assim os primeiros catálogos, guias e livros de endereços. Passa-se de um conhecimento centralizado à necessidade de seu compartilhamento e distribuição e de descobertas globais, o que fortalece significativamente as traduções e as reproduções de documentos e livros." (CURTY, 2004, p. 142)

    Fonte: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/42896


ID
2744293
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Capital humano é a capacidade necessária para que os indivíduos ofereçam soluções aos clientes.
II. Capital estrutural é o conjunto de saberes existente nas pessoas, na estrutura e nos clientes das organizações.
III. Capital intelectual é o valor de relacionamento de uma empresa com as instituições com as quais faz negócio.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O capital humano é a capacidade necessária para que os indivíduos ofereçam soluções aos clientes. No entanto, para compartilhar, transmitir e alavancar o conhecimento é necessário de ativos estruturais como laboratórios, sistemas de informações, conhecimento dos canais de distribuição que transformam o saber individual em benefícios de toda a empresa, ou seja, em capital estrutural. O capital de clientes ou capital relacional é o valor dos relacionamentos de uma entidade com as pessoas com as quais realiza operações (STEWART, 1998).

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    primeira  assertiva está correta. Para Almeida e Freitas 69 , “o capital humano é a capacidade necessária para que os indivíduos  ofereçam soluções aos clientes, é a fonte da inovação e renovação.” 

    segunda  assertiva está errada. O  Capital Estrutural  refere-se aos sistemas administrativos, marcas, patentes, rotinas, sistemas de informática e a cultura organizacional. Os sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento também fazem parte do Capital Estrutural. 

    terceira  assertiva está errada. O Capital Intelectual representa todos os ativos  intangíveis  e “invisíveis” da organização. Por exemplo: conhecimentos, habilidades, informações, etc. 

    É o capital de relacionamento que se refere à rede de relacionamentos que a empresa possui com seus clientes internos e externos, seus parceiros e seus fornecedores. 


ID
2746750
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Oliveira (2014), há práticas de gestão do conhecimento que complementam as estratégias de preservação e compartilhamento do conhecimento no que se refere à memória institucional. As alternativas apresentam tais práticas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B - As Instituições estabelecem o conhecimento na mente das pessoas, visto que se as informações estiverem dispersas pelos setores, quando se pretender estudar um caso específico, será difícil encontrar o que se quer.


ID
2746774
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A explosão bibliográfica, fenômeno comum a todas as áreas do conhecimento e talvez a característica mais visível das literaturas científicas, pode ser definida como a quantidade crescente de documentos científicos produzidos e a rapidez com que esse número aumenta (CAMPELLO; CEDÓN; KREMER, 2007). Em relação aos tipos de fontes de informação é correto afirmar, EXCETO:  

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 97, 153, 168, 183-184, 190):

    A literatura cinzenta não é uma forma nova de divulgação científica.

    Patente de invenção é o instrumento legal destinado a proteger a invenção aplicável à indústria, durante um prazo de tempo definido, contra cópias e quaisquer outros usos não autorizados pelo seu possuidor, de modo a permitir-lhe a exploração rentável dessa nova ideia.

    O documento de patente é, em tese, a mais importante fonte primária de informação tecnológica, pois permite o conhecimento de inovações fundamentais para a indústria, imediatamente e a partir da descrição original do invento.

    Outra função da literatura comercial é a de servir como fonte histórica. A literatura comercial aparece, comumente, sob a forma de folhetos, folders ou brochuras, denominados de catálogos de fabricantes ou catálogos de produtos, onde são descritas as características de um ou mais produtos de determinada empresa.

    Os trabalhos de revisão são estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, formando uma visão geral ou um relatório do estado-da-arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

    Gab. A

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais (Orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

  • Literatura cinzenta ou doc. NÃO convencionais: são publicações NÃO comerciais! Produzidas em âmbito governamental, acadêmico, comercial e industrial.

  • A literatura cinzenta é considerada uma nova forma de divulgação da ciência devido à força que o movimento de acesso aberto à comunicação científica ganhou, para a pesquisa acadêmica, na última década.

    Errado, pois não é a literatura cinzenta que divulga e sim locais como repositórios, bibliotecas digitais, etc.


ID
2746828
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A informação digital acessível, interpretável e autêntica tornou-se um dos principais desafios da preservação digital. Segundo Medeiros e Ferreira (2014), nesse contexto digital, torna-se oportuna a implementação de técnicas e de políticas que vão garantir a longevidade e a acessibilidade da informação. Assinale a alternativa CORRETA que indica a funcionalidade que garante que o objeto digital esteja acessível ao longo do tempo.

Alternativas
Comentários
  • Um identificador persistente é um nome para um recurso digital que permanece o mesmo para sempre, independe da localização do recurso. O uso de identificador persistente assegura que mesmo quando um documento é movida, ou sua propriedade é transferida, os links permaneçam acionáveis.


ID
2746837
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Devido à importância da comunicação científica para a produção do conhecimento surgiram os estudos métricos da informação. Nesse contexto, a evolução das tecnologias proporcionou o surgimento de um novo campo, a Altmetria. Assinale a alternativa CORRETA que conceitua a Altmetria.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    ALTMETRIA = Estudo e uso de medidas de impacto com base nas atividades acadêmicas e em ferramentas de ambientes online.

  • Segundo Vanti e Sanz-Casado (2016, p. 352):

    Em "The Collection Altmetrics", Priem et al. (2012) definem Altmetria da seguinte forma:

    Altmetria é o estudo e uso de medidas de impacto com base nas atividades acadêmicas e em ferramentas e ambientes online. O termo também tem sido utilizado para descrever métricas próprias que podem ser expressas no plural [em inglês] "um conjunto de novas altmetrics". Altmetria é, na maioria dos casos, fruto da intersecção de ambas métricas, a Cientometria e a Webometria; sendo um subconjunto desta última que se concentra mais especificamente na influência acadêmica, medida por meio de ferramentas e ambientes em linha, mais do que na Web em geral.

    Gab. B

    VANTI, Nadia; SANZ-CASADO, Elias. Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática. TransInformação, Campinas, v. 28, n. 3, p. 349-358, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-3786&lng=en&nrm=iso


ID
2785342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


Enquanto a gestão da informação tem foco no capital intelectual da organização, como o mapeamento e a compreensão dos fluxos de informação, a gestão do conhecimento concentra-se no negócio da organização, especialmente quanto ao tratamento, à análise e à agregação de valor às informações.

Alternativas
Comentários
  • Gestão da Informação (GI): lida com o universo de documentos, os quais são produzidos, armazenados e utilizados em um contexto organizacional. Pode-se considerar que os processos críticos da gestão da informação sejam a organização e o tratamento da informação.  A GI focaliza a informação ou o conhecimento registrado.

    Gestão do conhecimento (GC): é o conhecimento pessoal, aquele que se encontra na cabeça das pessoas e que muitas vezes não é registrado. Capital intelectual. A GC destaca o conhecimento pessoal, muitas vezes tácito, e que, para ser efetivamente utilizado, antes precisa ser descoberto e socializado.

    Ricardo Rodrigues Barbosa, 2008.

  • Acrescentando...

    Conforme Souto (2014, p. 207):

    Gestão da Informação

    (conhecimento explícito) = Informação + processos

    1 - foco no mapeamento de processos, na gestão dos conteúdos informacionais;

    2 - foco na organização, monitoramento e recuperação da informação.

    Gestão do Conhecimento

    (conhecimento tácito) = Pessoas + informação + processos

    1 - foco nas comunidades e relacionamentos;

    2 - foco na aprendizagem organizacional e inovação.

    Gab. Errado

  • A questão aborda conceitos gerais sobre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Informação.

    É importante estabelecer as diferenças entre Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento para responder esta questão.

    A Gestão da Informação trabalha com o conhecimento explícito, registrado em documentos e processos, focando na organização e tratamento da informação.

    A Gestão do Conhecimento aborda o conhecimento tácito, existente entre os relacionamentos pessoais, nem sempre registrados. É focado no capital intelectual individual ou coletivo.

    Com base nestas informações, identificamos que a assertiva da questão inverte o foco dos dois tipos de gestão. Logo, a assertiva está errada.

    Gabarito do Professor: Resposta ERRADA


ID
2785345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


Na gestão do conhecimento, a complexidade de ação encontra-se na inserção do conhecimento tácito dos empregados da organização.

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

     

    CONHECIMENTO TÁCITO--->Não é facilmente visivel/explicavel

    *Altamente pessoal e dificil de formalizar 

    **Dificulta a comunicação e o compartilhamento

    #conhecimentos do individuo, ideais/valores/emoçoes

  • A Gestão da Informação focaliza a informação ou o conhecimento registrado.

    A Gestão do Conhecimento destaca o conhecimento pessoal, muitas vezes tácito, e que, para ser efetivamente utilizado, antes precisa ser descoberto e socializado.

    Ricardo Rodrigues Barbosa, 2008. 

  • A questão aborda conceitos gerais sobre a Gestão do Conhecimento.

    Uma boa forma para abordar é analisar a assertiva por partes e conferir as correções e incorreções do texto.

    Na Gestão do Conhecimento o conhecimento tácito, existente entre os relacionamentos pessoais, nem sempre registrados, é focado no capital intelectual individual ou coletivo. A identificação ou manipulação do conhecimento tácito é naturalmente complexa.

    Logo, a assertiva está correta ao dizer que “a complexidade de ação encontra-se na inserção do conhecimento tácito dos empregados da organização".

    Gabarito do Professor: Resposta CERTA


ID
2785348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão do conhecimento formaliza-se nas ações de consultar, compartilhar e colaborar, conhecidas como 3 Cs.

Alternativas
Comentários
  • Três Pilares da Gestão do Conhecimento: Consultar, Compartilhar e Colaborar.

    Eles atuam de maneira transversal, exigindo a atuação em três dimensões: Ferramentas (ou mecanismos), Cultura e Capital Humano.

  • A questão aborda conceitos gerais sobre a Gestão do Conhecimento.

    Na Gestão do Conhecimento o conhecimento tácito, existente entre os relacionamentos pessoais, nem sempre registrados, é focado no capital intelectual individual ou coletivo.

    Para capturar o conhecimento tácito, a gestão do conhecimento apoia-se em três pilares de atuação transversal:  Consultar, Compartilhar e Colaborar. Cada um deles atua em três dimensões distintas: ferramentas, cultura e capital humano.

    Logo, a assertiva está CORRETA.

    Gabarito do Professor: Resposta CERTA


ID
2785354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão da informação atua na perspectiva do conhecimento tácito, ou seja, com base em dados e informações armazenados em veículos de comunicação, como, por exemplo, livros, impressos ou digitais.

Alternativas
Comentários
  • Correção: A gestão da informação atua na perspectiva do conhecimento explícito, ou seja, com base em dados e informações armazenados em veículos de comunicação, como, por exemplo, livros, impressos ou digitais.

     

    Gestão da Informação focaliza a informação ou o conhecimento registrado.

    A Gestão do Conhecimento destaca o conhecimento pessoal, muitas vezes tácito, e que, para ser efetivamente utilizado, antes precisa ser descoberto e socializado.

     

    Ricardo Rodrigues Barbosa, 2008. 

  • Conhecimento tácito = o que está apenas na cabeça das pessoas.

    Conhecimento explícito = conhecimento registrado (em livros, manuais, vídeos, etc...)

  • O erro do item é dizer que o conhecimento armazenado em livros, impressos ou digitais, é tácito. Esse tipo de conhecimento descrito na questão está formalizado, expresso em um meio físico, o que o torna claramente explícito!

  • citou algo fisico, livro por exemplo, ja n e mais tacito

  • Conhecimento explícito é o que está externalizado, registrado em algum lugar. Mais fácil de armazenar, processar e transmitir.

    • conhecimento Tácito é aquele adquirido pela experiência.

    • Explícito é aquele transmissível por meio da linguagem formal, codificado e sistemática.
  • conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquire ao longo da vida, e o conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado e escrito.

    Roberto Leal, 2009

  • Conhecimento tácito é o conhecimento que a pessoa adquire ao longo da vida com a experiência.

  • A questão aborda conceitos ligados à gestão da informação e do conhecimento. 

    O conhecimento expresso em “base em dados e informações armazenados em veículos de comunicação, como, por exemplo, livros, impressos ou digitais" é explicito e não tácito como apresentado na assertiva. 

    O conhecimento explícito é objeto da gestão da informação. Este tipo de conhecimento é registrado em algum meio passível de acesso.  

    O conhecimento tácito, por sua vez, é o objeto da gestão do conhecimento. Este tipo de conhecimento corresponde a experiência do indivíduo sobre determinado tema. Uma vez registrado e compartilhado, este conhecimento se transforma em conhecimento explícito. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2785357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão da informação atua no âmbito do conhecimento explícito, visando a ações como a seleção e o mapeamento dos fluxos, além do tratamento, do armazenamento, da disseminação e da mediação da informação e do uso de recursos tecnológicos.

Alternativas
Comentários
  • Gestão da Informação (GI) lida com o universo de documentos, os quais são produzidos, armazenados e utilizados em um contexto organizacional. Pode-se considerar que os processos críticos da gestão da informação sejam a organização e o tratamento da informação.  A GI focaliza a informação ou o conhecimento registrado (explícito).


ID
2785360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue o item a seguir.


A gestão do conhecimento alinha-se aos fluxos formais de informação à medida que acessa informações internas particionadas, as reestrutura e lhes dá novo significado, transformando-as em conhecimento tácito.

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

     

    A gestão do conhecimento alinha-se aos fluxos formais de informação à medida que acessa informações internas particionadas, as reestrutura e lhes dá novo significado, transformando-as em conhecimento explícito.

     

    A questão faz referência à conversão de conhecimento chamado COMBINAÇÃO, que é quando ocorre a transformação do conhecimento explícito em outro conhecimento explícito. Dessa forma, quando recategorizarmos, aumentarmos e até reestruturarmos um conhecimento explícito, estamos transformando esse conhecimento.

    Ex: Resumo de uma determinada matéria consultada em um livro, na medida em que estamos reestruturando determinado conhecimento explícito em outro conhecimento explícito.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Conforme Souto (2014, 206, 212):

    O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao que pode ser transmitido em linguagem formal e sistemática, e por isso, é facilmente comunicado e compartilhado. É aquele que as organizações conseguem armazenar.

    Práticas de Combinação: [...] são as que promovem o compartilhamento de conhecimento, numa relação muitos para muitos, em que se dá o processo de mobilidade do explícito para o explícito.

    Exemplos: Encontros de lições aprendidas, Fóruns de discussão Catálogos de especialistas, etc.

    Gab. Errado


ID
2785495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A estrutura organizacional das bibliotecas pode ser sistematizada em três grandes áreas, que dizem respeito a suas funções biblioteconômicas. Acerca de tais funções, julgue o item que segue.

A função de organização dos recursos informacionais envolve atividades de análise temática, análise descritiva e armazenagem.

Alternativas
Comentários
  • O processo de organização de coleções para disponibilização se insere dentro das funções na fase de formação, desenvolvimento e organização de coleções.

    Consiste no processamento técnico das coleções: análise temática e descritiva [...] o armazenamento das coleções e o seu adequado arranjo no espaço físico é também uma etapa deste processo.

    Maciel e Mendonça. Bibliotecas como organizações. 2006. p. 27

  • A questão testa os conhecimentos do candidato sobre as funções que envolvem o cotidiano das atividades de gestão de uma biblioteca.

    As três funções biblioteconômicas na organização de uma biblioteca citadas no enunciado abarcam uma série de atividades que fazem parte do dia a dia de uma biblioteca.

    Segundo Maciel e Mendonça (2006), as três funções são:

    1 – Funções na fase de formação, desenvolvimento e organização de coleções: trata dos processos que antecedem o uso das coleções pelo usuário. Nesta função estão inseridas as atividades de formação e desenvolvimento de coleções, de processamento técnico (classificação, catalogação, descrição e indexação) e de organização e armazenamento para consulta.

    2 – Funções na fase de dinamização das coleções: trata dos processos que envolvem o atendimento direto ao usuário. Nesta função estão inseridas as atividades ligadas ao serviço de referência, a circulação do material e sua reprodução.

    3 – Funções gerenciais: trata dos processos que envolvem a administração da biblioteca como órgão administrativo. Nesta função estão inseridas as atividades de gestão de pessoas, ativos físicos e financeiros ligados à biblioteca.

    Uma forma para resolver a questão é verificar cada parte da assertiva em relação às funções descritas acima. O primeiro passo é dividi-la separando a função geral das atividades específicas:

    Função Geral: “A função de organização dos recursos informacionais"

    Funções Específicas: “envolve atividades de análise temática, análise descritiva e armazenagem".

    Após essa divisão, identificamos que a função geral – função de organização – é a mesma descrita na função 1 acima. Ela precede o atendimento ao usuário e a circulação dos materiais. É preciso organizar antes de disponibilizar.

    As funções específicas também são identificadas na função 1 descrita acima. Aqui o candidato precisa conhecer as sinonímias que envolvem a terminologia da área, especialmente no que tange o processamento técnico. “Análise Temática" trata da classificação e indexação enquanto a “análise descritiva" aborda a catalogação e descrição. A “armazenagem" por sua vez trata da organização dos materiais nas estantes. Todas estas fases antecedem a disponibilização do acervo aos usuários.

    Entendemos então que as atividades do processamento técnico estão inseridas na função de organização de recursos informacionais. Logo, a assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: Certo
    MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marilia Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. 1.ed. rev. Rio de Janeiro: Interciencia, 2006. 94 p

  • RESOLUÇÃO: O enunciado trocou o termo coleções por recursos informacionais, de resto é o conceito é o mesmo do livro “Biblioteca como organizações” de 2006. Nessa obra o processo de organização de coleções para disponibilização é a função que engloba a análise temática, análise descritiva e o armazenamento.

    Resposta: C


ID
2785501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A estrutura organizacional das bibliotecas pode ser sistematizada em três grandes áreas, que dizem respeito a suas funções biblioteconômicas. Acerca de tais funções, julgue o item que segue.


Entre os tipos de função biblioteconômica, incluem-se as atividades gerenciais, que visam efetivar e direcionar as outras funções para o cumprimento dos objetivos institucionais.

Alternativas
Comentários
  • As funções gerenciais são aquelas responsáveis pela ativação de todas as funções meio e fim e pelo direcionamento e ajuste aos objetivos e metas. (Maciel e Mendonça. Bibliotecas como organizações, 2006. p. 39)

  • RESOLUÇÃO: Outras duas funções biblioteconômicas são: formação e desenvolvimento e organização de coleções, Dinamização do uso de coleções.

    Resposta: C


ID
2785504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A utilização de tecnologias da informação nos processos técnicos e serviços ofertados pela biblioteca com vistas a sua automação permite ampliar a disponibilização da informação. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

A automação de bibliotecas permite a oferta de novos serviços de informação mais adequados às necessidades informacionais dos usuários.

Alternativas

ID
2785507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A utilização de tecnologias da informação nos processos técnicos e serviços ofertados pela biblioteca com vistas a sua automação permite ampliar a disponibilização da informação. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


A importação de dados e a gestão da lista de novas aquisições em meio digital constituem processos de automação da representação descritiva dos registros da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • O erro acredito que esteja quando o texto se refere a: "representação descritiva". Pois, a representação descritiva permite a individualização do documento. Já a representação temática da informação torna mais fácil a recuperação de materiais. Possivelmente a questão ficaria mais correta se substitui-se pela representação temática da informação.

  • Requisitos relacionados à tecnologia constituem-se nos itens que identificam a capacidade do sistema trabalhar com modernos recursos tecnológicos, possibilitando a segurança e intercâmbio de dados [...]:

    e) capacidade atualização dos dados em tempo real;

    Requisitos relacionados ao processo gerencial[...]:

    a) gerenciamento integrados dos dados e funções da biblioteca;

    Requisitos ao processo de seleção e aquisição[...]:

    b) controle de listas de sugestão, seleção, aquisição, reclamação e recebimento.

    Sendo assim, acredito que a gestão de listas de sugestão refere-se ao processo de automação de seleção e aquisição e a importação de dados poderia se enquadrar tanto no processo tecnológico quanto no gerencial da automação.

    Fonte: CORTE, Adelaide Ramos e. et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ci. Inf., Brasília, v.28, n. 3, p. 241-256, set./dez. 1999.

  • A automação de bibliotecas e o intercâmbio de dados são os assuntos que o candidato precisa conhecer para resolver esta questão.

    Um método para verificar a exatidão do que é apresentado na assertiva é abordá-la de forma particionada, “quebrando" a assertiva em pedaços menores, principalmente quando a assertiva falar de mais de um assunto.

    Na assertiva são identificados dois tipos de processos de automação:

    1 – A importação de dados.

    2 – A gestão da lista de novas aquisições.

    Segundo a assertiva, ambas constituem a “representação descritiva dos registros da biblioteca".

    A importação de dados pode ser relacionada à representação descritiva dos registros da biblioteca por meio do uso de formatos de intercâmbio de dados como o formato MARC21, o que verificaria a exatidão da assertiva. Porém, a gestão da lista de novas aquisições constitui processo de automação de processos de seleção, aquisição e desenvolvimento de acervo, não estando relacionada a representação descritiva dos registros.

    Logo, ainda que a primeira parte – a importação de dados – concorde com a assertiva, a segunda parte – gestão da lista de novas aquisições – não faz parte do campo da representação descritiva, o que indica erro na assertiva.

    Gabarito do Professor: Errado.
  • Gestão de lista de novas aquisições está ligada ao processo de desenvolvimento de coleções e não de representação descritiva.


ID
2785513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A utilização de tecnologias da informação nos processos técnicos e serviços ofertados pela biblioteca com vistas a sua automação permite ampliar a disponibilização da informação. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.


Para planejar a automação de uma biblioteca, é necessário conhecer as rotinas relacionadas aos processos técnicos e aos serviços ofertados pela biblioteca e que serão impactados com a mudança.

Alternativas

ID
2785519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da preservação de coleções digitais, julgue o próximo item.


O modelo de referência OAIS (Open Archival Information System Reference Model) é o sistema brasileiro de gestão da propriedade intelectual para a promoção da preservação digital.

Alternativas
Comentários
  • OAIS é um MODELO que padroniza as atividades de preservação digital especificando critérios nos quais as iniciativas de preservação digital devem se amparar.

  • *O modelo OAIS tem o objetivo de preservar informações e torná-las disponíveis para uma comunidade alvo.

    *Desenvolvimento coordenado pelo CCSDS – Consultative Comittee for Space Data System - ligado à NASA por encomenda da ISSO.

    *O modelo de referência OAIS é reconhecido como o mais importante TRABALHO CONCEITUAL de um sistema voltado para a preservação digital

  • A banca examinadora testa os conhecimentos do candidato sobre preservação de acervos e coleções digitais de forma bastante específica ao abordar o uso do OAIS (Open Archival Information System Reference Model).

    O modelo registrado pela ISSO 14721 é, segundo o site do CONARQ, “um esquema conceitual que disciplina e orienta um sistema de arquivo dedicado à preservação e manutenção do acesso a informações digitais por longo prazo". Logo, entende-se que o OAIS é um modelo de trabalho conceitual que tem como objetivos promover a conscientização e compreensão da importância de arquivamento de objetos digitais nas organizações, especialmente as não arquivísticas.

    Uma dica para a resolução deste tipo de questão é particionar seu conteúdo em busca de possíveis inconsistências, elencando cada uma de suas características e verificando seus respectivos conteúdos. As características identificadas na assertiva sobre o OAIS são:

    1 - Sistema brasileiro de gestão da propriedade intelectual.

    e

    2 – promoção da preservação digital.

    Verificamos desta forma uma primeira inconsistência no conteúdo da assertiva. O OAIS NÃO É um sistema, não é brasileiro e tampouco é um sistema de gestão da propriedade intelectual. Seu objetivo não é a gestão em si, mas sim fornecer orientações para a preservação digital em longo prazo sob vários aspectos, entre eles inúmeros outros aspectos além da propriedade intelectual.  A segunda parte da assertiva confere com o aspecto do OAIS, porém, considerando o conteúdo errado da primeira característica discutida, entendemos que a assertiva está INCORRETA.

    Gabarito do Professor: ERRADO
  • Com o nome em inglês provavelmente não seria brasileiro mesmo.

  • O modelo de referência OAIS é uma infraestrutura conceitual que descreve o ambiente, as interfaces externas, os componentes funcionais e os objetos de informação, associados com um sistema responsável pela preservação de longo prazo (SAYÃO, 2010, p. 13). 

    Tomaz e Soares (2004) afirma que o (CCSDS)- que o Consultative Committee for Space Data Systems  foi quem publicou pela 1° versão da norma OAIS, que teve a aprovação a ISO 14741 em 2003.

    O OAIS- passa a ser chamado no Brasil de SAAI- (Sistema Aberto de Arquivamento de Informação). SAAI surge na discussão aberta de diversas comunidades.

    Independente da estratégia de preservação, as informações técnicas ou referentes ao conteúdo do documento devem estar associadas ao objeto digital. 

    Preservação Digital: uma proposta para Bibliotecas Universitárias.file:///home/rackynelly/Downloads/febab%252C+artigo.pdf


ID
2785546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito de softwares para gestão de bibliotecas digitais e agregadores de conteúdo.


O VuFind é um sistema de busca distribuído, que opera a partir do protocolo OAI PMH e baseia-se na coleta automática de metadados em diversos repositórios digitais.

Alternativas
Comentários
  • É um metabuscador.

  • [...] Possibilita a integração de variadas ferramentas, de forma a criar um portal de busca consolidado. Opera por meio de coleta (harvesting) automática de metadados, utilizando o protocolo Open Archives Initiative - Protocol metadata Harvesting (OAI-PMH) [...]

    Fonte:

  • O VuFind é uma ferramenta de descoberta e entrega em software livre de código aberto, com a finalidade de apoiar a criação de portais integrados de informações geridas pelas bibliotecas. Apoiado pelo IBICT, o VuFind possibilita a integração de variadas ferramentas, de forma a criar um portal de busca consolidado.

    O VuFind é capaz de integrar: Sistemas gerenciadores de bibliotecas (catálogos online), Bibliotecas Digitais, Repositórios Institucionais, Portais de Periódicos, Portais de eventos, outras fontes de informação, entre outras fontes abertas de informação.

    Por operar de forma modular, o VuFind pode ser implementado de forma completa ou apenas alguns módulos.

    Com o código fonte aberto, pode-se ajustar as necessidades da instituição, modificando ou adicionando facilidades. Altamente customizável, possibilita se ajustar a diversas finalidades facilmente.

    O VuFind opera por meio de coleta (harvesting) automática de metadados, utilizando o protocolo Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH). Com isso, pode integrar todos os tipos de sistemas que interoperam por meio desse protocolo. Com isso, criar um portal de busca único para esses sistemas.

  • Para a resolução desta questão, o candidato precisa ter conhecimentos específicos sobre como funciona e quais os objetivos do VuFind.

    Segundo o site do IBICT, o Vufind é “uma ferramenta de descoberta e entrega em software livre de código aberto, mantida pela biblioteca Falvey Memorial Libray pertencente a Universidade Villa Nova, com a finalidade de apoiar a criação de portais integrados de informações geridas pelas bibliotecas". A ferramenta permite integrar ferramentas variadas, permitindo a criação de um portal de busca consolidado. Sua implantação pode ser completa ou em módulos, permitindo a integração de sistemas de biblioteca, repositórios institucionais bases e portais de periódicos e outras fontes abertas de informação.

    Segundo o site do IBICT, o VuFind “O VuFind opera por meio de coleta (harvesting) automática de metadados, utilizando o protocolo Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH). Com isso, pode integrar todos os tipos de sistemas que interoperam por meio desse protocolo. Com isso, criar um portal de busca único para esses sistemas."

    Para resolver a questão, o candidato pode particionar a assertiva para então verificar cada uma das características que a compõe para então chegar a uma conclusão definitiva. Vejamos cada uma destas características:

    1. O VuFind é um sistema de busca distribuído
    2. O VuFind opera a partir do protocolo OAI PMH
    3. O Vufind baseia-se na coleta automática de metadados em diversos repositórios digitais.

    A primeira característica é VERDADEIRA. O VuFind busca realizar suas buscas em uma série de fontes de forma integrada.

    A segunda característica é VERDADEIRA. O VuFind utiliza o OPAI-PMH como protocolo de operação.

    A terceira característica é VERDADEIRA. O VuFind coleta metadados automaticamente e simultaneamente em uma série de fontes disponíveis de acesso aberto.

    Concluímos então que a assertiva está CORRETA.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Fonte: IBICT. VuFind (Wiki).



ID
2800714
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere os dois agrupamentos abaixo, que arrolam alguns critérios de seleção e suas definições.


I. Autoridade

II. Imparcialidade

III. Precisão


a. Visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta.

b. Busca definir a qualidade do material a partir da reputação do autor, editora ou patrocinador.

c. Procura identificar se todos os lados do assunto são apresentados de maneira justa.


A correta correlação entre os dois agrupamentos é:

Alternativas
Comentários
  • I. Autoridade: Busca definir a qualidade do material a partir da reputação do autor, editora ou patrocinador.

    II. Imparcialidade: Procura identificar se todos os lados do assunto são apresentados de maneira justa.

    III. Precisão: Visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta.

    I - b

    II - c

    III - a

    resposta E

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os processos que envolvem a formação e o desenvolvimento do acervo, mais especificamente a atividade de seleção de materiais.

    O enunciado pede que o candidato relacione os critérios de seleção com suas respectivas definições. Para resolver a questão, o candidato deve estar atento às palavras consideradas chave que constam nas definições, estar atento ao principal assunto das definições.

    Vejamos em negrito os termos destacados das definições.

    a. Visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta. 

    b. Busca definir a qualidade do material a partir da reputação do autor, editora ou patrocinador. 

    c. Procura identificar se todos os lados do assunto são apresentados de maneira justa. 

    Com base nessa análise, podemos relacionar:

    a) Exatidão, Rigor e Correção são termos que se relacionam com a ideia de PRECISÃO (III);

    b) Reputação do autor está relacionada a AUTORIDADE (I) do autor em determinada área do conhecimento;

    c) A ideia de apresentar todos os lados de um assunto de maneira justa indica uma prática voltada para a IMPARCIALIDADE (II) na seleção.

    Com base nestas análises, concluímos que a alternativa correta está na letra E.

    Gabarito do Professor: Letra E



ID
2824015
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER –, instituído pelo Decreto nº 519, de 13 de maio de 1992, com suas alterações posteriores, é correto afirmar que prevê, dentre seus objetivos,

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Constituem objetivos do PROLER:

    I - promover o interesse nacional pelo hábito da leitura;

    II - estruturar uma rede de projetos capaz de consolidar, em caráter permanente, práticas leitoras;

    III - criar condições de acesso ao livro.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/decreto/1990-1994/D0519.htm


ID
2824054
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP –, analise os seguintes itens:


I. desenvolver atividades de treinamento e qualificação de recursos humanos, para o funcionamento adequado das bibliotecas brasileiras;

II. manter atualizado o cadastramento de todas as bibliotecas brasileiras;

III. incentivar a criação de bibliotecas em municípios desprovidos de bibliotecas públicas e selecionados de acordo com a discricionariedade do Ministro da Cultura;

IV. assessorar tecnicamente as bibliotecas e coordenadorias dos sistemas estaduais e municipais, bem assim fornecer material informativo e orientador de suas atividades.


Faz parte dos objetivos do SNBP o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. Sinceramente, não encontrei no site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nenhuma especificação a respeito dos objetivos do sistema.

    Acredito que o erro da alternativa esteja em:

    III. incentivar a criação de bibliotecas em municípios desprovidos de bibliotecas públicas e selecionados de acordo com a discricionariedade do Ministro da Cultura;

    O site não especifica nenhum critério de discricionariedade para incentivar a criação de bibliotecas públicas nos municípios, apenas afirma que "Em 2004, por meio do Programa Livro Aberto, iniciou um grande movimento a favor da ampliação do número de bibliotecas públicas no país, assim como da modernização de bibliotecas já existentes. Durante o período de 2004 a 2011, em que perdurou o Programa Livro Aberto, foram criadas 1.705 novas bibliotecas e modernizadas 682. Esta ação era realizada por meio do estabelecimento de um contrato de comodato entre a FBN e a Prefeitura beneficiada, garantindo, assim, a entrega de um conjunto de equipamentos tecnológicos, mobiliário e acervo."

  • Entre os principais objetivos do SNBP, elencados em seu Decreto de criação, destacam-se:

    - Incentivo à implantação de serviços bibliotecários em todo o país;

    - Melhora do funcionamento da rede de bibliotecas;

    - Desenvolvimento de atividades de treinamento e qualificação dos profissionais que atuam em bibliotecas;

    - Incentivo à criação de bibliotecas nos municípios desprovidos de bibliotecas públicas;

    - Apoio à criação e atualização de acervos, mediante o repasse de recursos financeiros aos sistemas estaduais e municipais;

    - Atualização do cadastro de todas as bibliotecas brasileiras;

    - Assessoria técnica às bibliotecas e aos coordenadores dos sistemas estaduais e municipais;

    - Celebração de convênios com entidades culturais, visando à promoção de livros e de bibliotecas.


ID
2832535
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A gestão da informação (GI) pode ser entendida como o estudo dos processos informacionais, do modo como a informação pode ser organizada, armazenada, recuperada e utilizada para a tomada de decisões. A GI refere-se ao conhecimento

Alternativas
Comentários
  • "A Gestão da Informação é fundamental para a Inteligência Competitiva Organizacional, pois trabalha os fluxos formais do ambiente interno e externo à organização, ou seja, trabalha no âmbito do conhecimento explícito [material]."

    (SOUTO, 2014, p. 58);

    SOUTO, Leonardo Fernandes. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

    Gab. D

  • Obrigado, M. Araujo, pelas indicações dos textos. Se cuida.

  • Gabarito d)explícito.

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • Conhecimento explícito: conjunto de informações já elicitadas em algum suporte;

    Conhecimento tácito: acúmulo de saber prático;

    Conhecimento estratégico: combinação do explícito com o tácito + conhecimento de especialistas


ID
2832538
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A gestão da biblioteca universitária é um processo integrado no qual bibliotecários e professores, em colaboração, devem incentivar e apoiar a aprendizagem de habilidades que tornem os alunos independentes para melhor utilização da informação ao longo da vida. Esse processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • [...] conjunto de conhecimentos, habilidades que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e na personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos, que o indivíduo detém

    (FLEURY; FLEURY, 2001, p.185).

    Gab. D

  • “Para ser competente em informação a pessoa deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação. Para produzir esse tipo de cidadania é necessário que escolas e faculdades compreendam o conceito de competência informacional e o integrem em seus programas de ensino e que desempenhem um papel de liderança preparando indivíduos e instituições para aproveitarem as oportunidades inerentes à sociedade da informação. Em última análise, pessoas que têm competência informacional são aquelas que aprenderam a aprender. Essas pessoas sabem como aprender porque sabem como a informação está organizada, como encontrar informação e como usar informação, de tal forma que outros possam aprender com elas.”


    (ALA, 1989, apud CAMPELLO, ABREU, 2005).


ID
2832595
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A sociedade contemporânea presencia um excesso de informações veiculadas principalmente pela internet. As bibliotecas universitárias, que lidam com fontes de informação, precisam estar atentas a duas importantes questões:

Alternativas
Comentários


  • A - a apresentação do conteúdo e a facilidade de navegação na página da web.

    Usabilidade, ou seja, a facilidade de uso e organização do site se apresenta visual "limpo", com menos informações. Não tem relação com o que a questão pede.


    B -a confiabilidade das informações e a autoridade dos seus produtores. 

    Lembrei de Waldomiro Vergueiro, no livro "Desenvolvimento de coleções", em que ele meciona os aspectos que deveríamos observar ao analisar a aquisição de uma obra. Eu apliquei esses conceitos na hora de resolver esta questão. Conceitos como autor, idioma, editora, etc.


    C- a arquitetura da informação e a confiabilidade das informações.

    Disposição das informações não tem relação com o que a questão pede, pois a organização das informações não significa mais confiabilidade e é um aspecto secundário, já a confiabilidade sim. Meio certa.


    D- a autoridade dos produtores e a longevidade da informação na web. 

    A primera parte está correta; já a segunda não tem, pois seria a atualização da informação no site, informação antiga não significa necessariamene mais confiabilidade.


    Se estiver incorreta peço que me corrijam, por favor.





  • Pensou em fonte , falou em confiabilidade e autoridade


ID
2832604
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito de bibliotecas universitárias, os repositórios institucionais surgem como uma mudança, impulsionada por parte da comunidade acadêmica, referente aos conhecimentos, tecnologias e padrões das áreas de tecnologia da informação. A implantação e gestão desses repositórios envolve, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Para quiser dar uma lida, deixo, aqui, o endereço da possivel fonte que inspirou o examinador.

    Fonte: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf

  • Complementando: Alternativa A corretíssima. Basta associar os repositórios institucionais com o livre acesso e a preservação digital.


ID
2832607
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os repositórios institucionais (RI) têm como finalidade gerenciar, preservar e ampliar a visibilidade da informação científica, artística e cultural produzidas pelas instituições. Nesse sentido, os RI são concebidos como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

  • Conforme Sayão (2009, p. 91):

    Um repositório institucional é uma base de dados digital e virtual (web-based database), de caráter coletivo e cumulativo (memória da instituição), de acesso aberto e interoperável que coleta, armazena, dissemina e preserva digitalmente a produção intelectual da instituição.

    Gab. C

    SAYÃO, Luis et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009.


ID
2832613
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O fazer do profissional bibliotecário-documentalista deve estar apoiado em atitudes e comportamentos éticos, tanto em relação ao usuário quanto em relação ao tratamento documental. Este último, por conseguinte, é mediado por linguagens documentárias e sua matéria-prima principal é

Alternativas
Comentários
  • Letra B (pra quem não é assinante)

    A informação em diversos níveis

  • Alguém sabe explicar o porquê?

  • Conforme Valentim (2004, p. 59):

    É muito importante definir em equipe a moral/ética que será praticada por todos no cotidiano do espaço informacional. Pode-se afirmar que é muito grave a situação de uma organização, seja pública seja privada, em que o profissional da informação não tenha a ética como prática de trabalho, já que sua matéria-prima é a informação em diversos níveis (estratégico, tecnológico, social, trabalhista, jurídico etc.). 

    Gab. B

    VALENTIM, Mn rla Lígia Pomim (Org.). Atuação profissional na área de informação. São Paulo: Polis, 2004. Disponível em: http://abecin.org.br/e-books/colecao-palavra-chave/VALENTIM_%28Org%29_Atuacao_profissional_na_area_de_informacao.pdf


ID
2856487
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dado, informação e conhecimento soam sempre como entidades de caráter "incorpóreo, volátil e impalpável", como foram definidas por Ana Maria Camargo e Silvana Goulart (Centros de memória: uma proposta de definição. São Paulo: Edições Sesc, 2015). Na opinião das autoras, tais entidades, mobilizadas para responder a questões pontuais ou para promover a compreensão mais profunda de um processo, requerem sempre a mediação de

Alternativas
Comentários
  • resposta: B

  • As autoras oferecem uma visão esquemática e comparativa das instituições que servem de matriz para as que fazem apelo à memória para cumprir funções de gestão e custódia de documentos.

    Letra: B


ID
2856490
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito das bibliotecas, o mecanismo que apresenta similaridade com o recolhimento a que se obrigam os arquivos públicos é

Alternativas
Comentários
  • DEPÓSITO LEGAL, de acordo com a Biblioteca Nacional:

    O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.

  • De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia: "depósito [...] d. legal [...] 'remessa a bibliotecas ou arquivos públicos de um ou mais exemplares de cada obra impressa, a que se obrigam por lei os editores ou distribuidores de um país' (AAB). A lei de direito autoral indica uma biblioteca, em geral a nacional, que deve funcionar como depositária do direito autoral."

  • O Depósito Legal é definido pelo envio de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo as Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010. Tem como objetivo assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Nele estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.

    Para assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional, foi estabelecido o dispositivo de Depósito Legal, incluindo obras de natureza bibliográfica e musical.

    O Depósito Legal é definido pelo envio obrigatório de no mínimo um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, para distribuição gratuita ou venda, no prazo máximo de 30 dias após sua publicação.

    O cumprimento de leis de Depósito Legal Estadual não isenta a obrigatoriedade do Depósito Legal Federal através do envio das publicações para a Biblioteca Nacional por meio dos Correios ou da entrega direta no edifício Sede. As remessas deverão ser acompanhadas de carta ou documento similar contendo lista dos títulos e os dados do depositante (nome, endereço completo, telefones e e-mails) para emissão de recibo.

    Não é necessário efetuar o pagamento de taxas específicas para a Biblioteca Nacional para fins de depósito legal nem preencher formulários.

    Duas leis regem o Depósito Legal, dependendo do tipo de obra:

    O depósito deverá ser efetuado pela pessoa física ou jurídica responsável pela impressão, cabendo ao seu editor e ao autor verificar a efetivação dessa medida. Já no caso de obras musicais, essa verificação cabe à editora, ao produtor fonográfico e ao produtor videográfico.

    Consulte as respectivas legislações para conhecer seus pormenores.

    O cumprimento das leis de Depósito Legal Estadual não isenta a obrigatoriedade do envio das publicações para a Biblioteca Nacional, em cumprimento da Lei de Depósito Legal Federal.

    Disponível em : https://www.bn.gov.br/sobre-bn/deposito-legal


ID
2925175
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sobre a gestão do conhecimento no contexto das bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. É importante considerar o conhecimento como um ativo e oferecer condições para a sua criação nas dependências da instituição.

II. Dentre os benefícios da gestão do conhecimento estão a melhoria dos serviços, a alavancagem do conhecimento existente e a verticalização da estrutura organizacional.

III. A gestão do conhecimento não pode ser tratada como um projeto breve e de retornos rápidos.

IV. O compartilhamento de conhecimento favorece a aprendizagem institucional.

V. A gestão do conhecimento tem foco tecnológico, considerando que conhecimentos são informações registradas e que as tecnologias proporcionam a potencialização do compartilhamento de conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Souto (2014, p. 206-207):

    Gestão do Conhecimento (Conhecimento tácito) - Pessoas + Informação + Processos;

    Foco nas comunidades e relacionamentos;

    Foco na aprendizagem organizacional e inovação.

    O conhecimento tácito -->> é pessoal, específico ao contexto e, portanto, é difícil de ser formulado, o que dificulta a sua transmissão, registro e compartilhamento. Adquirido, sobretudo pela experiência, inclui elementos cognitivos (os modelos mentais) e técnicos (que incluem know-how, técnicas e habilidades), de natureza subjetiva e intuitiva.

    Gestão da Informação (Conhecimento explícito) - Informação + Processos;

    O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao que pode ser transmitido em linguagem formal e sistemática, e por isso, é facilmente comunicado e compartilhado. É aquele que as organizações conseguem armazenar.

    SOUTO, Leonardo Fernandes. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

    Gab. A

  • II. Dentre os benefícios da gestão do conhecimento estão a melhoria dos serviços, a alavancagem do conhecimento existente e a verticalização da estrutura organizacional. ITEM II ERRADO. O que torna o item errado é o termo "verticalização".

    V. A gestão do conhecimento tem foco tecnológico, considerando que conhecimentos são informações registradas e que as tecnologias proporcionam a potencialização do compartilhamento de conhecimento. ITEM V ERRADO. O conhecimento registrado é uma das formas de conhecimento.


ID
2925190
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos objetivos da biblioteconomia e da documentação é o desenvolvimento de sistemas que promovam a padronização e a recuperação de documentos publicados. Assinale a alternativa correta que apresenta as siglas que indicam os números padronizados internacionais que têm a finalidade de identificar livros e publicações seriadas, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    ISBN = International Standard Book Number

    ISSN = International Standard Serial Number

  • Acrescentando...

    O ISBN foi o sistema pioneiro de identificação numérica de documentos. Sua origem está ligada à necessidade sentida pelas grandes livrarias de esquema eficaz para gerenciar seus estoques de livros.

    O ISSN - sua função principal do sistema era o cadastramento dos periódicos e a atribuição de número padronizado a cada título, que passaria a ter código de identificação único, sendo distinguido de modo inequívoco de outras publicações.

    (CAMPELLO, 2006, p. 78-83);

    Gab. E

  • ISBN ISSN


ID
2925217
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme Sayão e Sales (2015, p. 7), “Os dados de pesquisa podem ser caracterizados de várias formas, por exemplo, de acordo com sua natureza, origem ou de acordo com seu status no fluxo de trabalho da pesquisa. Cada uma dessas visões revela uma faceta desses recursos informacionais”. Considerando as classificações de dados de pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • FONTE: GUIA DE GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA PARA BIBLIOTECÁRIOS E PESQUISADORES

  • Conforme Sayão e Sales (2015, p. 7 - 9):

    CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS SEGUNDO A SUA ORIGEM :

    DADOS OBSERVACIONAIS: São dados obtidos por meio de observações diretas, que podem ser associadas a lugares e tempo específicos, como por exemplo, a erupção de determinado vulcão numa data específica, a fotografia de uma supernova, o levantamento das atitudes de uma comunidade; os dados observacionais – por sua natureza instantânea – guardam uma importância crítica que os qualifica como registros históricos, pois não podem ser coletados uma segunda vez e, portanto, devem ser submetidos a processos de curadoria que os preserve para sempre.

    DADOS COMPUTACIONAIS: São resultados da execução de modelos computacionais ou de simulações, seja, por exemplo, no domínio da física ou para a criação de ambientes virtuais culturais ou educacionais. Para esta categoria de dados a preservação por longo prazo pode não ser necessária, posto que os dados podem ser replicados ao longo do tempo. Entretanto, replicar o modelo ou a simulação no futuro pode exigir um grande número de informações que incluem descrição das dependências de hardware, software e outras dependências técnicas, e ainda os dados de entrada. É preciso notar que algumas vezes é mais conveniente preservar somente os dados de saída.

    DADOS EXPERIMENTAIS: São provenientes de situações controladas em bancadas de laboratórios, como por exemplo, medidas de uma reação química. Em tese, dados experimentais provenientes “de experimentos que podem ser precisamente reproduzidos não necessitam ser armazenados indefinidamente; porém, na prática, nem sempre é possível reproduzir precisamente todas as condições experimentais, particularmente onde algumas variáveis experimentais não podem ser conhecidas e quando os custos de reprodução do experimento são proibitivos".

    CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS SEGUNDO A FASE DA PESQUISA

    DADOS BRUTOS, CRUS ou PRELIMINARES: (RAW DATA em inglês) São dados que vêm diretamente dos instrumentos científicos.

    DADOS DERIVADOS: São resultados do processamento ou combinação de dados brutos ou de outros dados.

    DADOS CANÔNICOS ou DADOS REFERENCIAIS: São coleções de dados consolidados e arquivados geralmente em grandes centros de dados, por exemplo, sequência genética, estrutura química, etc.

    Gab. C

    SAYÃO, Luís Fernando; SALES, Luana Farias. Guia de Gestão de Dados de Pesquisa para Bibliotecários e Pesquisadores. Rio de Janeiro : CNEN/IEN, 2015.

  • sobre que assunto é essa questão ?