SóProvas


ID
2309809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue o item subsequente.

A estrutura organizacional funcional é adotada quando a biblioteca deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais.

Alternativas
Comentários
  • matricial

  • Complementando a resposta do colega:
    "A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. É denominada organização em grade ou matriz e envolve cadeias de comando funcionais e divisionais simultaneamente na mesma parte da organização. A matriz tem duas linhas de autoridade: cada unidade se reporta a dois superiores e cada pessoa tem dois chefes. Um para atender à orientação funcional (seja finanças, vendas, etc.) e outro para atender à orientação divisional (seja para o produto/serviço, cliente, localização geográfica, processo ou para o projeto específico que está sendo desenvolvido). A organização se amolda simultaneamente às suas funções internas e aos produtos e serviços a serem realizados. É uma estrutura mista utilizada quando a organização deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais."
    (CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. rev. e atual., 2005, p. 327-328)

    Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=go-2Ea1O1dQC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false

    Gabarito: ERRADO

    Questão similar:

    Q393735 | Aplicada em: 2014 | Banca: CESPE Órgão: TC-DF |Prova: Analista de Administração Pública - Biblioteconomia
    Uma estrutura organizacional matricial é apropriada para bibliotecas que precisam ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais. (CERTO)

  • Questão que aborda conceitos de Administração aplicados à Biblioteconomia. 

    A estrutura organizacional funcional é aquela em que a cadeia hierárquica é orientada para funções, atividades e processos. Em uma biblioteca seria a divisão das tarefas baseadas em funções como referência, processamento técnico, desenvolvimento de coleções, entre outras. 

    A estrutura organizacional que “deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais" refere-se a estrutura matricial. Este tipo de estrutura combina a departamentalização funcional com a orientação divisional que se orienta em uma biblioteca, por exemplo, para o tipo de curso, de usuário, por coleção, etc. 

    Um exemplo que pode ser utilizado de estruturas organizacionais matriciais em bibliotecas acontece nos casos de algumas bibliotecas universitárias em que há uma divisão funcional vinculada aos processos – processamento técnico, referência, desenvolvimento de coleções e circulação de materiais – e as divisões próprias de uma universidade como por exemplo, a separação entre serviço de referência para alunos de graduação e pós-graduação ou a divisão do processamento técnico entre um curso e outro. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • Gabarito: Errado.

    A estrutura matricial é adotada quando a biblioteca deseja ganhar os benefícios divisionais e manter a especialidade técnica das unidades funcionais.

    Ou seja, Matricial = divisional + funcional.

    A estrutura funcional seria apenas uma divisão de acordo com as especialidades.