SóProvas


ID
2310325
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A síndrome das pernas inquietas
A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.
FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).

Releia o trecho a seguir.
“Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico.”
Entre as palavras destacadas, a que não é acentuada pelo mesmo motivo das outras é:

Alternativas
Comentários
  • C e D são paroxítonas terminadas em ditongo, mas as alternativas A e B são acentuadas de formas diferentes das outras 2. A primeira é uma proparoxítona e a segunda é acentuada por ser hiato.

    A meu ver, a questão deveria ser anulada.

  • Concordo plenamente que a questão deveria ser anulada. Motivo? A colega abaixo expôs perfeitamente o motivo.

  • Também discordo da questão justamente por esse motivo. Muito mal elaborada.

  • Também não entendi o gabarito. Síndrome é acentuada por ser proparoxítona, cafeína entra na regra do I e U tônicos, as outras duas são paroxítonas terminas em ditongos.
  • SÍNDROME: PROPAROXÍTONA

    REMÉDIOS E HEREDITÁRIAS: paroxítonas, mas podem ser consideradas proparoxítonas eventuais;

    CAFEÍNA: hiato

     

    logo, síndrome, remédios e hereditárias são proparoxítonas, essas duas últimas sendo proparoxítnas eventuais.

  • CARAMBA ,o colega Eduardo dias quebrou o mistério dessa questão.

    REMÉDIOS-RE-MÉ-DI-OS(PROPAROXÍTONA EVENTUAL)

    HEREDITÁRIA-HE RE-DI-TÁ-RI-A(PROPAROXÍTONA EVENTUAL)

    É MUITO ESTRANHO,no entanto foi esse o critério que a banca adotou,pois estamos acostumados com essas palavras como PAROXÍTONAS.

  • Acho que foi considerada a regra geral (oxítona, paroxítona, proparoxítona)

    Regra Especial (Hiato)

  • Questão muito bacana mesmo.

    Vou dar um exemplo: Hoje está friíssimo. Qual a regra? Proparoxitona ou Hiato ( I ou U)?

    Proparoxitona, pois a regra geral de acentuação por sílaba tônica se sobrepõe a regra pelo encontro de consoantes.

    Nunca tinha visto pedirem assim, mas já tinha lido essa discussão no livro que uso como referência.

  • QUESTÃO DIGNA DE ANULAÇÃO

    síndrome.  PROPAROXÍTONA

    cafeína. HIATO

    hereditária. PAROXÍTONA

    remédio PAROXÍTONA

  • As paroxítonas terminadas em DITONGO CRESCENTE apresenta, pronuncia oscilante ( junto/ separado) e são chamadas de PROPAROXÍTONAS EVENTUAIS.

     

    EX:. HEREDITÁRIA  e REMÉDIOS

     

  • Boa questão para quebrar paradigmas. Esse tipo de construção "paroxítona terminada em ditongo aberto" ou "proparoxítona eventual" pegou muita gente. Bastava um pouco de atenção para detectar a regra do hiato e ver qual era a linha do examinador.

  • Gabarito: B

     

    Como é possível uma palavra ser "eventualmente" uma proparoxítona?

     

       Muito simples: esse fenômeno acontece com as paroxítonas terminadas por ditongos crescentes. Considera-se que é possível interpretar esses ditongos crescentes como hiatos, o que faria com que a palavra deixasse de ser paroxítona e passasse a ser proparoxítona. Sendo assim, como as duas interpretações são possíveis, são palavras eventualmente proparoxítonas

     

    Exemplo: 

     

      As palavras "memórias" e "amnésias" são proparoxítonas eventuais, isto é, são paroxítonas terminadas em ditongos crescentes, que podem também ser consideradas proparoxítonas.

     

    ME-MÓ-RIAS = paroxítona  ou  ME-MÓ-RI-AS = proparoxítona

     

    AM-NÉ-SIA = paroxítona ou AM-NÉ-SI-A = proparoxítona

     

       Estejam atentos a elas!

     

    FONTE: http://portugues-concursos.blogspot.com.br/2014/01/proparoxitonas-eventuais.html

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • FUNDEP cobrando proparoxítona eventual é demais!

  • Um hiato é formado sempre por vogal + vogal + sílabas separadas, e o encontro vocálico pode ser reconhecido pela pronunciação de cada palavra visto que no hiato as vogais são pronunciadas em dois estímulos distintos. Por exemplo: preencher (pre-en-cher), juízo (ju-í-zo) e friíssimo (fri-í-ssi-mo).

  • Excelente questão! Letra B.

    A banca cobrou a chamada proparoxítona eventual.  Trata-se de uma regra, segunda a qual, as paroxítonas terminadas em ditongo crescente, serão consideradas proparoxítonas eventuais do ponto de vista fonético. ex: As palavras REMÉDIOS e  HEREDITÁRIA, são paroxítonas terminadas em ditongo crescentes, essa é a representação gráfica da palavra: re-mé-dios. Por outro lado, esta mesma palavra pode ser considerada como Proparoxítona eventual assim: RE- MÉ- DI.OS. Repito isso  acontece com as Paroxítonas terminadas em  ditongos crescentes.

      

  • Eu discordo dos colegas. Para mim esta questão deveria ser anulada. Sempre que cai as proparoxítonas eventuais, para efeitos de acentuação, são consideradas paroxítonas pelas bancas.

    (leia os comentários mais antigos, como da Carter Concurseira.)

  • Existem outras da mesma banca que foram anuladas no mesmo estilo. Vejam Q699775, Q700026

  • O problema é prever quando as bancas irão usar a regra "antiga" das paroxítonas terminadas em ditongo crescente e quando irão usar a regra "nova" das proparoxítonas aparentes...

     

  • a) Proparoxítona

    b) Hiato

    c) Paroxítona terminada em ditongo crescente

    d) Paroxítona terminada em ditongo crescente

     

    3 regras diferentes, tem duas respostas??? E agora José? Pode isso Arnaldo???

  • A questão pede para marcar a alternativa que não segue a mesma regra que as demais. Como o enunciado não informa qual a regra específica, dá a entender que a depender da divisão silábica pode ocorrer o caso de proparoxítiona eventual devido à elasticidade na pronúncia dos ditongos crescentes, o que permite a sua separação. Se não fosse por essa lógica, todas as alternativas estariam corretas. 

    A) SÍN-DRO-ME- PROPAROXÍTONA

    B)CA-FE-Í-NA- PAROXÍTONA

    C)HE-RE-DI-TÁ-RI-A- PROPAROXÍTONA EVENTUAL

    D)RE-MÉ-DI-OS- PROPAROXÍTONA EVENTUAL. 

  • Que confusão dos diabos é essa? oxente, ora uma palavra é paroxítona, ora será proparoxítona... falta do que inventar?

  • Eu sempre penso na divisão das regras gerais ( monossílabos, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) e regras especiais (Hiato, Ditongo aberto e acento diferencial). Em várias questões tem dado certo, no caso em tela, por exemplo:
    A) Proparoxítona

    B) Hiato

    C) Parox. terminada em ditongo crescente ou proparox. eventual

    D) Parox. terminada em ditongo crescente ou proparox. eventual

     

    O gabarito deve ser B não somente por ter uma proparox. e duas proparox. eventuais mas também pq a alternativa é a única a enquadrar-se em regras especiais de acentuação, todas as outras são acentuadas pelas regras gerais. Tenho acertado várias questões seguindo essa lógica.

     

    Bons estudos!

  • Excelente dica a do Gustavo !

  • Gab "B"

     

    Proparoxítonas eventuais: Ainda pouco usual nas provas, mas "aqui, ali" estão caindo... São palavras paroxítonas, terminadas em ditongo crescente¹ e sendo assim, admitem divisão FONÉTICA do ditongo, sendo chamadas de proparoxítonas eventuais.

     

    ¹semivolgal, seguido de volgal

    Na escala, teremos "A" - sempre vogal,

    Seguida de "O" e "E" que podem ser vogais e semivogais

    O "Ü" sempre é semivogal: gue, gui, que, qui

     

    A separação dessas sílabas se dá pelo uso dos : (dois pontos), no dicionário.

    Ex.: PRÊ:MIO

    "I" = semivogal

    "O" = vogal

    Aceita PRÊ-MIO e também PRÊ-MI-O

  • Letra B por ser hiato. 

    As letras C e D são proparoxítonas eventuais e a letra A é uma proparoxítona legítima. A banca cobrou um assunto pouco utilizado, quase não lembrava onde ela queria chegar com o questionamento, mas acertei :)

  • Questão estranha... apesar das explicações dos colegas o que me obriga a considera-las proparoxítonas eventuais e não paroxítonas?

    Porque se são eventuais... cada caso é um caso... se eu analisar como paroxítonas a resposta seria letra A se eu analisar eventualmente como proparaxítonas a resposta é B. 

  • Segundo o NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO as paroxítonas terminadas em ditongo crescente passam a ser proparoxítonas aparentes e essa é a regra para acentuá-las. Não existe mais a regra das paroxítonas terminadas em ditongo.

  • Galera, olha a explicação do professor ... é a letra B

     

  • Ca-fe-í-na. Hi-a-to
  • Gab B

    A banca considerou as letras C e D como proparoxítonas eventuais

  • a)síndrome.  PROPAROXÍTONA REAL

     b)cafeína. HIATO

     c)hereditária. PROPAROXÍTONA EVENTUAL

     d)remédios PROPARAOXITONA EVENTUAL

  • Questão pessimamente formulada!! 

  • LETRA B

    Q391231 - Banca Mostrando que não tem muito critério

  • questão muito bem formulada siiiiim

    trata das proparoxítonas eventuais, assunto que a banca ama


    resposta B

  • SÓ FAZENDO VÁRIAS QUESTÕES PARA NÃO CAIR MAIS NESSAS PEGADINHAS

    GABARITO B


  • sín-dro-me. PROPAROXÍTONA

    ca-fe-í-na. PAROXITONA , hiato tônico.

    he-re-di-tá-ri:a. PROPAROXITONA EVENTUAL, paroxítona terminada em ditongo crescente.

    re-mé-di:os PROPAROXITONA EVENTUAL, paroxítona terminada em ditongo crescente.


    Recurso nessas questões de paroxítona x paroxítona eventual é loteria, Na falta de um consenso, a letra B é claramente "mais errada"



    Em outras provas a FUNDEP já considerou proparoxítona eventual como paróxitona.


    4Q746018

    Ano: 2014 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: COPANOR Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2014 - COPANOR - Agente de Saneamento

    Leia com atenção as seguintes palavras: 

    Líquido – alimentação – água – fraca.  

    Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação tônica de suas sílabas. 

    B - Proparoxítona – oxítona – paroxítona – paroxítona. 


    Água também uma proparoxítona evevntual , Á-gu:a

  • Quem estuda por comentários ATENÇÃO


    O comentário mais curtido está errado( pra mim )


    As paroxítonas terminadas em ditongo são chamadas de proparoxítonas eventuais, não há que se falar em anulação.


    REMÉDIOS-RE-MÉ-DI-OS(PROPAROXÍTONA EVENTUAL)

    HEREDITÁRIA-HE RE-DI-TÁ-RI-A(PROPAROXÍTONA EVENTUAL)


    cuidado, bons estudos

  • Ao meu ver, o maior problema de fazer essa questão é NÃO TER BOLA DE CRISTAL. Banca HORROROSA.

  • Paroxítona terminada em ditongo é chamada de proparoxítona eventual, não tem nada pra anular aí.

  • O maldito que criou essa questão tomou muito headshot de noob jogando CS pra fazer uma coisa dessas com os concurseiros honestos. Mas... fica o aprendizado.

  • o legal dessa banca que horas ela considerada como paroxítona, horas como proparoxítonas eventuais...

  • Excelente questão! A pegadinha passa despercebida...

  • Dica: Caso não consiga lembrar o que é oxítona, paroxítona ou proparoxítona façam a divisão silábica por via das duvidas, assim, será possível identificar qual das palavras possui uma regra de acentuação diferente. Ex:

    Síndrome= Sín-dro-me (Aqui, antes da vogal tônica existem duas vogais, no caso, é uma proparoxítona)

    Ca-fe-í-na (É uma paroxítona, mas antes da vogal tônica só existe uma sílaba)

    He-re-di-tá-ri-a (DUAS sílabas antes da vogal tônica, PROPAROXÍTONA)

    Re-mé-di-os (DUAS sílabas antes da vogal tônica, PROPAROXÍTONA)

  • Gente, alguém me explica porque hereditária e remédios são PROPAROXÍTONAs????

  • Um absurdo esse tipo de questão, parece que as bancas não respeitam mais as regras...

  • Detesto esse trem de PROPAROXÍTONA eventual! #palhaçada

  • QUESTÃO RIDÍCULA!