GABARITO OFICIAL: B
O disposto na alternativa "b" se coaduna com o elecado no art. 40, § 13 da Constituição Federal. As demais alternativas estão erradas em razão dos fundamentos legais abaixo especificados:
a) o servidor será reintegrado ao seu cargo (art. 41, § 2);
c) a realização da mencionada avaliação é obrigatória (art. 41, III);
d) o servidor será colocado em disponibilidade (§ 3);
e) não é permitida a contagem de tempo de contribuição fictícia (art. 40, § 10).
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre servidor público.
A- Incorreta. O ocupante deve ser reconduzido, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. Art. 41, § 2º, CRFB/88: "Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço".
B- Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 40, § 13: "Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social".
C- Incorreta. Trata-se de avaliação obrigatória. Art. 41, § 4º, CRFB/88: "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".
D- Incorreta. Nesse caso, será colocado em disponibilidade. Art. 41, § 3º, CRFB/88: "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
E- Incorreta. Trata-se de vedação constitucional. Art. 201, § 14, CRFB/88: "É vedada a contagem de tempo de contribuição fictício para efeito de concessão dos benefícios previdenciários e de contagem recíproca".
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.