-
Gabarito: Letra B.
De acordo com o site Portal da Saúde
Equipe de Saúde da Família
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).
Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB): cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
-
portaria nº 958/2016 do Ministério da Saúde, publicada no dia 10 de maio 2016, altera a composição das Equipes de Atenção Básica extinguindo a obrigatoriedade de contratação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A medida altera a portaria nº 2.488/2011, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica, mantendo na composição mínima obrigatória da equipe multiprofissional os médicos, enfermeiros ou especialistas em Saúde da Família, e os auxiliares ou técnicos de enfermagem. A portaria informa que as equipes deverão ter o acréscimo dos agentes ou de técnicos de enfermagem, o que dá margem para a exclusão dos ACS da equipe.
QUESTÃO DESATUALIZADA
-
Equipe mínima de Saúde da Família do Programa de Saúde da Família (PSF).
-
Conforme PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 ( Nova PNAB)
1 - Equipe de Saúde da Família (eSF): Composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.
2 - Equipe da Atenção Básica (eAB): As equipes deverão ser compostas minimamente por médicos preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro preferencialmente especialista em saúde da família, auxiliares de enfermagem e ou técnicos de enfermagem. Poderão agregar outros profissionais como dentistas, auxiliares de saúde bucal e ou técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias.
3 - Equipe de Saúde Bucal (eSB): Os profissionais de saúde bucal que compõem as equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Básica (eAB) e de devem estar vinculados à uma UBS ou a Unidade Odontológica Móvel, podendo se organizar nas seguintes modalidades:
Modalidade I: Cirurgião-dentista e auxiliar em saúde bucal (ASB) ou técnico em saúde bucal (TSB) e;
Modalidade II: Cirurgião-dentista, TSB e ASB, ou outro TSB.
4 - Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB): Constitui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar às equipes que atuam na Atenção Básica. É formada por diferentes ocupações (profissões e especialidades) da área da saúde, atuando de maneira integrada para dar suporte (clínico, sanitário e pedagógico) aos profissionais das equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Básica (eAB).
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
-
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA ( PNAB ) 2017 :
1 - EQUIPE ATENÇÃO BÁSICA (eAB) :
Minimamente por médicos.
Preferencialmente especialidade.
MÉDICO .
ENFERMEIRO :AUXILIAR ou TÉCNICO.
PODERÃO AGREGAR OUTROS PROFISSIONAIS :
DENTISTAS, auxiliares e ou técnicos .
AGENTES DE SAÚDE e
AGENTES DE ENDEMIAS .
2- EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA (eSF) :
Preferencialmente especialista : SAÚDE DA FAMÍLIA :
MÍNIMO :
MÉDICO .
ENFERMEIRO(AUXILIAR ouTÉCNICO).
AGENTE DE SAÚDE .
PODE FAZER PARTE DA EQUIPE :
AGENTE DE ENDEMIAS e
SAÚDE BUCAL :cirurgião e auxiliar ou técnico.
4 - NÚCLEO AMPLIADO : SAÚDE DA FAMÍLIA e ATENÇÃO BÁSICA (NASf-AB):
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL e INTERDISCIPLINAR : complementar às equipes que atuam na Atenção Básica :
ATUA INTEGRADA : suporte (clínico, sanitário e pedagógico)À EQUIPES : DE SAÚDE DA FAMÍLIA (eSF) e ATENÇÃO BÁSICA (eAB) .