SóProvas


ID
2311132
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base nos Pronunciamentos do CPC, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). A utilização, por parte de terceiros, de ativos da entidade dá origem a receitas na forma de:

( ) juros – encargos pela utilização de caixa e equivalentes de caixa ou de quantias devidas à entidade.

( ) royalties – encargos pela utilização de ativos de longo prazo da entidade, como, por exemplo, patentes, marcas, direitos autorais e software de computadores.

( ) juros sobre o capital próprio - a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido e limitados à variação, pro rata dia.

( ) dividendos – distribuição de lucros a detentores de instrumentos patrimoniais na proporção das suas participações em uma classe particular do capital.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

     

    Questão retirada do CPC 30 (R1) - Receitas (revogado a partir de 1º/01/2018):

     

    5. A utilização, por parte de terceiros, de ativos da entidade dá origem a receitas na forma de:

     

    (a) juros – encargos pela utilização de caixa e equivalentes de caixa ou de quantias devidas à entidade;

    (b) royalties – encargos pela utilização de ativos de longo prazo da entidade, como, por exemplo, patentes, marcas, direitos autorais e software de computadores; e

    (c) dividendos – distribuição de lucros a detentores de instrumentos patrimoniais na proporção das suas participações em uma classe particular do capital.

     

    Veja que não encontramos a descrição dos Juros sobre o Capital Próprio, que se encontra na lei 9.249/95.

  •   Art. 9º A pessoa jurídica poderá deduzir, para efeitos da apuração do lucro real, os juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido e limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP.

  • JCP ==.> TJLP.

  • Pegadinha sem vergonha. O "erro" da assertiva sobre os JCP está no fato de que o conceito não está no CPC, e sim na legislação do IRPJ e CSLL...