SóProvas


ID
2311705
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Tanguá - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O pé diabético está entre as complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus (DM), e suas consequências podem ser dramáticas para a vida do indivíduo, desde feridas crônicas e infecções até amputações de membros inferiores. No momento da limpeza das feridas, alguns pontos devem ser considerados:
I - Umedecer o curativo a ser removido, com água destilada, caso esteja aderido.
II - Orientar o paciente para não umedecer o curativo nem a ferida durante o banho.
III - Na técnica estéril, utilizar luvas estéreis e, se necessário, pinças para a execução do procedimento. Já na técnica limpa, fazer uso da luva de procedimento.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Com relação ao curativo do pé diabético não se deve friccionar leito da ferida na presença de tecidos viáveis; deve-se umedecer curativo a ser removido, com SF a 0,9%, caso esteja aderido e orientar o paciente para não umedecer o curativo nem a ferida durante o banho. Ou seja, a primeira afirmativa é falsa, já que o curativo deve ser umedecido com SF0,9% e não com água destilada.

    A segunda afirmativa é verdadeira, o paciente não deve umedecer o curativo durante o banho.

    Na técnica estéril, utilizam-se luvas estéreis e, se necessário, pinças para a execução do procedimento. Já na técnica limpa, se faz uso da luva de procedimento. Em qualquer das técnicas, ao utilizar gazes, ataduras e coberturas, manter técnica asséptica quando manipulá-los, evitando a introdução de novos patógenos no leito da ferida. A terceira afirmativa também é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
  • III - CORRETA.

    MANUAL DO PÉ DIABÉTICO (PAGINA 54.) 

    Na técnica estéril, utilizam-se luvas estéreis e, se necessário, pinças para a execução do procedimento. Já na técnica limpa, se faz uso de luva de procedimento.

     

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o Manual do Pé Diabético.Brasília-DF.2016

     

     

     

    Item I- Errado 

    Umedecer curativo a ser removido, com SF a 0,9%, caso esteja aderido.