SóProvas


ID
231262
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Herzberg (1975), ao abordar o tema motivacional, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Herzberg defende que o "PEBUN" colocaria a pessoa em movimento."...A maneira mais segura e sem rodeios de conseguir que alguém faça alguma coisa é dar-lhe um pontapé no traseiro, dar-lhe o que se poderia chamar de PEBUN." Herzberg  

    Existem dois tipos de "PEBUN", segundo Herzberg, o positivo e o negativo. O "PEBUN" negativo consiste em conseguir que alguém realize determinada tarefa, mas de forma negativa, seja física ou psicologicamente. Por exemplo, a escravidão. Os negros realizavam tarefas, mas os meios para se conseguir isto eram negativos, ou seja, ocorriam através de ataques físicos, surras e até morte.

    O "PEBUN" negativo psicológico consiste que alguém realize determinada tarefa mediante um ataque psicológico, na concepção de Herzberg. Este é mais vantajoso, afirma, no sentido de que a crueldade não é visível e a resultante é interna, aparecendo muito depois. Caso o atacado resolva queixar-se, poderá ser acusado de paranóico, pois não existe prova concreta de um ataque real. Além disso, continua,

    O "PEBUN" positivo, figurativamente, consiste em empurrar o indivíduo para que efetue determinada tarefa. Este "empurrão" pode ser dado na forma de recompensa ou de um incentivo. A grande maioria dos empresários considera o "PEBUN" positivo como motivação, acrescenta Herzberg.

    Mas Herzberg discorda desta idéia. Para ele, nenhum tipo de "PEBUN" pode ser considerado motivação, pois o negativo pode ser comparado a um estupro e o positivo a uma sedução. O estupro é um acontecimento infeliz, e na sedução, a vítima concorre para sua própria queda.

    Fonte: http://www.grupodesenvolver.com.br/monografia02.php