SóProvas


ID
2313169
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Transporte de produtos perigosos é o deslocamento de um produto perigoso de um ponto de origem até um ponto de destino em veículo e/ou embalagens apropriados, utilizando técnicas e cuidados especiais preconizados por legislação específica. De acordo com a legislação, o condutor de veículo transportando produtos perigosos só pode estacionar para descanso ou pernoite em áreas previamente determinadas pelas autoridades competentes e, na inexistência de tais áreas, deve evitar zonas residenciais, áreas densamente povoadas, de grande concentração de pessoas ou veículos, de proteção de mananciais, de reservatórios de água, de reservas florestais e ecológicas, ou que delas sejam próximas.
A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo:
1. Quando, por motivo de emergência, parada técnica, falha mecânica ou acidente, o condutor do veículo parar ou estacionar em local não autorizado, o veículo deve permanecer sinalizado e sob a vigilância de seu condutor, exceto se a sua ausência for imprescindível para a comunicação do fato, pedido de socorro ou atendimento médico.
2. É recomendável que a vigilância do veículo seja compartilhada com a autoridade local.
3. Somente em caso de emergência, o condutor do veículo pode estacionar ou parar no acostamento das rodovias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E

    Resolução ANTT nº 3.665 de 04/05/2011

    Seção IV
    Do Estacionamento

    Art. 20. O condutor de veículo transportando produtos perigosos só pode estacionar para descanso ou pernoite em áreas previamente determinadas pelas autoridades competentes e, na inexistência de tais áreas, deve evitar zonas residenciais, áreas densamente povoadas, de grande concentração de pessoas ou veículos, de proteção de mananciais, de reservatórios de água, de reservas florestais e ecológicas, ou que delas sejam próximas.

    § 1º Quando, por motivo de emergência, parada técnica, falha mecânica ou acidente, o condutor do veículo parar ou estacionar em local não autorizado, o veículo deve permanecer sinalizado e sob a vigilância de seu condutor, exceto se a sua ausência for imprescindível para a comunicação do fato, pedido de socorro ou atendimento médico.

    § 2º É recomendável que a vigilância do veículo seja compartilhada com a autoridade local.

    § 3º Somente em caso de emergência, o condutor do veículo pode estacionar ou parar no acostamento das rodovias.