-
GABARITO C
Sintoma negativo- expressão emocional diminuída e avolia
Fonte:Alysson Barros
-
Os sintomas negativos da esquizofrenia são os também chamados de sintomas deficitários e estão associados à fase crônica da doença. Estão relacionados ao déficit na fala e na afetividade, expressados por meio do isolamento, falta de iniciativa, dificuldade de demonstrar sentimentos e diminuição da fala”,
-os positivos, também chamados de produtivos, é composto por delírios e alucinações, mais relacionados aos surtos psicóticos. O paciente perde a capacidade de distinguir a imaginação da realidade e acredita que está ouvindo vozes, vendo pessoas que não existem e que está sendo perseguido.
-
Segundo Dalgalarrondo (2000), "os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo". Os principais sintomas ditos negativos ou deficitários nas síndromes esquizofrênicas são:
embotamento afetivo;
retração social;
empobrecimento da linguagem e do pensamento (alogia);
diminuição da fluência verbal;
diminuição da vontade (avolição);
negligência quanto a si mesmo; e
lentificação e empobrecimento psicomotor (p. 331)
-------------------
Gabarito: C
-
Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo".
Os principais sintomas ditos negativos ou deficitários nas síndromes esquizofrênicas são:
--> embotamento afetivo
--> retração social
--> empobrecimento da linguagem e do pensamento (alogia)
--> diminuição da fluência verbal;
--> diminuição da vontade (avolição)
--> negligência quanto a si mesmo;
--> lentificação e empobrecimento psicomotor
"Os sintomas de esquizofrenia podem ser classificados como “positivos”, “negativos” ou de “desorganização”. Os sintomas “negativos” envolvem déficit no comportamento normal nos aspectos de emotividade, expressão verbal e motivação."