SóProvas


ID
2313517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo às finanças do setor público.

A razão da dívida pública pelo PIB, também conhecida como coeficiente de endividamento, mede a dinâmica do nível da dívida de determinado país em relação à evolução da economia dos países fronteiriços.

Alternativas
Comentários
  • O Produto Interno Bruto per capita (ou por pessoa) mede quanto, do total produzido, 'cabe' a cada brasileiro se todos tivessem partes iguais.

    http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/ - visualizado em 30/06/17 às 22:37.

  • notifiquem o erro de classificação da questão!!

  • Não está relacionada a ultima proposição apresentada na questão. Países fronteiriços. E a equivocada associação com o PIB
  • GAB: E !! 

    PIB

    Produto Interno Bruto. Refere-se ao valor do conjunto de todos os bens e serviços produzidos dentro do território econômico de um país em um determinado período.

     

     

  • GABARITO ERRADO

    O PIB refere-se a situação interna do país, ele é um indicador útil para médir o crescimento de um país ao longo dos anos. Dessa forma não possuí relação com países fronteiriços.

  • A razão da dívida pública pelo PIB, também conhecida como coeficiente de endividamento, mede a dinâmica do nível da dívida de determinado país em relação à evolução da economia dos países fronteiriços.


    O coeficiente de endividamento mede a razão da dívida pública pelo PIB. Em relação aos países fronteiriços, pode até haver uma comparação de dívidas pelo PIB, mas o cálculo em si não tem nada a ver com outro país.


    ERRADO.

  • Essa assertiva chega a ser engraçada, né não?

    “Em relação à evolução da economia dos países fronteiriços”.

    Ou seja, o que a banca quis dizer é que a razão dívida/PIB do Brasil é a razão entre a dívida pública brasileira e o PIB argentino, paraguaio, uruguaio, enfim.

    Não faz sentido, claro.

     

    Resposta: E

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale / Galera do QC

    Assertiva: A razão da dívida pública pelo PIB, também conhecida como coeficiente de endividamento, mede a dinâmica do nível da dívida de determinado país(CERTO) em relação à evolução da economia dos países fronteiriços. (ERRADO)

    O início da assertiva está correto, pois a razão da dívida pública pelo PIB, também conhecida como coeficiente de endividamento, mede a dinâmica do nível da dívida de determinado país.  

    A segunda parte, entretanto, está completamente errada. A razão dívida PIB de um país pode ser comparada à razão dívida PIB de outros países, mas não faz sentido comparar a razão dívida PIB  com  a  evolução  da  economia  de  outros  países,  ainda  mais  apenas  países  fronteiriços, conforme traz a assertiva. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q681573 ➜ Na primeira metade da década de 80 do século XX, o déficit fiscal e a estagnação econômica reduziram a relação dívida pública/produto interno bruto. (ERRADO)

    • R: O déficit fiscal tende a elevar a dívida pública. A estagnação econômica significa que não há crescimento do PIB. 
    • Se  o  denominador  da  fração  dívida pública/produto interno  bruto  se  mantém  constante  e o numerador é elevado, concluímos que a relação dívida pública/produto interno bruto aumentou no período

    ===

    Q751402 ➜ O conceito de dívida bruta do governo geral abrange o total de débitos do governo federal e os débitos de responsabilidade das empresas estatais da esfera federal. (ERRADO)

    • R: A dívida bruta do governo geral abrange o total dos débitos de responsabilidade do governo federal, estaduais e municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao BC e ao resto do mundo. 
    • Os  débitos  de  responsabilidade  das  empresas  estatais  das  três  esferas  de  governo  não  são abrangidos  pelo  conceito.

    ===

    Q751420 (ADAPTADA) A  piora  do  resultado  primário  do  governo  central justifica-se,  parcialmente,  pelo aumento  de  despesas  com  os juros da  dívida  pública,  devido  à  política  monetária  restritiva adotada nesse período. (ERRADO)

    • R: O conceito de resultado primário não considera os juros, logo o aumento da despesa de juros não justifica qualquer piora no resultado primário. 
    • Se estivéssemos falando do resultado nominal, a questão estaria correta.

    === 

    Q751421 ➜ O resultado nominal negativo em 8,7% do PIB foi apurado pelo Tesouro Nacional a partir da metodologia de apuração conhecida como “acima da linha”. (CERTO)  

    • R: O Tesouro usa a apuração "acima da linha", enquanto o  Banco Central usa “abaixo da linha”, ou seja, a partir das alterações no valor da necessidade de financiamento (ou na variação do endividamento)

  • Definição de nada a ver.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Dívida Pública.

    E esta questão é muito boa, porque mistura vários conceitos diferentes.

    O coeficiente de endividamento é um conceito lá da Análise das Demonstrações Contábeis, em que geralmente pegamos o total do capital de terceiros e o dividimos pelo ativo total de uma empresa.

    Aqui na análise governamental, não faz muito sentido analisar a dívida pelas mesmas variáveis. Apesar disso, a lógica é parecida. Para calcularmos o coeficiente de endividamento governamental, pegamos a dívida pública e a dividimos pelo PIB.

    Fazendo isso, conseguimos ter uma noção do tamanho da dívida do país. Se o coeficiente de endividamento for 20%, esta dívida é considerada pequena. Há países cujo coeficiente de endividamento passa de 200% (ou seja, a dívida é mais do que o dobro do PIB).

    De volta à questão, ela está errada. Isto porque o coeficiente de endividamento mede a dinâmica da dívida de um país em relação ao seu próprio PIB, ou seja, em relação à evolução de sua própria economia.

    Assim, se a relação dívida-PIB do Brasil está em 80%, isso significa que analisamos a dívida do Brasil pelo PIB do Brasil.

    O que a questão disse é que o coeficiente de endividamento pegaria a dívida do Brasil e a dividiria pelo PIB da argentina, por exemplo (país fronteiriço ao Brasil).

    E claro que isso não faz sentido. Se a intenção é comparar as dívidas de Brasil e Argentina, melhor seria comparar o coeficiente de endividamento dos países (dívida/PIB do Brasil com dívida/PIB da Argentina) do que misturar tudo como propôs a questão.


    Gabarito do Professor: ERRADO.