SóProvas


ID
2313568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da estrutura tributária brasileira, julgue o próximo item.

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu uma descentralização do sistema tributário, aumentando o poder dos estados e municípios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO
     

    Federalismo Fiscal no Brasil

    -  Ocorreu por motivação política e desorganizadamente

    -  Houve uma descentralização forçada bem como falta de planejamento quanto à transferência de responsabilidade de gastos

    -  Tendência municipalista.

    Arranjos federativos: esforços inter-federativos na provisão compartilhada de bens públicos. Cooperação entre os entes federados.

    bons estudos

  • A reforma tributária promovida pela Constituição de 1988 extinguiu impostos federais cumulativos e descentralizou a receita. A ênfase do legislador constituinte foi promover uma acentuada descentralização dos recursos tributários e assim fortalecer financeiramente os estados e os municípios, sendo estes últimos os maiores beneficiados.

     

    GABARITO: "CERTO"

  • Correto,

     

    Existem tributos de competência dos municípios (IPTU, ISS), Estados (IPVA, ICMS) e União (IR, IPI, IE, II).

  • A Constituição de 1988 definiu um novo modelo de descentralização fiscal como reação à excessiva concentração de recursos tributários que caracterizou o regime militar. Para implementar esse novo modelo, estabeleceu as competências tributárias dos diversos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) para instituir tributos e disciplinou expressamente as diversas modalidades de transferências intergovernamentais de parte da arrecadação.

    Gabarito: CERTO

     

  • Questão que ajuda:

    Q703613 - As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis. CERTO

  • Não querendo entrar no mérito da questão. Porém, há ainda uma concentração muito forte nas mãos da União.