SóProvas


ID
2314423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com os princípios de contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade, julgue o item subsequente.

Atende ao princípio da oportunidade o procedimento consistente na apresentação dos componentes patrimoniais com vistas a permitir a produção de informações tempestivas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE 

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação

    bons estudos

  • As informações devem ser ÍNTEGRAS E tempestivas. O fato da questão pedir se ATENDE ao princípio da oportunidade exige que ela esteja COMPLETA em sua definição.

    O gabarito oficial é Certo, mas deveria ter sido alterado.

    Obs: Minha humilde opinião.

  • GABARITO CORRETO.

     

    O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE:

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10).

     

    A informação contábil necessita ser tempestiva e íntegra (essas são as duas palavras chaves). A tempestividade ajuda de modo consistente na produção de informação para a tomada de decisões acertadas. Quanto mais tempestiva (rápida) uma informação, mais subjetiva ela se torna, uma vez que a rápida produção de uma informação contábil pode estar desprovida de elementos que provem sua integridade e confiabilidade, e vice-versa.

  • Atende ao princípio da oportunidade o procedimento consistente na apresentação dos componentes patrimoniais com vistas a permitir a produção de informações tempestivas.


    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 


    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação


    A informação contábil precisa ser tempestiva e íntegra. Quanto mais tempestiva uma informação, mais subjetiva ela se torna, uma vez que a rápida produção de uma informação contábil pode estar desprovida de elementos que provem sua integridade e confiabilidade. Noutras palavras, a relevância está ligada ao princípio da oportunidade, razão pela qual deve-se fazer a ponderação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.


    Fonte:

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/15175142/Resolu%C3%A7%C3%A3o-750-Princ%C3%ADpios-de-Contabilidade1.pdf


    Princípios de Contabilidade - Estratégia Concursos

  • O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

    “Art. 6o O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

  • correto,

    o princípio da oportunidade reflete a integridade e a tempestividade.

  • Bom saber

  • Se eu entregar uma informação TEMPESTIVA, mas INCOMPLETA, não estarei atendendo ao princípio da OPORTUNIDADE.

  • Apenas lembrando que a norma usada na resolução da questão foi revogada, conforme diz o CFC:

    " Ao ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), a NBC TSP EC revogou as resoluções do CFC que aprovaram as normas aplicáveis ao setor público , parte da e, ainda, a Resolução nº 750/1993, que dispõe sobre os Princípios de Contabilidade, e a 1.111/2007, que trata da interpretação dos princípios sob a perspectiva da área pública.

    Revogar a Resolução nº 750/1993, porém, não significa que os Princípios de Contabilidade estejam extintos. A revogação das resoluções visa à unicidade conceitual, indispensável para evitar divergências na concepção doutrinária e teórica, que poderiam comprometer aspectos formais das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs).

    Para orientação geral e esclarecimentos que possam vir a ser necessários sobre a revogação da Resolução nº 750/1993 e seu apêndice, a Resolução nº 1.111/2007, o CFC traz à luz os fatos, providos do necessário contexto histórico, relativos à revogação das duas resoluções e à realocação dos Princípios de Contabilidade em Estruturas Conceituais específicas: "

    Fonte: https://cfc.org.br/noticias/revogacao-da-resolucao-no-7501993-contexto-e-consideracoes/

  • QUEM ACERTOU VAI ESTUDAR MAIS

  • CERTO

    Princípio da Oportunidade: refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Esse princípio influencia o processo de tomada de decisões das empresas.

  • PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE: refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Esse princípio influencia o processo de tomada de decisões das empresas.

    R.: CERTO

  • 6º - O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram

  • CERTO

     

    O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

    O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

  • Não estaria errada por não ter citado a "integridade"?

  • princípio da oportunidade esta diretamente relacionado à tempestividade da informação, entretanto não se apoia exclusivamente a ela.

  • Principio da oportuniade:Mensurar e apresentar componentes patrimonias para produzir informações integras e tempestivas.

  • O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    palavras chaves: ÍNTEGRAS e TEMPESTIVAS

  • ACERTIVA CORRETA!

    Princípio da oportunidade: estabelece que as informações contábeis devem ser conhecidas integralmente e no exato momento em que ocorreu, ou seja, de maneira “tempestiva”.

    FONTE: MEUS RESUMOS.

  • Princípio da oportunidade: estabelece que as informações contábeis devem ser conhecidas integralmente e no exato momento em que ocorreu, ou seja, de maneira “tempestiva”.

  • ***PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: 

    • Prudência: menor ativo e maior passivo 
    • Registro pelo valor original: na conta 
    • Entidade: PF diferente de PJ 
    • Competência: reconhece somente com o fato gerador 
    • Oportunidade: íntegra e tempestiva (no tempo certo) 
    • Continuidade: imortal 

  • Principio da Oportunidade: Integridade e Tempestividade.

  • (CESPE PF12) Atende ao princípio da oportunidade o procedimento consistente na apresentação dos componentes patrimoniais com vistas a permitir a produção de informações tempestivas. (C)

    O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    FONTE: qc + comentários