SóProvas


ID
2315428
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O primeiro passo do ciclo orçamentário é a elaboração da proposta que virá se tornar a Lei Orçamentária Anual. O setor ou setores da administração envolvidos neste processo deverá observar atentamente o disposto na Lei 4.320/64 e as demais normas relativas ao orçamento público. São aspectos importantes para a elaboração da proposta orçamentária, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    A contabilidade pública tem que manter equilíbrio entre a receita e despesa.

  • GABARITO: B

    Observem que a banca vive cobrando dispositivos da Lei nº 432/64, por isso acho arriscado e super difícil achar uma questão dela que não cobre nenhum ponto desta lei. Conforme a Lei nº 432/64:

    Art. 22. A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:

    III - Tabelas explicativas, das quais, além das ESTIMATIVAS DE RECEITA e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação:

    a) A RECEITA ARRECADADA NOS TRÊS ÚLTIMOS EXERCÍCIOS ANTERIORES àquele em que se elaborou a proposta; (item C - CORRETA)

    Art. 30. A estimativa da receita terá por base as demonstrações a que se refere o artigo anterior à arrecadação dos três últimos exercícios, pelo menos bem como as circunstâncias de ordem conjuntural e outras, que possam afetar a produtividade de cada fonte de receita (item D – CORRETA).

    Além disso, a elaboração da LOA deve estar de acordo com o que dispões a LDO e o PPA vigente, uma vez que compete à LDO orientar a elaboração da LOA e ao PPA, dispor sobre diretrizes, objetivos e metas para a Administração pública Federal. (item A – CORRETA).

  • O ideal é o equilíbrio entre receitas e despesas. O superavit (sobra de recursos) não é bom para a administração, pois indica, entre outros aspectos, que foi muito rígido e poderia ter executado mais políticas públicas, que levaria a um benefício melhor para a sociedade...


    Foi assim q pensei

  • déficit não é bom, porque o Estado fica devendo

    superávit não é bom, porque o Estado poderia ter investido mais com este dinheiro ou poderia nem te-lo cobrado.


    Deve buscar o princípio do Equilíbrio.

  • PPA aprovado? Mas no primeiro ano PPA e LOA são aprovados juntos.