-
Gabarito D
Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.
Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo. A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade. Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Complementando...
Em resumo, os alicerces da Administração Científica foram:
1. Comando e controle: A gerência como uma ditadura benigna inspirada nos modelos militares. (...);
2. Uma única maneira certa( the one best way). O método estabelecido pelo gerente é a melhor maneira de executar uma tarefa. (...);
3. Mão de obra, não recusos humanos. A força do trabalho é a mão de obra, ou seja, a mão contratada sem nenhum envolvimento da pessoa na organização. (...);
4. Segurança, não insegurança. Embora os operários não ganhassem reconhecimento ou responsabilidade, havia um acordo tácito baseado na segurança e permanência no emprego. (...)
A distinção entre produtividade e rentabilidade é dada pelo fato de que a segunda implica definição dos custos em dinheiro na relação entre fator e produto, enquanto a produtividade considera o dispêndio de trabalho do fator para a produção da quantidade desejada do produto.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.
bons estudos
-
-
Taylor
Ênfase nas Tarefas
Adm CienTífica
Gab: Letra D
-
GAB: D
Taylor = Tarefas = Administração cienTífica.
-
O cara dos TEMPOS e MOVIMENTOS.
-
Sempre que você pensar em Taylor, pense que antes dele, as produções eram feitas de qualquer modo, sem padrão. Taylor colocou estudos científicos dentro do "chão de fábrica", inserindo tarefas padronizadas nas atividades, com a finalidade de melhorar a rapidez da produção e aumentar a padronização - tanto do que era produzido quanto da maneira como eram produzidos os produtos.
TAYLOR FOI QUEM INTRODUZIU A TEORIA CIENTÍFICA NAS PRODUÇÕES EM MASSA, quem deu o "pontapé inicial" nas melhorias de produção. Por isso que, muitas vezes, a Teoria Científica é chamada de Taylorismo também.
Gabarito: D.
-
a) da Cadeia Escalar.
Errada. O conceito de cadeia escalar até pode ser entendido como parte das primeiras teorias da administração, mas vem ser cunhado por Fayol na Teoria Clássica.
b) Estruturalista.
Errada. A Teoria Estruturalista só vem existir tempos depois dos estudos de Taylor, mais precisamente ao final da década de 50, ela buscava compreender que “o todo é maior do que a simples soma das partes”.
c) Divisional.
Errada. Divisional é um dos tipos de organograma e não representa uma teoria.
d) da Administração Científica.
Correta! A escola da administração científica dá início ao estudo da administração como ciência buscando entender formas de aumentar a produtividade da organização. Como exemplo dessa busca, temos o estudo dos tempos e movimentos que visava compreender qual a melhor maneira de executar determinada tarefa buscando aumentar a capacidade de produção de determinado setor fabril.
e) do Critério Funcional.
Errada. O critério funcional é um das maneiras de departamentalizar uma organização e não tem relação direta com o conceito de Taylor.
-
Eu Juro que achei que a FCC iria "inventar" alguma outra coisa.Inspirado em algumas questões que tenho visto...
-
TEORIA CIENTÍFICA
. Taylor (1856-1915)
>Objetivo: aumentar a produtividade.
eficiência (utilização adequada de recursos)
estudo "tempos e movimentos" divisão do trabalho especialização padronização remuneração adequada funcionários ficavam "vadiando" supervisão/controle rígido ignorou as relações pessoas e a organização informal
-
Tranquila.
-
Gabarito Letra D
Taylor
- Administração Científica;
- Ênfase nas Tarefas;
- Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional.
--------
Fayol
- Teoria Clássica;
- Ênfase na Estrutura;
- Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações.
-
LETRA D CORRETA
1.Abordagem Clássica - se divide em:
1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais.
1.1.2. TEORIA CLÁSSICA - FAYOL -> Enquanto na Administração Científica a ênfase era na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA. Segundo Fayol, toda e qualquer organização deve ter um conjunto de funções, as quais fazem as organizações funcionarem de maneira adequada e saliente
-
A teoria que possui como maior expoente Taylor e que representa o marco inicial dos estudos de Administração de uma forma científica é a teoria da Administração Científica.
Gabarito: D
-
Taylor: Administração científica foco nas tarefas;
Fayol: Administração clássica foco na estrutura, ambas tinha uma visão do homem econômico, aquele que só se preocupava com as recompensas materiais.