SóProvas


ID
2317081
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Atenção às Urgências, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.
( ) A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, imediatamente, em todo território nacional, independente dos critérios epidemiológicos e de densidade populacional.
( ) O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.
( ) A Rede de Atenção às Urgências priorizará as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.
A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    I- Correto

    II- Art3. §2o-  A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, gradativamente, em todo território nacional, respeitando-se critérios epidemiológicos e de densidade populacional

    III-  Correto

    IV- Correto

    Fonte: Portaria 1.600/2011 - Rede de Atenção às urgências

  • A ULTIMA ESTA ERRADA, INCOMPLETA.  

     garantia da universalidade, equidade e integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco-obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e às relacionadas a causas externas (traumatismos, violências e acidentes);

  • Portaria Nº: 1600/11

    Art. 3º Fica organizada, no âmbito do SUS, a Rede de Atenção às Urgências.(...)

    § 4º. A Rede de Atenção às Urgências PRIORIZARÁ as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.

  • Art. 3º Fica organizada, no âmbito do SUS, a Rede de Atenção às Urgências. § 1 º A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. 

    § 2º A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, gradativamente, em todo território nacional, respeitando-se critérios epidemiológicos e de densidade populacional.

    § 3º O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção. 

    § 4º A Rede de Atenção às Urgências priorizará as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica. 

  • Marcos Oliveira Mascarenhas, tenho percebido que as bancas em geral não consideram questão incompleta como errada. O problema é quando vier palavras restritivas como "somente" ou "apenas X, Y e Z"... Nesses casos, se vc tem certeza de que existem mais hipóteses além das mencionadas, pode marcar como errada.

  • A última não está errada e nem incompleta, pois no Artigo 3º, § 4º diz: A Rede de Atenção às Urgências priorizará as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.

  • V,F,V,V