-
A resposta desta questão está errada, pois:
Equimose - é a infiltração de sangue na malha de tecidos com 2 a 3 cm de diâmetros; Existem equimoses espontâneas e equimoses post-mortem;
Petéquias - são as infiltrações conhecidas como cabeça de alfinete e desaparecem mais rápido que as demais;
Sufusão - são as infiltrações formadas por uma "hemorragia" mais extensa onde temos o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia;
Também existe a Sugilação que se caracteriza por confluências de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida conhecidas como grãos de areia.
Sendo assim a resposta correta seria a letra b.
-
Púrpura é uma hemorragia na pele.
Pode ser não trombocitopênica, quando a contagem de plaquetas está normal. Trombocitopênica: contagem de plaquetas abaixo do normal
Púrpura pequena é uma petéquia
Uma púrpura grande é uma equimose, que varia de 2 a 3 cm
-
Hemorragia
Quanto à morfologia:
Mais aplicável às viscerais e tegumentares.
Petéquias: lt. "Petecchia" = mancha roxa ou hemorragia puntiforme. Hemorragias minúsculas, de 1 a 2 mm de diâmetro, esparsas.
Púrpuras: até aproximadamente 1 cm de diâmetro ou reunião de petéquias mais densamente. Este termo é também utilizado para descrever um quadro hemorrágico generalizado (petéquias e sufusões extensas em várias serosas e mucosas, geralmente associado às diáteses hemorrágicas - Síndromes com tendência à hemorragia por deficiência na coagulação e também às septicemias - viremias e toxemias - que induzem lesões em pequenos vasos periféricos).
Sufusões: lt. "Suffusionem" = extravasamento de humores. Também chamadas de "Máculas hemorrágicas" ou "Hemorragias em lençol". Refletem manchas difusas, planas e irregulares (o termo "Equimose" também tem sido utilizado para descrever este tipo de hemorragia, quando afetando a pele - ou com dimensões menores que a sufusão - 2 a 3 cm).
Hematoma ou bossa sangüínea ou ainda hematocisto: refere-se á formação de uma cavidade com coleção sangüínea.
Apoplexia: gr. "apoplexis" = abater, cair. Hemorragia massiva, grave, intensa, com destruição orgânica e manifestações gerais graves.
-
Sufusões