Reposta do professor
A forma mais comum para medida da pressão arterial é pela artéria braquial, porém em algumas situações o paciente está impossibilitado de realizar as medidas nos membros superiores, nessa situação utiliza-se os membros inferiores, nesse caso a artéria mais utilizada é a poplítea.
A primeira afirmativa está correta. Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg.
A Pressão Arterial Sistólica é também conhecida como a “pressão máxima", e se trata da pressão do sangue no momento da sístole cardíaca, em outras palavras, no momento da contração do coração, ocasionando o impulso do sangue para as artérias (intensidade da contração ventricular).
A Pressão Arterial Diastólica, também conhecida como mínima, é influenciada pela resistência imposta pelos vasos contra a passagem do sangue. Portanto a segunda afirmativa é falsa.
Ortopneia é a dificuldade respiratória que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que a pessoa tenha que dormir elevada na cama ou sentada em uma cadeira. Terceira afirmativa é falsa.
Na Respiração de Cheyne-Stokes, a ventilação pulmonar torna-se mais rápida e mais profunda que a habitual, fazendo com que a pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2) sanguínea diminua, inibindo a ventilação e promovendo apneia, a qual por sua vez promove elevação da pCO2 e nova resposta hiperventilatória, reiniciando-se o ciclo. Ou seja, a respiração de Cheyne-Stokes caracteriza-se por aumento gradual na profundidade, seguido por decréscimo gradual na profundidade das respirações e, após, segue-se um período de apneia. A última afirmativa está correta.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.