a) (ERRADO) Um corte de gastos públicos irá deslocar a curva IS para esquerda e para baixo. Isso irá gerar uma redução da renda e da taxa de juros da economia.
b) (ERRADO) Uma elevação na taxa do depósito compulsório dos bancos comerciais no banco central irá reduzir a oferta de moeda. Sendo assim, a curva LM irá se deslocar para esquerda e para cima. Isso irá gerar um aumento da taxa de juros e uma redução no nível de renda da economia.
c) (CERTO) Um resgate de títulos públicos efetuado pelo governo irá injetar dinheiro na economia, fazendo com que aumente a oferta de moeda. Sendo assim, a curva LM irá se deslocar para direita e para baixo. Isso irá gerar um aumento da renda e uma diminuição da taxa de juros da economia.
d) (ERRADO) Uma redução dos impostos irá aumentar a renda disponível para as famílias, aumentando portanto o consumo das famílias. Sendo assim, a curva IS irá se deslocar para direita e para cima. Isso irá gerar um aumento da renda e da taxa de juros da economia.
e) (ERRADO) Um aumento da base monetária irá deslocar a curva LM para direita e para baixo. Isso irá gerar um aumento na renda e uma diminuição da taxa de juros da economia.
a) É o contrário. Um corte de gastos, porque é medida de política fiscal contracionista, reduz a renda e a taxa de juros da economia – deslocamento da IS para a esquerda.
b) Tudo errado também. A elevação da taxa do compulsório contrai a oferta de moeda (deslocamento da LM para a esquerda). Isso provoca elevação da taxa de juros e contração da renda.
c) Perfeito! Aqui temos uma medida de política monetária expansionista (curva LM deslocando-se para a direita). Então, o resultado é taxa de juros menor e renda maior.
d) É o contrário: reduzir impostos é medida de expansão fiscal – deslocamento da IS para a direita. No novo equilíbrio teremos maiores juros e renda.
e) Errado! Aumentar a base monetária é deslocar a LM para a direita: isso reduz a taxa de juros.
Resposta: C