SóProvas


ID
2317450
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao tipo de estrutura organizacional denominada de estrutura divisional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ABORDAGEM DIVISIONAL

    É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

    A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.

    Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:

    Produtos ou serviços;

    Localização Geográfica;

    Clientes;

    Fases dos Processos;

    Projetos.

  • Que diabo de prova difícil pra assistente... tá mais difícil do que prova pra analista administrativo de tribunal! 

  • A estrutura divisional agrega as tarefas em diferentes unidades semi-autônomas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos, mercados ou clientes. É organizada em função dos resultados, ou seja, os recursos necessários para produzir  um produto ou servir um cliente, já se encontram disponíveis em cada departamento.

    Gabarito: A

    Fonte: https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Administração-Capítulo-6-541650.html

  • GABARITO: "a"

    Cabe destacar que a estrutura que possui a especialização como característica principal é a Funcional.

     

    Funcional

    A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função.

     

    http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/

  • A estrutura divisional agrega as tarefas em diferentes unidades semi-autônomas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos, mercados ou clientes. Ou seja , enquanto a estrutura funcional é organizada de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços, a estrutura divisional é organizada em função dos resultados, ou seja, os recursos necessários para produzir um produto ou servir um cliente, já se encontram disponíveis em cada departamento.

    Fonte:

    https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/Administra%C3%A7%C3%A3o-Cap%C3%ADtulo-6-541650.html

  • Departamentalização divisional: acontece quando se divide grandes organizações em diferentes divisões para cada área de negócios em que ela atua, dando a cada uma delas autonomia para definição de suas estratégias. Abaixo de cada divisão as funções administrativas são repetidas, fazendo com que cada divisão pareça com uma empresa por si só. Tipicamente fala-se em divisão por processos e por produtos. É aplicável a ambientes mutáveis e instáveis, pois faz com que cada divisão da organização passe a lidar com uma parte específica do ambiente externo. Tem a desvantagem de aumentar o custo da organização por incorrer em repetição de funções.

  • Gabarito: Alternativa A

     

    Neste modelo, a ênfase passa estar em critérios como clientes, produtos, regiões ou processos, em vez do foco tradicional em funções. Esse tipo de estrutura funciona melhor quando o foco está nos resultados e isso significa dizer que todo recurso necessário para produzir um produto ou agradar um cliente se encontra em cada divisão (semi-autonoma).

     

    Explicando de uma maneira mais simples, a ideia é a seguinte: existem divisões específicas e elas possuem os recursos necessários, como área de marketing, logística e produção para tomarem as decisões sobre quase tudo, principalmente da área operacional. A cúpula da empresa fica responsável por questões mais estratégicas.

     

    Mais informações como mapa mental e texto completo, podem ser encontradas no livro Administração sob a Ótica dos Concursos.

     

    RIBEIRO, Thiago de Luca S. . Editora LaAdministração sob a Ótica dos Concursos. Editora labrador:São Paulo, 2016.

     

    Thiago de Luca é professor e escritor em administração, mestrando patrocinado pela UNINOVE e com apoio da CAPES.

     

     

  • ESTRUTURA DIVISIONAL:

    Quando as empresas ficam maiores, com produtos e serviços diversisficados e presença em vários mercados, setores ou países diferentes, acabam migrando para uma estrutura divisional.

    Nessa estrutura, a organizção agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes ou mercados importantes para ela.

    Dessa forma, cada divisão fica então autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto, mercado e atender seus respectivos clientes.

    A lógica dessa estrutura é a DESCENTRALIZAÇÃO DE AUTONOMIA OPERACIONAL ÀS DIVISÕES, maas com um palanejamento, coordenação e controle ainda centralizados na cúpula.

    Cada administrador de divisão é cobrado pelos resultados e desempenhos de cada linha de produtos que representa e atende. Entretanto, as atividades de apoio ( como finanças e rh) continuam operando na matriz.

    RODRIGO RENNÓ ( ADM. GERAL PARA CONCURSOS)

  • Sem comentarios.....só decorando a resposta mesmo!!!!

  • Resposta A

    -----------------------------------------------

    Divisional (de forma simples)

    É constituído por divisões autossuficientes [semitaautonomas] que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

     

    Sem comentarios.....só decorando a resposta mesmo!!!! por daniel silva

     

    http://www.efetividade.blog.br/tipos-de-estruturas-organizacionais/

  • GABARITO:A

     

    Divisional


    É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico.


    A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

  • Pra mim responder essa eu tive que vizualizar o desenho da estrutura. Letra A

  • Deixa ver se entendi: ENTÃO A ESTRUTURA DIVISIONAL É A MESMA COISA QUE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO/SERVIÇO?

     

    ALGUÉM SABE?

  • Débora concurseira,

     

    A estrutura divisional é constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico.

    A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

     

     

     

  • A abordagem Divisional segue o princípio das unidades de negócio autônomas e cada gestor é responsável pelos resultados de sua unidade.

  • LETRA A

     

    OUTRA QUESTÃO

     

    Q415399 Uma empresa decide, após a expansão internacional de suas atividades produtivas e a diversificação da linha de produtos, promover a reorganização de sua estrutura baseada no estabelecimento de diversas unidades semiautônomas com foco em cada linha de produto, cliente e região. Essa opção de organização da estrutura organizacional é denominada: b) divisional;

     

    DIVISIONAL: GRUPOS/DEPARTAMENTOS INDEPENDENTES/AUTÔNOMOS. ---> POR PRODUTO/SERVIÇO

    FUNCIONAL: GRUPOS/DEPARTAMENTOS ESPECIALIZADOS. ---> POR HABILIDADES

     

  • errei duas vezes...

  • Q772481  Uma coisa que não deu pra entender: Padronização de resultados, isso pra min estar errado, não se Padroniza resultado e sim processos e métodos. essa questção deve estar errada.

    Alguem pode me explicar isso, por favor??

  • letra A

     

    Pois o conceito de estrutura divisional não tem relação com similaridade de funções, especialização profissional e equipes de trabalho. 

  • É fácil perceber q as letras B, C e D estão errada por se tratarem da funcional, mas e a letra E? pq está errada?

  • Estrutura Organizacional Funcional

     

    A estrutura funcional é configurada de modo que cada parte da organização é agrupada de acordo com a sua finalidade. Neste tipo de empresa, pode haver um departamento de marketing, outro de vendas e um de produção, por exemplo. É uma estrutura que funciona muito bem para pequenos negócios, em que cada setor pode contar com o talento e conhecimento dos seus colaboradores.

     

     

     

    A estrutura divisional normalmente é usada em grandes empresas que operam em uma ampla área geográfica ou que têm setores responsáveis por diferentes tipos de produtos ou áreas de mercado. Uma fábrica de peças de carro, por exemplo, pode ser dividida em setores, de acordo com o que cada um deles produz. A vantagem desta estrutura é que as necessidades podem ser satisfeitas mais rapidamente e de forma mais específica. No entanto, a comunicação pode ser complicada, já que os funcionários de diferentes departamentos não estarão trabalhando juntos.

     

    A estrutura organizacional divisional tem um custo alto, devido ao seu tamanho e escopo. As  podem usar uma estrutura divisional em menor escala, com diferentes escritórios em diferentes partes da cidade, por exemplo, ou com a divisão de várias equipes de vendas para atender diferentes áreas geográficas.

     

     

    O terceiro dos principais tipos de estrutura organizacional é chamado de matricial, e é o mais desenvolvido, pois trata-se de uma combinação das estruturas divisional e funcional. Nela, as equipes são formadas por profissionais com diferentes especializações. Normalmente utilizada em grandes empresas multinacionais, reúne os benefícios dos outros dois tipos. É indicada para organizações que trabalham por projetos, como as da área de engenharia, por exemplo.

     

    O ponto negativo é que é um modelo que pode criar conflitos de interesses e poder, já que a maioria das áreas da companhia terá uma dupla de gestão. A comunicação também pode ser prejudicada, pois não costuma ser clara. Então é importante que seja muito bem estruturada para que os conflitos sejam evitados e atrapalhem o andamento das operações.

     

    http://marcusmarques.com.br/pequenas-e-medias-empresas/estrutura-organizacional-conheca-tres-tipos-existentes/

  •  

    A estrutura funcional é configurada de modo que cada parte da organização é agrupada de acordo com a sua finalidade.

     

     

    A estrutura divisional normalmente é usada em grandes empresas que operam em uma ampla área geográfica ou que têm setores responsáveis por diferentes tipos de produtos ou áreas de mercado.

     

     

    A estrutura matricial, é o mais desenvolvida, pois trata-se de uma combinação das estruturas divisional e funcional. Nela, as equipes são formadas por profissionais com diferentes especializações.

  •  A estrutura funcional é configurada de modo que cada parte da organização é agrupada de acordo com a sua finalidade. Neste tipo de empresa, pode haver um departamento de marketing, outro de vendas e um de produção, por exemplo.Bom para pequenos negócios.

     A estrutura divisional normalmente é usada em grandes empresas que operam em uma ampla área geográfica ou que têm setores responsáveis por diferentes tipos de produtos ou áreas de mercado.

     O terceiro dos principais tipos de estrutura organizacional é chamado de matricial, e é o mais desenvolvido, pois trata-se de uma combinação das estruturas divisional e funcional. Nela, as equipes são formadas por profissionais com diferentes especializações. Normalmente utilizada em grandes empresas multinacionais.

  • Nessa tipo de estrutura empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes.

    A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira QUASE AUTÔNOMA, independente, facilitando sua gestão.

    Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística.

    Com isso, estas divisões podem escolher estratégias distintas para atingir seus objetivos. Naturalmente, estas divisões não ficam “totalmente livres” do controle da cúpula da empresa, mas encontram muita mais flexibilidade para gerir seus negócios.

    Vantagens:

    ✓ Foco no resultado;

    ✓ Coordenação em razão do produto e serviço;

    ✓ Favorece a inovação e crescimento.

    Desvantagens:

    ✓ Custos elevados, duplicidade de órgãos; 

    ✓ Dificuldade de integração entre unidades.

    Fonte: Prof. Heron.

  • "A vantagem desse modelo é a que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente facilitando sua gestão"

    Fonte: Rennó