-
Dentre diversos modelos organizacionais existentes encontramos o mecanicista e o orgânico,tem também o intermediário que aborda características dos dois modelos.
O mecanicista caracteriza-se por estruturas rígidas ,controladas adequando-se a condições ambientais relativamente estáveis e previsíveis .
O modelo orgânico também chamado de pós-burocrático ou adhocrático procura adaptar-se a condições instáveis, que podem mudar de acordo com a situação.
Gabarito letra C
-
Gabarito: "c"
Erro da alternativa "e":
Estrutura Organizacional Simples:
- Pequena estrutura
- Pouca assessoria
- Divisão do trabalho não é rigorosa
- Supervisão direta
- Informalidade na comunicação é existente
- Adaptada para ambientes simples e dinâmicos devido a sua estrutura básica. "Num ambiente ao mesmo tempo simples e dinâmico, a estrutura simples compreende um único individuo nas tomadas de decisão embora se torne orgânica por as vezes não poder padronizar os processos pela falta de previsibilidade das atividades."
-
O ambiente é outra questão que afeta a estrutura. Quanto mais
complexo, dinâmico e escasso o ambiente, mais orgânica deverá ser a
estrutura. Por outro lado, quanto mais simples, estável e abundante for o
ambiente, mais o modelo mecanicista será apropriado.
Estratégia Concursos.
-
Algum colega poderia definir, por favor, o significado de orgânica na alternativa C?
-
estou na dúvida entre C e E. poderiam pedir comentários do professor.
-
alguem pode explicar o erro da alternativa E ??
-
Orgânico significa vivo, dinâmico. Ideal para ambientes instáveis. Marquei a C, mas a letra E não está errada.
-
e) estruturas organizacionais simples são mais adequadas em ambientes menos dinâmicos.
Creio que o erro da E está no fato que em ambientes dinâmicos, que estão sempre mudando, é aconselhável se adotar estruturas simples, menos complexas, permitindo à organização se adaptar mais rapidamente às mudanças do ambiente, o que seria difícil com organizações complexas.
Esse é meu entendimento, posso estar errado.
-
Ao meu ver essa é a típica questão de marcar a "mais certa". Interpretei ela da seguinte forma: a alternativa C é mais ampla e mais intensificadora. Note que nela diz "Quanto mais instável for o ambiente, mais orgânica deverá ser a estrutura da organização para obter bom desempenho". Essa é a postura adotada pela administração que deve se estruturar de maneira orgânica para enfrentar o ambiente externo.
Já na alternativa E "Estruturas organizacionais simples são mais adequadas em ambientes menos dinâmicos". Ela restringiu pois não é a mesma coisa dizer ambiente menos dinâmico do que ambiente estático.
-
Estruturas organizacionais simples são mais adequadas em ambientes menos dinâmicos.
A estrutura simples como o nome já sugere é para organizações pequenas em que há apenas uma unidade de comando e não há especialistas.
Conforme a organização cresce essa estrutura é substituida.
-
Organico é vivo.
-
LETRA C
a) quanto mais incerto for o ambiente, mais a estrutura organizacional deverá se aproximar de um modelo funcional para obter bom desempenho. ERRADO O ACONSELHÁVEL NESTE CASO É UMA ESTRUTURA ORGÂNICA, QUE REAJA AS INCERTEZAS DO MEIO EXTERNO.
b) estruturas burocráticas são inadequadas, de modo geral, em qualquer condição ambiental. ERRADO, PODEMOS VERIFICAR ISSO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO. A BUROCRACIA NÃO PODE SER VISTA COMO ALGO RUIM.
c) quanto mais instável for o ambiente, mais orgânica deverá ser a estrutura da organização para obter bom desempenho. CORRETO
d) os gestores conseguem anular o impacto das forças ambientais sobre suas organizações quando elaboram estruturas organizacionais baseadas em cadeia de mando e subordinação. ERRADO, PODEM ATÉ MINIMIZAR, MAS NÃO ANULAR.
e) estruturas organizacionais simples são mais adequadas em ambientes menos dinâmicos. ERRADO, ESTRUTUTAS SIMPLES SÃO MAIS ADEQUADAS A EMPRESAS PEQUENAS.
-
-
ORGÂNICO É FLEXÍVEL.
-
O comentário do Bruno Silva explica corretamente a questão. estrutura simples não tem a ver com a relação com ambiente, e sim com o tamanho da empresa. Estrutura simples se adequao melhor a empresas pequenas. A medida que as empresas crescem as estruturas ficam mais complexas.
-
a) quanto mais incerto for o ambiente, mais a estrutura organizacional deverá se aproximar de um modelo funcional para obter bom desempenho. Modelo orgânico seria o certo.
b) estruturas burocráticas são inadequadas, de modo geral, em qualquer condição ambiental.
c) quanto mais instável for o ambiente, mais orgânica deverá ser a estrutura da organização para obter bom desempenho. CERTO!
d) os gestores conseguem anular o impacto das forças ambientais sobre suas organizações quando elaboram estruturas organizacionais baseadas em cadeia de mando e subordinação. Reduzir impacto, mas gestor não consegue "anular".
e) estruturas organizacionais simples são mais adequadas em ambientes menos dinâmicos. Mais dinâmicos.
-
Gabarito C
Para RENNÓ (2013):
As culturas mecanicistas são caracterizadas por rigidez, formalidade e controle sobre seus integrantes. Essa cultura foi dominante na época da industrialização e é mais adequada a organizações estáveis, em que as metas e os objetivos não mudam constantemente, com funcionários mais propensos a aceitar a submissão às regras e participar pouco do processo decisório.
A cultura orgânica (que deriva de organismos vivos, da biologia) é mais preocupada com a interação com o meio ambiente (fornecedores, clientes, governos etc.). Seus princípios são: exibilidade, adaptabilidade e informalidade. Portanto, seus funcionários participam ativamente do processo decisório. Assim sendo, em ambientes dinâmicos essa é a cultura recomendada.
CULTURA MECANICISTA = ORGANIZAÇÃO ESTÁVEL
X
CULTURA ORGÂNICA = ORGANIZAÇÃO DINÂMICA (INSTÁVEL)
-
CULTURA MECANICISTA: ADÉQUA-SE MELHOR EM AMBIENTE ESTÁVEL
CULTURA ORGÂNICA: ADÉQUA-SE MELHOR EM AMBIENTE INSTÁVEL
-
Qual o erro da E?
-
Se sua empresa for instável no ambiente em que ele se insere e vc adotar um modelo mecanicista NÃO VAI FUNCIONAR, vc precisará se adaptar, portanto o modelo ideal para esse tipo de empresa é o modelo ORGÂNICO, pois é flexível, dinâmico e se adapta bem as mudanças.