SóProvas


ID
2317468
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das etapas do processo racional de tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Simon, ainda neste tema, teorizou que existem 4 fases no processo de Tomada de Decisão, que são:

    Selecionar problemas e prioridade de tratamento;

    Identificar caminhos viáveis para a solução;

    Avaliar alternativas e escolher a mais adequada; e

    Implementar a decisão escolhida.

     

    Me ajudem!! Esotu ficando louco! A AOCP cobra alguma bibliografia específica? Chego aqui na AOCP e só erro!! 

  • Não entendi...

    Modelo Racional de Decisão

    Também conhecido como Modelo Decisório Racional da Economia Clássica ou Burocrático é considerado o primeiro modelo de processo decisório e é caracterizado por elevar os objetivos da organização como um todo, levando em consideração as alternativas para atingir esses objetivos. Esse modelo é baseado num raciocínio técnico, em que o tomador de opinião se baseavam na lógica e na objetividade para a resolução de problemas.

    É muito criticado por acreditar que o tomador de decisões possui toda a informação necessária para resolver o problema. As etapas desse modelo seriam: Identificar e definir o problema; Identificar as possíveis soluções; Selecionar e aplicar a solução escolhida.

  • Eu tenho colado na minha parede: 

    1. Identificacao

    2. Diagnóstico 

    3. alternativas 

    4. ESCOLHA DA ALTERNATIVA 

    5. Avaliação. 

     

    Repito o que já disse em outra questao quando a esta prova: está mais difícil do que pra analista administrativo de tribunal! Que bibliográfia é essa?? Joguei no google e nao aparece nada! 

  • Acho que o examinador não considerou uma alternativa "satisfatória" como a correta a se tomar. Antes de responder a questão fiquei em dúvida quanto a essa palavrinha...

  • Cê tá tá é louco!!Sangue nos olhos desse examinador, se serve de consolo Joey .veja as estatisticas a maioria da galera errou ou seja...Você não está sozinho nessa meu irmão!

    Referente a questão,penso que esse gabartio deve está errado por que a unica  e mais plausivel seria a B ou seja,Identificar ou definir o problema.Velho se é para tomar a decisão me diz:o problema já existe, e que coisa mais tosca é essa "definir o problema"...Dannnnnnnnnnnn....Porém Chiavenato (1997) aponta que o processo de decisão é complexo e está sujeito às características individuais do decisor quanto da circunstância em que está envolvido e da maneira como compreende essa situação. Entende que o processo de decisão desenvolve-se em sete etapas, a saber:

    Percepção da situação que abrange algum problema;Diagnóstico e definição do problema;Definição dos objetivos;Busca de alternativas de solução ou de cursos de ação;Escolha da alternativa mais apropriada ao alcance dos objetivos;Avaliação e comparação dessas alternativas;Implementação da alternativa escolhida.

    Enfim...acho que é isso!

    Sigamos por que senão seguir alguém continuará seguindo!

     

     

  • Essa banca é um lixo! #revoltadacom asquestões dessa banca

  • Existem teóricos que se baseiam na tomada de decisão por várias perspectivas, mas conforme os estudos de diversos autores sobre o tema, as organizações seguem os seguintes passos:

    1-Expor o problema;

    2-Fazer um esqueleto do problema e relacionar suas partes, afim de construir um modelo;

    3-Montar o problema de forma técnica;

    4-Fazer uma simulação ou teste do modelo e as possíveis soluções;

    5-Determinar e delimitar uma forma de controle sobre a situação;

    6-Colocar em prática a melhor solução dentro da organização.

    Mesmo essa explicação maluca não explica a questão que é mais doida ainda.

  • Decisões satisfatórias, otimizadas e maximizadas

    As decisões podem ainda ser classificadas quanto ao tipo de resultado que delas se espera. Em certas situações, procura-se o melhor resultado. Em outras, o primeiro resultado que aparecer é satisfatório. A variedade de resultados permite classificar as decisões em três tipos principais: satisfatórias, otimizadas e maximizadas.

     

    Decisões satisfatórias
     

    A pessoa que está resolvendo um problema, em certos casos, aceita a primeira solução que aparece, porque atende a certo objetivo ou critério. Assim, a pessoa escolhe com base na comparação entre essa primeira escolha e o objetivo, sem que
    outras possibilidades sejam consideradas.

     A preferência por uma decisão desse tipo, chamada decisão satisfatória, pode ser motivada por falta de tempo, informação ou outros recursos. Pode também ser o resultado de preguiça de procurar uma solução melhor. E o que acontece, por exemplo, quando se compra um produto com base no preço, sem considerar a qualidade; ou inversamente, quando se dá preferência à qualidade, não importando quanto custa.

     

    Decisões otimizadas
    Às vezes, o tomador de decisões procura uma solução média, que atenda a
    um número de critérios e objetivos. É o que ocorre quando se procura comprar
    um produto que tenha certo equilíbrio entre especificações de qualidade desejadas (com o durabilidade, aparência e preço).

     

    Decisões maximizadas
    A decisão que procura o melhor resultado possível, ao custo mais baixo, chama-se decisão maximizada. A maximização do processo decisório exige a identificação e a análise criteriosa de todas as alternativas, que devem ser comparadas
    entre si. A melhor alternativa é a que produz as maiores conseqüências positivas
    e reduz ao mínimo as conseqüências negativas. É o que acontece quando se procura comprar o melhor produto ao preço mais baixo possível.

  • Decisões satisfatórias fazem parte da tomada de decisão baseada em intuição. As decisões racionais são classificadas como ótimas, otimizantes.

  • Banca Tosca!!

  • Existem teóricos que se baseiam na tomada de decisão por várias perspectivas, mas conforme os estudos de diversos autores sobre o tema, as organizações seguem os seguintes passos:

    Expor o problema;

    Fazer um esqueleto do problema e relacionar suas partes, afim de construir um modelo;

    Montar o problema de forma técnica;

    Fazer uma simulação ou teste do modelo e as possíveis soluções;

    Determinar e delimitar uma forma de controle sobre a situação;

    Colocar em prática a melhor solução dentro da organização.

  • Também conhecido como Modelo Decisório Racional da Economia Clássica ou Burocrático é considerado o primeiro modelo de processo decisório e é caracterizado por elevar os objetivos da organização como um todo, levando em consideração as alternativas para atingir esses objetivos. Esse modelo é baseado num raciocínio técnico, em que o tomador de opinião se baseia na lógica e na objetividade para a resolução de problemas.

    É muito criticado por acreditar que o tomador de decisões possui toda a informação necessária para resolver o problema. As etapas desse modelo seriam: Identificar e definir o problema; Identificar as possíveis soluções; Selecionar e aplicar a solução escolhida.

  • À essa questão e ao respectivo examinador, o meu silêncio. 

  • Segue resposta da questão

    Fases do processo da tomada de decisões
    Chiavenato (1997) aponta que o processo de decisão é complexo e está sujeito às características individuais do decisor quanto da circunstância em que está envolvido e da maneira como compreende essa situação. Entende que o processo de decisão desenvolve-se em sete etapas, a saber:
    1. Percepção da situação que abrange algum problema;
    2. Diagnóstico e definição do problema;
    3. Definição dos objetivos;
    4. Busca de alternativas de solução ou de cursos de ação;
    5. Escolha da alternativa mais apropriada ao alcance dos objetivos;
    6. Avaliação e comparação dessas alternativas;
    7. Implementação da alternativa escolhida.
    Cada etapa influencia as demais e todo o conjunto do processo.

    Pode ser que as etapas não sejam seguidas à risca. Quando há pressão para uma solução rápida uma solução imediata, as etapas 3, 5 e 7 podem ser sintetizadas ou eliminadas. Caso contrário, sem existência de pressão, determinadas etapas podem ser ampliadas ou desdobradas no tempo (CHIAVENATO, 1997).

     

    Segundo Chiavenato, seria errado o tomador de decisao ter a iniciativa sozinho, pois isso estaria sujeito a levar em conta situações pessoais, e o tomador de decisoes precisa focar no objetivo da empresa.

  • Eu tenho prova dessa banca domingo 29/10/2017. 

    Já estou com medo! Não acertei uma questão. Como pode isso?

  • Talita tamos todos na mesma.. 

     

  • Alguém sabe dizer o porquê de "Escolher uma alternativa satisfatória dentre as soluções possíveis." NÃO ser uma das ettapas do processo racional de tomadas de decisão? Sendo que segundo um colega aqui nos comentários informou, isso seria a etapa nº 5 trazida por Chiavenatto ???!!!!

  • Escolher uma alternativa satisfatória dentre as soluções possíveis é uma das etapas do modelo da racionalidade LIMITADA. O modelo da racionalidade (só racionalidade), busca soluções ótimas. Nesse caso a etapa seria "escolher a melhor alternativa". 

  • banca lixo. Questão visivelmente errada e sem resposta!

  • Já foi dito por alguns colegas, mas não custa reforçar. Não é a letra "A" porque a tomada de decisão racional deve trazer soluções otimizantes (ótimas), com o conhecimento de todos os impactos das alternativas. As soluções que são satisfatórios são utilizadas na intuição, já que o ser humano possui racionalidade limitada, não processando cognitivamente todas as opções.

  • O modelo racional de tomada de decisão se baseia no processo de decisão com tempo ILIMITADO, ou seja, nesse modelo não existe tomar uma decisão satisfatória, mas sim a melhor decisão dentre as opções. A teoria que concorda com a decisão satisfatória é o modelo de decisão racional limitada justamente por não existir na pratica tempo ilimitado.
  • O modelo intuitivo: é um modelo no qual a tomada de decisão é feita por meio de um processo cognitivo inconsciente (fora do pensamento consciente), apoiando-se em uma visão holística sobre o assunto, com base em experiências vividas. As decisões são tomadas rapidamente e possuem um componente afetivo.

    O modelo racional: trata-se da decisão tomada de modo a maximizar o valor do resultado. Essas decisões seriam praticamente “matemáticas”, pois considerariam todas as informações possíveis sobre um assunto antes da tomada de decisão e envolveriam um raciocínio perfeito (racionalidade plena). O tomador de decisões teria todas as informações necessárias (informações perfeitas), conheceria todas as possibilidades (cursos de ação), seria racional e teria em mente objetivos claros. Sob o modelo racional, as decisões seriam tomadas em seis etapas (Robbins, 2010):

    i. Definir o problema;

    ii. Identificar os critérios para a decisão;

    iii. Atribuir pesos específicos a cada um desses critérios;

    iv. Desenvolver alternativas;

    v. Avaliar as alternativas;

    vi. Escolher a melhor alternativa.

    O modelo da racionalidade limitada: trata-se do modelo de tomada de decisão do homem administrativo, de Herbert Simon. Aqui, há o reconhecimento de que não é possível compreender e assimilar todas as informações que poderiam ser utilizadas para a tomada de uma decisão maximizadora. A capacidade da racionalidade humana é limitada! Além disso, alguns problemas simplesmente não possuem uma única solução que seria a melhor de todas. Por isso, este modelo estabelece que as pessoas buscam decisões satisfatórias, e não ótimas.

    LOGO, é possível concluir que "escolher uma alternativa satisfatória dentre as soluções possíveis" NÃO corresponde a uma das etapas do processo racional de tomada de decisão, pois é do modelo da racionalidade limitada.

     

    Administração Geral e Pública para TJAA de TRTs

    Curso Regular - Teoria e Exercícios.

    Prof. Carlos Xavier - Aula/PDF 02

  • Decisões Satisfatórias - A pessoa responsável aceita a primeira solução que aparece, por que atende a certo objetivo ou critério. A preferência por este tipo de decisão é motivada por falta de...Tempo/ Informação/ Outros recursos. Pode também ser o resultado de preguiça de procurar uma solução melhor. 

     

    Segue relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Pressionados pelo pouco tempo dado pela direção para a resolução de um problema, os gerentes partiram para a ação com base na primeira solução que encontraram. Mesmo presumindo que poderia haver soluções melhores, esses gerentes não tinham tempo ou dinheiro para coletar mais informações. O tipo de decisão tomada nesse caso é denominada: satisfatória.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra A. 

  • EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA: GABARITO QUESTIONÁVEL


    ESSA BANCA ACABA COM A ESPERANÇA DOS CONCURSEIROS

  • A essa questão e ao respectivo examinador, o meu silêncio.

  • Não estou entendendo mais nada, será que existe outro Hebert Simon, teórico que estudou o Processo Decisório.???? A banca AOCP com certeza deve ter outro.

    O processo de tomada de decisao de Simon é dividido em 3 fases:

    PROSPECÇÃO, onde se analisa o problema ou situação da empresa

    CONCEPÇÃO, onde se desenvolve ou criam-se alternativaS para o problema ou situação encontrada.

    DECISÃO, onde escolhe-se uma das alternativaS e implementa

  • E o modelo da racionalidade limitada: considera-se que não há uma única decisão

    que seja “a melhor de todas”, mas sim um conjunto de decisões diferentes que

    satisfazem diferentes critérios.

  • Pela lógica da banca, a única interpretação possível pra tentar entender o gabarito é que uma decisão "satisfatória" não é boa o suficiente.

    Porém, Herbert Simon, o maior teórico deste assunto, ao retratar o processo decisório, na Racionalidade Limitada, diz que "As decisões devem ser satisfatórias ao invés de maximizadas".

    Portanto, essa questão é totalmente descabida. Ela não pode ir de encontro ao que fala o maior teórico do assunto, uma vez que perde totalmente a objetividade.

    Outro ponto é: que teoria que coloca "monitorar a implementação da decisão"? Isso daí nada mais é do que a etapa CONTROLE do processo administrativo.

  • Algum professor para explicar isso por favor. socorro!!!!

  • Acredito que o erro da questão está em dizer "alternativa satisfatória". Como que eu vou saber que é uma alternativa satisfatória? Só saberei se será satisfatória depois do resultado.

    O mais correto seria dizer a "melhor alternativa".

    não sei, mas interpretei dessa forma.

  • ja passei por esta questao mil vezes e até hoje ninguem consegue explica-la.

  • Pelas caridade! O que é isso ?! Senhor! Chega aqui!

  • Pelas caridade! O que é isso ?! Senhor! Chega aqui!

  • Todo o erro da questão está em "a mais SATISFATÓRIA", o certo seria "a mais ADEQUADA".

    Gab.: A

  • Modelo Racional - decisões otimizantes

    Modelo Gerencial - decisões satisfatórias

    Gab.:A

    Questão do CESPE nesse mesmo sentido: Q304122

  • Satisfatória é do processo de racionalidade limitada

  • Q745198

     

    Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Assistente Administrativo (HE-UFSCAR)

     

    Apesar de se poder definir, de forma simplista, a tomada de decisão como uma escolha entre alternativas, essa afirmação não basta para qualificar o processo decisório gerencial. Assinale a alternativa que apresenta as etapas do processo decisório.

     

    b)Identificação da situação, diagnóstico da situação, desenvolvimento de alternativas, avaliação de alternativas, seleção e implementação, e monitoração e feedback. (GABARITO)

     

     

    Notem que não há nada relacionado à alternativa A.

  • RACIONALIDADE LIMITADA

    Escolher uma alternativa satisfatória dentre as soluções possíveis.

  • Resumindo: resultados satisfatórios estão no modelo de racionalidade limitada, a questão falou apenas de racionalidade. Nesta, os resultados almejados são otimizados. Portanto, o item "A" realmente está errado.

  • Neste caso "Escolher uma alternativa satisfatória dentre as soluções possíveis." seria Modelo de Racionalidade Limitada. O caso em questão trataria de um alternativa ótima e não satisfatória!

  • GAB.: Letra A

  • Gabarito: letra A

    O erro da alternativa está em dizer "alternativa satisfatória", pois a questão trata sobre o Modelo Racional, e neste modelo o tomador de decisões tem todas as informações possíveis e toma decisões perfeitas e não satisfatórias.

  • SATISFATÓRIA - racional limitada

    ÓTIMA / PERFEITA - racional

    acredito q seja isso.

  • Modelo Racional de tomada de decisão requer a escolha melhor. A mais satisfatória pertence ao modelo racional limitado.

  • Galera, não filtrem nada dessa questão.

  • Depois de muito avaliar e buscar meus apontamentos, devo concordar com os colegas. Racional busca a melhor alternativa. Que pena que a professora questiona a resposta da banca, mas nem citou as diferenças desses dois modelos.

    a) Modelo Racional – clássico (o problema é bem definido e diagnosticado). Considera o ser humano como econômico, ser com capacidade de processar todas as informações, que consegue encontrá-las e são completas. Seus objetivos são claros e ele sabe as consequências de suas decisões. As decisões são concretas e pautadas na realidade; os critérios são estáveis. Ex – definir o fornecedor de uma matéria-prima.

    Etapas: monitoramento; definição do problema; especificar os objetivos, diagnosticar, desenvolver soluções, avaliar as alternativas, escolher a melhor alternativa, implementar a alternativa escolhida;

    b) Modelo racional limitado – é o mais considerado hoje. Fica entre o racional e o intuitivo. A decisão tem início em dados e informações concretas e, depois, procede-se à intuição.

    Considera que as decisões buscadas não são ótimas, maximizadoras, como no modelo clássico; mas sim decisões satisfatórias, típicas do homem administrativo. Ele estabelece quais são os critérios a serem satisfeitos pela decisão e toma-a de modo que os critérios sejam satisfeitos.

    Fonte - GrancursosOnline (auto resumido)

  • GABARITO A

    Ótima questão, a banca tentou induzir o candidato a escolher uma das etapas do processo decisório: Identificação do problema, diagnóstico da situação, desenvolvimento de alternativas, avaliação das alternativas, escolha da melhor alternativa.

    Contudo, a finalidade da pergunta não seria a escolha de algumas das etapas, e sim, o propósito do conceito de Racionalidade Limitada proposto por Herbert Simon, o qual afirma que nessa "racionalidade não se deve buscar decisões perfeitas, e sim SATISFATÓRIA", o mesmo também afirma que "as pessoas são racionais até certo ponto". Portanto, o gabarito é a alternativa A: "Escolher uma alternativa satisfatória dentre as soluções possíveis."

    Por outro lado, diferente a racionalidade limitada, o MODELO RACIONAL busca as decisões ÓTIMAS, pois o mesmo é baseado na lógica e na razão.