-
As heurísticas são estratégias gerais que podem conduzir a decisões adequadas. O que ocorre é que nós, seres humanos, costumamos falhar em definir os limites dessas estratégias, fazendo com que nem sempre a melhor decisão seja escolhida.
A utilização de heurísticas pode ocasionar vieses, ou seja, uma tendência sistemática de violar alguma forma de racionalidade teoricamente predominante. O que acontece é que os vieses acabam distorcendo, ou pelo menos limitando, a capacidade de tomarmos decisões racionais (Sternberg, 2008). Estes erros são fruto de uma resposta incompleta, que não permite que a decisão tomada seja ótima.
Inicialmente, Daniel Kahneman e Amos Tversky identificaram três principais heurísticas: da representatividade, da disponibilidade e da ancoragem (Tversky e Kahneman, 1974). Além disso, outra importante heurística é a do afeto (Kahneman, 2012).
Em outras palavras, representatividade é a tendência em utilizar estereótipos para realizar julgamentos. Um exemplo desta heurística no campo das finanças é crer que o desempenho brilhante de uma organização no passado é "representativo" de um desempenho geral que a empresa continuará a obter no futuro (Boussaidi, 2013).
Gabarito: D
-
PELO AMOR...
QUEM ESTUDA ISSO PARA UMA PROVA?
-
CHOCADA!
-
heheheh...rindo para não chorar
-
Nunca ouvi falar nisso!
-
Letra D.
Disponibilidade = A estimativa das pessoas sobre probabilidades é afetada pela facilidade com que as ocorrências daquele evento podem ser trazidas à mente. Uma forma pessimista de avaliar o risco de um novo negócio é imaginar as várias dificuldades que poderá encontrar. De forma similar, uma forma otimista de avaliar o risco de um novo negócio seria pensar nos empreendedores que tiveram sucesso nos seus mercados.
Evidência confirmadora = Viés de confirmação, também chamado de viés confirmatório ou de tendência de confirmação, é a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais. É um tipo de viés cognitivo e um erro de raciocínio indutivo. As pessoas demonstram esse viés quando reúnem ou se lembram de informações de forma seletiva, ou quando as interpretam de forma tendenciosa.
Escala de comprometimento = Representa o apego a uma decisão anterior, mesmo quando equivocada ou errada.
Representatividade = Pode significar, entre outras coisas, uma concepção errônea da chance; isso acontece quando as pessoas avaliam de maneiras distorcidas uma sequência de eventos aleatórios. É tendência a avaliar a probabilidade de uma ocorrência com base em analogias falsas e identidade de situações.
Custo irrecuperável = É um viés que faz o investidor apegar-se a perdas que já ocorreram, permanecendo à espera de uma recuperação que pode não acontecer e tendo prejuízos ainda maiores, ao invés de realizar suas perdas e mudar para outra aplicação mais rentável.
OBS: Deu trabalho arrumar isso aqui para vocês. Espero que ajude e bom estudo.
NOBREGA, Clemente. Empresas de sucesso, pessoas infelizes? A gestão de pessoas e a ciência. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional / Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral ; [tradução Rita de Cássia Gomes] – 14 ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
-
Gente, vocês assistem essas aulas? O que acham?
-
@#$%&@#$#!!!!! Como é que uma prova de assitente pode ter um nível tão cabuloso??!!!!
-
Desconheço maneira mais podre de cobrança em uma prova. Um F.D.P EXAMINADOR abre um artigo qualquer, pega um trecho e coloca uma questão, dessa forma eu também e qualquer um pode ser examinador, é só ir no google. Caso queira se dar bem nessa matéria vai uma dica: compre todos os livros que existem no mercado, leia e faça resumo de todos e também lei todos os artigos possiveis - ou seja - fique maluco.
-
Algumas vieses que levam à subjetividade:
* Excesso de Confiança: quanto mais informações, menor a confiança;
* Ancoragem: não visualizar algo diferente da primeira visualização;
* Disponibilidade: levar mais em consideração as informações que estão disponíveis;
* Representatividade: avaliar um evento a partir de um preexistente;
* Comprometimento: mantém determinada posição para não recuar;
* Aleatoriedade: eventos superticiosos influenciam.
Aulas prf. Elisabeth, CERS
-
FERROU, BANCA MALUCA!
-
A banca deveria ao menos citar referências bibliográficas....
-
Vieses heurísticos são atalhos mentais que facilitam a tomada de decisão.
a) Disponibilidade - julgar a probabilidade de um evento ocorrer com base nos exemplos de que dispõe. Ex: um médico pode julgar a probabilidade de uma mulher ter câncer de mama, dado que a mãe dela, a avó e uma tia foram diagnosticadas com câncer de mama noutro momento.
d) Representatividade - julgar a probabilidade de um evento com base em estereótipos, similaridades, analogias. Ex: imaginem a cena de uma carro mal estacionado. É de praxe deduzir que uma mulher o estacionou.
-
Foi o cão que butô essa banca em nossas vidas.
-
...identidade de situações, algo com a qual já estão familiarizados. Heurística de representatividade.
-
Fonte para responder:
Livro: Comportamento Organizacional, de Stephen P. Robbins, 11ª ed. Cap. 5, pág.115:Percepção e tomada de decisões individual, erros e vieses mais comuns. Disponível em <https://pt.slideshare.net/NiloCorra/comportamento-organizacional-stephen-p-robbins-livro>. Acesso em 10.02.19.
-
representatividade: é a avaliação da probabilidade de uma ocorrência com base em analogias e observações de situações idênticas. É a avaliação da chance de um acontecimento tentando ajustá-lo a uma história passada, já ocorrida. ex: estudar na mesma escola que alguém que ganhou o prêmio nobel, pensando na chance de se destacar da mesma forma.
-
O ruim dessa banca é a falta de critério
-
Ainda não tinha visto com essa nomenclatura. Depende muito do autor que esta banca usa.
ARMADILHAS DO PROCESSO DECISÓRIO:
Ancoragem - Qdo coloca valor excessivo na primeira decisão
Custo Irrecuperável - Toma decisão errada e não volta atras
Perpetuação do Status quo - Mantém a mesma decisão de outras vezes
Evidência confirmadora - mesmo tendo clara a decisão, sempre procurar confirmar a decisão
Formulação do problema - Cegueira estrutural (erra na formulação do problema)
Excesso de confiança -
Prudência - (Excesso)
Lembrança - (esquecer o que a organização passou)
-
GAB.: Letra D
-
Galera, o que a banca está cobrando são "Viéses Heurísticos". Fiquei entre disponibilidade e representatividade e marquei a errada --'
Os vieses heurísticos são:
Disponibilidade: as pessoas acham que as coisas que elas vivenciam com maior frequência são, na realidade, mais prováveis de acontecer no futuro. A frequência de um evento é julgada pela facilidade da lembrança de eventos similares, e não pela frequência verdadeira. Isso ocorre porque os casos mais frequentes em nossas vidas viram importantes referências que o nosso cérebro acessa mais fácil e rapidamente. Assim, por exemplo, é possível que uma pessoa julgue que é mais provável sofrer um acidente aéreo do que um de carro, já que a atenção midiática aos acidentes aéreos faz com que eles se tornem facilmente disponíveis na lembrança, enquanto os acidentes de carro que ouvimos falar são apenas das pessoas mais próximas a nós. Não custa nada lembrar que as estatísticas oficiais dizem exatamente o contrário -que é muito mais provável sofrer um acidente de carro do que um aéreo.
Representatividade: é a tomada de decisões com base em verdadeiros estereótipos que representam o modelo mental que temos. Por exemplo, tendemos a escolher achar "confiáveis" pessoas bem vestidas, com boa postura, que não se exibem e que possuem fluência na linguagem. Isso acontece porque, quando deparados com pessoas desconhecidas, estamos em situação de incerteza, sendo comum buscar representações conhecidas para realizar julgamentos. É como decidir apostar em um investimento imobiliário por conhecer pessoas que ficaram ricas fazendo o mesmo investimento, sem considerar que o mesmo costuma render menos no tempo do que investimentos em renda fixa ou variável. Isso acontece porque imóveis são tidos como "representantes" de um excelente investimento.
Palavras-chave: Analogia falsa, estereótipo, Similaridade, vivencia.
Ancoragem: é o uso de uma referência inicialsubjetiva na nossa mente. A influência desse valor inicial determinará o que se acredita possível para o futuro. É como você tomar a decisão de não comprar um determinado produto no mercado por achá-lo caro, mesmo ele sendo mais barato do que em qualquer outro lugar, simplesmente porque a primeira informação que você recebeu ao entrar na loja era que os produtos estão com até 70% de desconto, mas o que você deseja comprar não está nessa lista. Como você ancorou o pensamento em um desconto de 70% nos produtos, terminará achando o produto que você.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Na data em que escrevo este comentário, há 806 questões do assunto processo decisório no QC. Destas, pelo filtro de pesquisa, 05 tratam do assunto "heurística", Sendo 4 questões que vc acertaria só de saber o que é a "heurística", e essa do instituto aocp que vc teria que saber exatamente o que 01 autor escreveu sobre isso em um livro de 2006. Isso não avalia conhecimento dos candidatos, na prática.
Como eu já vi outro comentário de um colega aqui: Vai fazer concurso da AOCP? Foque nas outras discuplinas e fique torcendo pras questões de adm virem tranquilas...
-
Tao complexo quanto....sei lá. Acertei porque fazia sentido com representatividade,mas saber conceitos e referencias não sabia.
-
Com relação ao julgamento probabilístico, existem 3 grupos de regras práticas ou heurísticas de julgamento:
Disponibilidade: Tomar decisões com base nos dados que conseguimos lembrar com relação ao evento.
Representatividade: Julgamento por estereótipo, se tem modelos mentais de referência
Ancoragem e ajustamento: Se avalia a chance de ocorrência de um evento pela colocação de uma base (ancora) e se faz então um ajuste.
-
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre os vieses que podem impedir uma boa tomada de decisão. Neste caso, assinalemos a alternativa que evidencia o viés descrito no enunciado, aquele representado pela tendência a avaliar a probabilidade de uma ocorrência com base em analogias falsas e identidade de situações.
A - incorreta. Viés da Disponibilidade: é a tendência de as pessoas julgarem as coisas com base nas informações mais disponíveis. Os eventos que despertam nossas emoções, que são particularmente vívidos ou que ocorreram há pouco tempo tendem a estar mais disponíveis em nossa memória, levando-nos a superestimar eventos improváveis.
B - incorreta. Viés de Confirmação: ocorre quando buscamos informações que corroborem nossas escolhas anteriores e desprezamos aquelas que as contestam. Também tendemos a aceitar prontamente as informações que confirmam nossos pontos de vista preconcebidos e somos críticos ou céticos com relação àquelas que os contrariam.
C - incorreta. Escalada do Comprometimento: pode ser definida como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro.
D - correta. Viés da Representatividade: Avaliam a chance de um acontecimento tentando ajustá-la a uma categoria pré-existente. Segundo Robbins, temos como exemplo (2005): "Milhões de meninos negros nas grandes cidades norte-americanas sonham em joga r basquete nos grandes times da NBA. Na verdade, eles têm muito mais probabilidade de se tornarem médicos do que atletas da NBA, mas estão sofrendo do viés da representatividade".
E - incorreta. Segundo a CVM, "Falácia dos Custos Irrecuperáveis é um viés que faz o investidor apegar-se a perdas que já ocorreram, permanecendo à espera de uma recuperação que pode não acontecer e tendo prejuízos ainda maiores, ao invés de realizar suas perdas e mudar para outra aplicação mais rentável."
Sendo assim, podemos concluir que o enunciado remete ao viés da representatividade. Logo, a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Comissão de Valores Mobiliários. Disponívem em: <https://pensologoinvisto.cvm.gov.br/vieses-do-investidor-falacia-dos-custos-irrecuperaveis/> Acessado em: 26/02/2022