SóProvas


ID
2317480
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à caracterização da autoridade hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • Poder e autoridade

    Para Weber40, a relação entre a ordem e o comando (autoridade) que se estabelecem entre os indivíduos é dividida em três itens: a tradição, o carisma e a burocracia.Parte superior do formulário

    . A autoridade tradicional é quando uma pessoa ou grupo social obedece a um outro porque tal obediência é proveniente do hábito herdado das gerações anteriores. A tradição é extrínseca ao líder. A autoridade tradicional não anula a presença de outras, tais como as habilidades  pessoais;

    A autoridade carismática é proveniente das características pessoais dos indivíduos. Sua base de legitimação é a devoção dos seguidores à imagem dos grandes líderes religiosos, sociais ou políticos. Portanto, a ideia de carisma está associada às qualidades pessoais e à posição organizacional ou às tradições. O carisma é, em muitos casos, a base explicativa de autoridades informais nas organizações;

    A autoridade pela relação pessoal é aquela atribuída às relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estas relações são de caráter pessoal e estão relacionadas com os vínculos sociais – amizade, relacionamento com pessoas importantes, etc.

     d) É tipificada como autoridade racional-legal e, portanto, está baseada na ocupação de um cargo regido por normas formais e regras estatuídas. A autoridade racional-legal ou burocrática é a principal base da autoridade no mundo contemporâneo. Apesar das modernas organizações formais (Estado, organizações públicas e privadas, etc.) procurarem tratar a liderança como um atributo de cargos específicos, que deve ser legitimamente aceita pelos indivíduos, a hierarquia em uma organização tem como um dos objetivos emprestar aos ocupantes dos cargos o direito de tomar decisões e de se fazer obedecido, dentro de uma divisão pré-estabelecida e aceita de antemão. A autoridade burocrática, desta forma, é extrínseca à figura do líder. Ela é de caráter temporário e pertence ao cargo da pessoa que ocupa. A autoridade formal legitima o uso da “força”. A necessidade de manter a ordem e estabilidade depende da delegação da autoridade burocrática.

    A autoridade por competência técnica está relacionada com a influência no comportamento alheio através da superioridade do líder no plano do conhecimento. Os seguidores se deixam influenciar por acreditarem que seus líderes possuem competências e conhecimentos superiores aos seus. Uma forma não exclui as outra.

  • Gabarito: Alternativa D

     

    Meus amigos, trago aqui uma contribuição teórica encontrada no meu livro, que complementa e dá entendimento dos alicerces da Autoridade e da Responsabilidad.e

     

    "Agora vamos falar de autoridade. É uma forma de poder e está diretamente relacionada ao cargo! À estrutura! E não ao ser humano. Gravem isso, é muito importante. Outra característica importante da autoridade é que ela é deriva de regras e normas, por isso deve ser aceita a todos os subordinados. Um ponto importante é que toda autoridade é uma forma de poder, porém nem toda forma de poder é uma autoridade, conforme explica Sobral e Peci isto é verdade porque "o conceito de poder é mais abrangente que o conceito de autoridade, visto que pessoas sem nenhuma autoridade têm, às vezes, muito poder na organização”. [i]Lembram da estrutura informal? Dela surge lideranças poderosas.

     

    Se por um lado, em decorrência de um posicionamento, nasce a autoridade e reflete poder, por outro, surge o que chamamos de responsabilidade. Quanto maior a autoridade, maior é a responsabilidade! São proporcionais. Responsabilidade é o dever de desempenhar certas atribuições que lhe conferem. No campo das empresas, quando um funcionário é contratado, ele concorda em executar determinadas tarefas e atividades (suas responsabilidades) em troca de benefícios e salários.

     

    Existe ainda uma classificação que divide a autoridade em duas vertentes.

     

    Autoridade de linha: São as gerências responsáveis diretamente pelo alcance dos objetivos da organização. Normalmente, em uma indústria, seriam os departamentos de produção e de vendas.

     

    Autoridade de assessoria: São responsáveis por aconselhar e dar assistências para as áreas específicas, não contribuem diretamente para o alcance dos objetivos e sim indiretamente. Normalmente, em uma indústria, seriam os departamentos jurídicos e de recursos humanos.

     

    [i] SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 177.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

  • GABARITO:D

     

    Atribuições das unidades organizacionais – Este está ligado à divisão de trabalho, portanto deve haver um equilíbrio de mão de obra de trabalho dentro de uma organização, para que haja motivação do fator humano, ou seja, dentro de uma estrutura tem que ter um que se destaca mais e assim por diante.

     

    Nos próximos módulos irei descrever as vantagens e desvantagens das Atribuições das unidades organizacionais.

     

    Sistema de Autoridade:

     

    Autoridade é o direito para fazer alguma coisa, ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, é o direito de desempenhar uma tarefa que lhe foi designada.

     

    A Autoridade pode ser Formal e Informal

     

    A Autoridade Formal - representa a delegada pelo superior Hierárquico imediato. [GABARITO]

     

    Autoridade Informal - é uma espécie de autoridade adquirida que é desenvolvida por meio das relações informais entre as pessoas da empresa.

  • RESUMÃO PRA FICAR FÁCIL

     

    Autoridade Tradicional = A obediência vem de hábito herdade. ex = autoridade dos pais sobre os filhos

     

    Autoridade Carismática = Funda-se na confiança. as vezes fanática. ex = Herói de guerra, Chefe de tribo indígena

     

    Autoridade Burocrática = Utilizada hoje em dia na adm. pública. Utiliza o caráter racional e o conhecimento técnico para assegurar a eficiência de sua atuação. (a autoridade Hierárquica está inserida aqui dentro)

     

    Fonte: Marcos Ferreira. Qconcursos. Aula 03 - Adm. pública

     

    Bons Estudos

  • Autoridade
    A autoridade se distingue por três características:


    1. A autoridade é alocada em posições da organização, e não em pessoas. Os administradores têm autoridade graças às posições que ocupam. Outros administradores nas mesmas posições têm a mesma autoridade.

     

    2. A autoridade é aceita pelos subordinados, que a aceitam dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento.

     

    3. A autoridade desce por meio da hierarquia verticalizada. Ela flui do topo até a base da organização, e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.

     

    Fonte: Chiavenato Introdução à TGA 9ª edição pag 164.

     

    Gabarito D

  • Gabarito: D.

    Comentando a letra E: É tipificada como sendo baseada na capacidade de gerência e também liderança ou influência de quem a exerce.

    Uma autoridade hierarquica nem sempre significa ser um lider.

  • Autoridade formal / hierárquica: está baseada no organograma da empresa (quem manda em quem).

     

    Autoridade informal: está baseada nas relações interpessoais. Exemplo: funcionário com 30 anos de casa. Todos olham para ele como um líder, tendo em vista possuir bom trânsito no meio patronal e dominar conceitos técnicos que muitos não dominam. 

     

    Resposta: Letra D. 

  • GABARITO D

     

    AUTORIDADE HIERÁRQUICA: FORMAL ESTABELECIDA PELO ORGANOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO.

     

    _____________________________

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

     

  • acertei mas essa banca é fogo. Ela sempre te deixa na beira do paraíso e do inferno. 

  • Se a questão perguntasse sobre autoridade Burocrática, ficaria "mais" certa.

    É tipificada como autoridade racional-legal e, portanto, está baseada na ocupação de um cargo regido por normas formais e regras estatuídas.BUROCRÁTICA

  • letra D "...cargo regido por normas formais..."

  • Burocracia: Rigidez e apreço extremo às regras, perda da visão global da organização, lentidão no processo decisório, excessiva formalização

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos modelos de administração pública, sendo mais especificamente cobrado o modelo burocrático.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal.

    Nesta esteira, Max Weber realizou, no início do século XX, estudos sobre poder e identificou três tipos de autoridade: tradicional, carismática e racional-legal, as quais são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas.

    A autoridade tradicional não é racional, sendo transmitida por herança, o líder comanda em virtude do status de herdeiro ou sucessor e as ordens são obedecidas pela tradição. Cabe ressaltar que este tipo de autoridade é muito encontrado no modelo patrimonialista, por exemplo, nos reinados da monarquia absolutista.

    Já na autoridade carismática privilegia os dotes naturais para a liderança, pois entende que a autoridade é fruto das características pessoas (carisma). Deste modo, dotes naturais são essenciais para a liderança, com isso a liderança pode ser considerada nata.

    Nesta esteira, na autoridade racional-legal, reconhecida através da hierarquia, teve seu apogeu no modelo burocrático de organização e é reconhecida e legitimada por meio de leis que definem as relações entre chefias e empregados nas organizações. Este tipo de autoridade foi implantado no Brasil na década de 1930, por meio do esforço de Getúlio Vargas, para normalizar e padronizar os principais procedimentos da administração pública.

    Por fim, cabe ressaltar que a autoridade racional-legal iniciada no modelo burocrático é base para as organizações até hoje. Deste modo, a fundamentação para a autoridade hierárquica dentro de uma organização é a sua legitimidade por leis ou decretos estabelecidos anteriormente, que definam as relações e capacidade de poder da autoridade.

    Ante o exposto, a autoridade hierárquica se caracteriza como autoridade racional-legal, uma vez que é baseada na ocupação de um cargo regido por normas formais e regras estatuídas.


    Gabarito do Professor: Letra D.