SóProvas


ID
2317504
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das principais características estruturais dos sistemas de participação cívica, resultando na facilitação e estímulo à articulação social, à interação e à reciprocidade

Alternativas
Comentários
  • Que porcaria é essa ???

  • GABARITO (C)

    Lembrei-me das aulas de contrato, em um contrato de locação por exemplo, quando a Administração se nivela ao particular em uma relação jurídica denominada horizontalidade. Dessa forma entendo que quando o Estado desenvolve participação cívica, resultando na facilitação e estímulo à articulação social, à interação e à reciprocidade ele se nivela ao particular.

     

    Aberta a sugestões.

  • As relações horizontais são aquelas que envolvem as pessoas ou um grupo de pessoas em um trabalho de mesmo nível ou de nível semelhante dentro da organização ou sociedade. Implicam em democracia e participação popular, com consultas à população sobre quais são as necessidades, desafios sociais, e soluções que podem ser criadas e discutidas de forma mais horizontal, onde ambas as partes podem compartilhar e aprender. Uma relação vertical se dá de cima para baixo. As estruturas verticais e horizontais têm maneiras muito diferentes de tomada de decisões. Em uma organização vertical, as decisões vêm através da hierarquia para os funcionários.

    GABARITO : C

  • Para simplificar e lembrar de forma simples ..

     

    Horizontalidade = TODO MUNDO ESTÁ IGUAL, lembre de uma faixa no chão e todo mundo encima dela, um do lado do outro, todos iguais

     

    Verticalidade = SUPERIORIDADE, imagine uma escada, lá encima está o mais fodão e embaixo está o povão. Acontece na supremacia do interesse público em uma desapropriação por exemplo. A administração está lá encima da escada e pode te desapropriar se o terreno onde se econtra sua casa for fundamental para o bem coletivo.

     

    GABARITO LETRA C)

  • GABARITO:C

     

    A Lei n. 8.666 de 1993 baliza o regime jurídico dos chamados Contratos Administrativos, ajustes que a Administração Pública celebra para atender ao interesse público, valendo-se de toda a sua força, sob a égide do famoso princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado.


    É bom de se ver o que dispõe a própria Lei sobre esse aspecto de tais ajustes:


    "Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.


    § 1o  Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam."
     

    O trecho em verde acima é uma indicação inequívoca da verticalidade do pacto, ou seja, a Administração está em posição acima do contratado, impondo sua vontade do alto de sua supremacia, em vista do interesse público - o bem da comunidade - diferentemente dos contratos celebrados sob o regime de Direito Privado em que ambas as partes estão em pé de igualdade, indicando uma horizontalidade, pois estão no mesmo plano. 


     

  • AOCP ....eis a porcaria.

  • Essa AOCP só Jesus na causa! 

     

  • Essa bosta de banca não ta cobrando conhecimentos juridicos administrativo e sem interpretação "medonha" de um texto. Isso é portugues.

  • Custava o glorioso examinador ter incluido no enunciado até que de forma singela que se travava de um contrato da administração ou que não se tratava de contrato administrativo?

    Banca cabulosa.

  • Gente não acho que a questão está ligada ao contrato, como muita gente falou, mas a participação da sociedade civil organizada para fiscalizar o governo. Seria o accountability societal. Todos os agentes envolvidos nessa fiscalização não fazem parte do governo e estão no mesmo patamar, portanto interagem entre si de forma horizontal. Foi o que eu pensei para resolver a questão.

  • Eu marquei horizontalidade pq na questão não falou nada sobre hierarquia ou subordinação. Daí imaginei que uma cooperação sem isto, seria algo horizontal, todo mundo no mesmo nível.

  • blz. mas pq não B?

  • Assinale a alternativa que apresenta uma das principais características estruturais dos sistemas de participação cívica, resultando na facilitação e estímulo à articulação social, à interação e à reciprocidade.

    Característica estrutural: horizontalidade ou verticalidade.

    Situação em que há "facilitação e estímulo à articulação social, à interação e à reciprocidade": horizontalidade.

  • Alguém me explica por que a LETRA B está errado!!!

  • Uma pitada de interpretação, ok!

  • Eu marquei horizontalidade pq na questão falou sobre estrutura, então já eliminamos FORMALIDADE, CORDIALIDADE e LIBERALISMO, pois não estão relacionados com estrutura.

    Restou verticalidade e horizontalidade, e o que favorece a interação só pode ser a horizontalidade.

  • Rivotril por favor!

  • Só jesus