Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição ou no valor de produção ou de construção.
14. Os gastos de distribuição, de administração geral e financeiros são considerados como despesas do período em que ocorrerem.
15. Se o valor de aquisição, de produção ou de construção for superior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor de mercado,
16. O método para mensuração e avaliação das saídas dos estoques é o custo médio ponderado
Os resíduos e os refugos devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido
MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PARTE II PROCEDIMENTOS CONTABEIS PATRIMONIAS
A) a média ponderada móvel ou o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) são os critérios de controle de estoques permitidos. EEEE
PAG 40 - O método para mensuração e avaliação das saídas dos estoques é o custo médio ponderado
B) os gastos de administração geral e financeiros referentes a material de distribuição gratuita devem acrescer o valor dos estoques
PAG 39 - Os gastos de distribuição, de administração geral e financeiros são considerados como variações patrimoniais diminutivas do período em que ocorrerem e não como custo dos estoques.
C) o critério de mensuração dos estoques é o custo de aquisição ou custo de reposição, dos dois o maior. .....
PAG 39 - Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição/produção/construção ou valor realizável líquido, dos dois o menor.
D)o valor de liquidação deve ser utilizado quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos .
PAG 40 - quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor realizável líquido.
E) os resíduos e os refugos devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.
PAG 40 - Os resíduos e os refugos também devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.