SóProvas


ID
2318467
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.


Leia o texto a seguir para responder a questão sobre seu conteúdo. 


                    NOVO ACORDO, VELHAS QUESTÕES

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/entenda-as-mudancas-do-novo-acordo-ortografico/ Acesso em 13 jan 2017.


      A intenção de unificar a língua portuguesa entre os países em que ela é o idioma oficial é antiga. Em 1931, foi realizado o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro, mas ele acabou não sendo efetivado na prática. Em 1945, a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira foi adotada em Portugal, mas não no Brasil.

      Anos depois, em 1986, os sete países de língua portuguesa (Timor-Leste não pôde ser incluído na lista, pois se tornaria independente apenas em 2002) consolidaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, que não chegaram a ser implementadas.

      Em 1990, os países de língua portuguesa se comprometeram a unificar a grafia da língua, segundo a proposta apresentada pela Academia de Ciências de Lisboa e pela Academia Brasileira de Letras. Mesmo assim, o acordo ainda não podia entrar em vigor.

      Foram necessários mais 16 anos para que fossem alcançadas as três adesões necessárias para que o acordo fosse cumprido. Em 2006, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram o novo acordo. Entretanto, Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças. Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa. 

Assinale a alternativa que contenha uma afirmação que possa ser confirmada corretamente pelo texto.

Alternativas
Comentários
  • Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa. 

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos

  • Discordo da resposta, pois Portugual não representa todas a nações de língua portuguesa. A frase deixa dúvida quem consensou.  

    "Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa".

    O que houve foi aceitação do Parlamento Porguês ao acordo para Unificar a ortogragia. 

    Somente em 2008 houve consenso para que o acordo unificasse a ortografia nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. 

  • A alternativa C não com diz 100% com o que o texto apresenta , sendo a letra B a mais coerente , se eu tivesse feito esse concurso já entrava com recurso em cima dessa banca .

     

  • Letra C, apenas em 2008 houve o consenso(100% de aprovação), haja vista que os outros países já haviam ratificado o novo acordo, faltando apenas Portugal para ratificá-lo. 

  • Não vejo a B como certa, pois falou de 7 mais o Timor leste, independente se ele ainda era um país colonizado naquela época. 

  • Questão passível de recurso...
  • Concordo com o Marcio Moreira. Quando se fala em consenso, infere-se que todos os envolvidos (ou pelo menos a maioria) tenham concordado com a decisão. No entanto, não é o que se observa no texto. Vejamos:

     

    Foram necessários mais 16 anos para que fossem alcançadas as três adesões necessárias para que o acordo fosse cumprido. Em 2006, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram o novo acordo.

     

    Portanto, apenas 4 dos 8 países que possuem a língua portuguesa como idioma oficial ratificaram o acordo, não havendo consenso entre os 8 países.

    Dessa forma, na minha opinião o gabarito correto seria a Letra D.

  • A ERRADA - Conforme solicita o comando da questão, que pede a afirmação de um conteúdo do texto, não está explícito que o Brasil é o principal interessado na unificação da língua portuguesa nos países em que ela é o idioma oficial.

    B ERRADA -  Não são sete os países que têm como idioma oficial o português. O texto informa que em 1986 os sete países de língua portuguesa consolidaram o Acordo de 1945,contudo, Timor-Leste ficou de fora porque ainda não era um país inedependente. Ou seja, o número de países é maior do que sete. Saindo um pouco das informações do texto, o número de países que adotam o português como idioma oficial são nove (Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Princípe e Guiné Equatorial). Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/paises-que-falam-portugues.htm

    C CORRETA - "Somente em 2008 houve consenso para que o acordo unificasse a ortografia nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial". 

    Em 2006 houve a unificação de São Tomé e Príncipe, Cabo verde e Brasil, que culminou na ratificação do acordo, porém só em maio de 2008 Portugal ratificou o acordo, unificando a ortografia em todas as nações de língua portuguesa

    D ERRADA - "Nunca houve um acordo que fosse aceito por todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial". Ao contrário da afirmação apresentada houve acordo: a começar em 1931, quando foi realizado o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro.

  • Numa família de quatro irmãos, Zézinho, Huguinho e Luisinho comem miojo desde a segunda guerra mundial. Contudo, a irmã mais velha, Maga Patalógica aceitou comer miojo apenas quando Barack Obama venceu as eleições. Em que momento houve consenso na família? :)   

  • Gabarito C

      Somente em 2008 houve consenso para que o acordo unificasse a ortografia nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. 

    "em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa" 

  • Vamos lá! O testo afirma que ouveram TRÊS adesões para que o acordo fosse cumprido. Ok! mas quais são essas três adesões afinal? É ai que tá a pegadinha maldosa, pois ao ler "São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram​" vc pensa que são três adesões, só que não!! Uai, como assim??? É porque São Tomé e Príncipe é uma adesão, Cabo Verde é a segunda adesão, o Brasil NÃO é a terceira adesão uma vez que já tinha sido ratificado antes, pois aqueles dois se uniram ao Brasil que já tinha ratificado. A bendita terceira adesão que faltava era de Portugal. 

    Eu errei a questão e tambem não vou mentir que demorei um pouco pra entendê-la. Mas é isso, errando pra acertar depois!!