SóProvas


ID
2318557
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SMS NÃO PIORA ORTOGRAFIA DOS ADOLESCENTES, DIZ ESTUDO
19/03/2014 Fonte: zerohora.clicrbs.com.br. Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/artigo.php?indice=78 Acesso em: 17 janeiro 2015
    As mensagens de texto não têm influência negativa sobre a ortografia dos estudantes e ainda oferecem uma oportunidade adicional para a prática da escrita, afirma um estudo realizado por pesquisadores franceses.
   "É o nível geral da ortografia dos alunos que determina o tipo de erros presentes no SMS, e não o contrário", resume o Centro de Pesquisa sobre a Cognição e a Aprendizagem (CNRS/ Université de Poitiers/Université François Rabelais de Tours) em um comunicado divulgado nesta terça-feira. O estudo se baseia em 4.524 mensagens escritas por 19 jovens de 12 anos que não possuíam telefone celular antes do início da pesquisa.
  As abreviações ou variações e aproximações ortográficas de uma palavra em relação à escrita tradicional utilizadas nos SMS são frequentemente apontadas pelos pais e professores como a causa das dificuldades de ortografia entre os estudantes.
   Esse estudo mostra que, quando os jovens começam a escrever SMS, "é o nível de escrita tradicional que determina a forma dos SMS enviados, e não os SMS que influenciam negativamente a ortografia tradicional". E quando a prática do envio de SMS já está enraizada, após um ano, "não há nenhuma ligação entre o nível de ortografia tradicional e a forma dos SMS", asseguram os pesquisadores.
  "Ao contrário dos temores muitas vezes expressados, são bons alunos os que fazem um monte de abreviações com o código ortográfico tradicional e os menos bons as praticam menos", segundo o CNRS. Longe de ser uma ameaça para o nível de ortografia da juventude, os SMS são, portanto, "uma chance nova e adicional para praticar a expressão escrita".
   Além disso, a escrita tradicional ensinada na escola e as mensagens de texto redigidas fora de qualquer quadro institucional "dependem das mesmas habilidades cognitivas", garantem os pesquisadores. Estudos recentes sobre a língua inglesa e finlandesa também demonstraram que não havia ligação entre o nível ortográfico dos alunos com idades entre 9 e 12 anos e os "erros" nos SMS.
  Uma vez que o celular e o SMS são usados com facilidade e entusiasmo por adolescentes, "eles poderiam ser usados como um suporte de aprendizado escolar, ideia que a Unesco já havia defendido em 2010", acreditam os pesquisadores. O trabalho foi publicado no Journal of Computer Assisted Learning. 

São ideias presentes no texto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: Não tem nenhuma afirmativa no texto dizendo que os SMS modificam a ortografia dos estudantes.

     

  • Apesar de não parecer, questão difícil, na minha opinião, mesmo tendo apenas quatro alternativas, e não cinco, como a maioria das provas.

     

    Isso porque fica uma dúvida grande quanto à alternativa D, justamente sobre o trecho que o colega Genival Pereira destacou.

     

    "As abreviações ou variações e aproximações ortográficas de uma palavra em relação à escrita tradicional utilizadas nos SMS [...]".

     

    O trecho acima poderia ser interpretado como uma modificação da ortografia que ocorre com o uso de SMS.

     

    Só acertei por eliminação.

  • Esse estudo mostra que, quando os jovens começam a escrever SMS, "é o nível de escrita tradicional que determina a forma dos SMS enviados, e não os SMS que influenciam negativamente a ortografia tradicional".

     

    Não entendi porquê a D seria correta, pois no trecho acima eles confirmam, que não é o sms que influencia negativamente

  • E "abreviar" não é modificar"? rs

  • A questão D está correta ao meu ver pelo seguinte motivo: 

    Não é o sms que modifica a ortografia dos estudantes, pelo contrário, é o nível de escrita tradicional que determina a forma dos sms serem enviados!

    "é o nível de escrita tradicional que determina a forma dos SMS enviados, e não os SMS que influenciam negativamente a ortografia tradicional".

  • Para mim, a letra c é que está errada.

     

    "A pesquisa se baseou em mensagens escritas por jovens que não possuíam telefone celular antes do início da pesquisa."

     

    Oras, se eles não tivessem telefone na fase de pesquisa, seria impossível avaliar a sua ortografia nas mensagens de SMS. Eles precisam escrevê-las em algum lugar!

     

    Sobre a letra d:

     

    "...são bons alunos os que fazem um monte de abreviações com o código ortográfico tradicional". Ou seja, modifica a escrita, só não influencia negativamente.